Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu encontrei uma discussão sobre alvará comercial, mas queria opiniões e conselhos sobre o que fazer e como proceder

    Possuo um espaço comercial com 500m2 com alvará para comércio. Pretendo alterar o ramo do meu negócio e abrir uma pastelaria. Não se pretende cozinha mas planeio montar fábrica de bolos. Não pretendo alterar fachadas.

    Preciso de pedir aprovação á Câmara, com apresentação de projectos. Preciso de alterar alvará? Necessito autorização do condóminos? de todos?

    A loja tem pé direito 3,50m, permitindo colocar isolamento acústico. Os condóminos poderão implicar?

    Por favor, ajudem-me. As opiniões são muitas. Pretendo fazer uma coisa com qualidade, criar 30 a 40 postos de trabalho.

    Obrigado e saudações a todos os membros.
  2.  # 2

    Colocado por: Lukas1969Não se pretende cozinha mas planeio montar fábrica de bolos.

    Isto é industria, precisa de alterar a propriedade horizontal do prédio, e para isso é necessário a aprovação de TODOS os condóminos.
  3.  # 3

    Para ser considerado indústria, depende da potência a instalar. Se for inferior a 50kVA (salvo erro), trata-se de um estabelecimento de restauração e bebidas, sem confecção, mas com secção acessória de fabrico de produtos de pastelaria. Licencia-se de acordo com o DL 234/07. Mais uma ou outra portaria. E não precisa de autorização do condomínio.
  4.  # 4

    Bom dia Lukas 1969,

    Mantenho o que o AugstHill referiu. No entanto no que toca à situação da autorização do condomínio, em algumas Câmaras Municipais não é necessária, mas em situações como esta, alteração de uso de espaço comercial para restauração e bebidas, algumas câmaras têm-nos estado a solicitar uma acta de condomínio onde venha especificado que autorizam a realização das obras necessárias á adaptação do espaço para alteração de uso.
    O facto de querer criar uma fábrica de bolos não implica a aplicação de um sistema de exaustão? Têm como passar a conduta de exaustão pelo interior do edifício, ou têm de assumir a passagem da conduta num dos alçados do edifício?

    Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com
  5.  # 5

    Colocado por: AugstHillPara ser considerado indústria, depende da potência a instalar.

    Tem razão:((
 
0.0112 seg. NEW