Iniciar sessão ou registar-se
    • HLopes
    • 13 julho 2011 editado

     # 1

    Olá,

    já há algum tempo que frequento o fórum mas só hoje me registei, talvez porque só agora me deparei com um problema o qual não estou a ver qual a melhor solução.

    Já pesquisei aqui peço fórum e não parece ser um problema frequente.

    O que se passa é que tenho um portão em ferro que está tão desalinhado no centro que a fechadura já nada faz, ou seja, penso que devido ao muro que sustenta meio portão estar descaído, o portão tenha ido atrás.

    Qual a melhor solução?

    Desde já agradeço as vossas opiniões.
    Cumprimentos,
    Hugo Lopes
    • eu
    • 13 julho 2011

     # 2

    Colocado por: HLopesQual a melhor solução?

    Reconstruir o muro nesse local, colocando um pilar em betão...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  1.  # 3

    Para todos os efeitos o muro não está visivelmente descaído ou rachado, eu é que presumi que o muro tenha descaído por inteiro.

    De qualquer das formas vou tirar umas fotos para poderem ver melhor como se encontra o estado da coisa.

    Abraços,
    Hugo Lopes
  2.  # 4

    Sim, umas fotos são bem vindas e evitam palpites, em que cada pessoa arranja uma causa da sua área XD.
  3.  # 5

    Bem,

    tal como prometido aqui vão as fotos.
    Dá para ver bem que o muro está inteiro e nada rachado.

    e mais esta

    e por fim


    Será que o mal está mesmo no muro?

    Também já pus em hipótese que fossem os pontos de fixação que tivessem descaído.

    Cumprimentos e obrigado,
    Hugo Lopes
  4.  # 6

    suspeito que foram as «dobradiças» que não suportaram o peso do portão, e que terão torcido.
    Concordam com este comentário: C3R3J0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HLopes
  5.  # 7

    Faz-me um bocado confusão a falta de ortogonalidade das dobradiças. Parece que quem instalou o portão numa fase fe-lo com as dobradiças inclinadas para cima de forma a diminuir o momento. O que deveriam ter feito era usar dobradiças mais resistentes. (isto é o que me parece pelo que vejo da dobradiça superior, como só tem um pormenor da inferior, posso estar a ver mal :) ). Mas em todo o caso o que o Luis K. W. reflecte o que eu disse. O portão talvez seja comprido de mais para essas dobradiças.
  6.  # 8

    E uma terceira dobradiça no meio daquelas duas viria a ajudar?

    Se eu comprar mais duas dobradiças, como deverei chumbar ao muro?
  7.  # 9

    Ajuda sim porque vai estar a distribuir o esforço nas duas dobradiças numa terceira..mas convém retificadoras outras.....como chumbar ao muro é melhor esperar por alguém da área.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HLopes
  8.  # 10

    Colocado por: HLopesE uma terceira dobradiça no meio daquelas duas viria a ajudar?

    Ajudará ainda mais se a 3ª dobradiça for colocada no terço superior do portão.
  9.  # 11

    Bom dia,

    Apesar de não conseguir ver o comprimento dessa empena do portão parece-me um portão leve.

    O meu conselho: Contacte um profissional para lhe descobrir o que originou o descaimento, depois para resolver ele pode pegar numa rebarbadora, cortar o chumbadouro, acertar as alturas e folgas, voltar a soldar, dar protecção anti-corrosão e voltar a pintar.
    • eu
    • 15 julho 2011

     # 12

    Colocado por: Luis K. W.Ajudará ainda mais se a 3ª dobradiça for colocada no terço superior do portão.

    Uma dica de Engenheiro... ;)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  10.  # 13

    Colocado por: eu
    Uma dica de Engenheiro... ;)


    Se a alteração for bem feita, se for mal feita piora a situação devido à excentricidade do eixo..
  11.  # 14

    Convém é fazê-lo com o portão direito e de forma a que o portão transmita logo os esforços para esta dobradiça....será errado apenas aplicar a dobradiça directamente como está o portão pois ela assim só absorve esforços quando as outras dobradiças cederem ( "entortarem mais um bocado"). Logo o ideal é tirar o portão e acrescentar a dobradiça (quanto mais elevada melhor, pois o portão esta a rodar "mais ou menos" sobre a dobradiça inferior, logo tem-se um braço maior diminuindo o esforço nas dobradiças) e depois de verificar a geometria destas (por forma a todas as dobradiças estarem a ser forçadas) voltar a colocar o portão.
  12.  # 15

    Obrigado a todos,

    vou falar com o serralheiro a ver se poderá corrigir as geometrias das dobradiças e inclusivé acrescentar uma terceira dobradiça.

    Abraço e obrigado uma vez mais.
  13.  # 16

    Depois, se poder, deixe o feedback e o resultado final
  14.  # 17

    em último caso pode colocar uma roda de sustento, agora tem de ter o piso sem irregularidades.
 
0.0172 seg. NEW