Iniciar sessão ou registar-se
    • vcsac
    • 15 julho 2011 editado

# 21

Boas tardes.

Esta seria a divisão do espaço, para não mexer na estrutura da casa.
      possívelprojecto.png
  1.  # 22

Exm. Senhor,
    Em primeiro lugar gostaria de me pronunciar acerca do projecto de reabilitação, penso que os valores que indicou inicialmente são muito elevados, e conseguirá um preço bem mais acessivel (o que irá depender de muitos factores), penso que o importante aqui é escolher bem a casa que irá comprar para que na sua reabilitação poupe dinheiro. Aconselho-lhe desde já a pedir a opinião de um arquitecto, para que o ajude a fazer a melhor compra, para que posteriormente faça um projecto de acordo com as suas necessidades.

Se necessitar, sem qualquer compromisso, poderá contactar-nos.

Deixo-lhe o meu contacto pessoal, para um possível contacto se assim o desejar.
    Contacto: 962875963

Com os meus melhores cumprimentos,
    Alexandra Eiras Ramos, Arquitecta.
  2.  # 23

Colocado por: vcsacBom dia.

Seguindo a ideia do JTeixeira, também me encontro num dilema semelhante, mas já tenho em vista umas ruínas.

No caso da "casa" em anexo, quanto acham que custaria transformar este palheiro em T1 (quarto, sala e "cozinha" em open spacce e casa de banho)+ um pátio na frente da casa para eventuais churrascos)?

Outra dúvida, que tal vos parece o imóvel estruturalmente?

Cumprimentos a todos os que me puderem ajudar.

PS - a pedra negra é característica dos Açores

caro vcsac,

Tal como disse ao Jteixeira, e neste caso em especifico, terá duas opções.

1ª opção:
    solução sem licenciamento camarário:

- não proceder ao aumento da área de construção;

- isolar as paredes exteriores pelo interior (isolamento térmico a acústico) e em vez de por outra parede pelo interior (que lhe iria "roubar" muito espaço, optar por colocar gesso cartonado;

- dividir normalmente as paredes interiores (eu sugeria também em gesso cartonado - funciona na perfeição, e economiza muito espaço, e em relação a € é "ela por ela";

- restaurar / substituir a cobertura, mantendo-a em madeira, e para não ficar com as asnas de madeira à vista pode colocar um tecto falso.

* - esta solução não carece de licenciamento camarário, mas terá que informar à mesma a câmara municipal daquilo que irá fazer (é uma coisa muito simples em que terá que apresentar um requerimento + memoria descritiva a dizer o que vais fazer + fotos).

2ª opção:
    solução com licenciamento camarário:

- pode aumentar à área de construção;

- isolar as paredes exteriores existentes pelo interior (isolamento térmico a acústico) e em vez de por outra parede pelo interior (que lhe iria "roubar" muito espaço, optar por colocar gesso cartonado;

- aqui já pode colocar lajes de tecto e de cobertura em estrutura resistente (em betão), já não tem que manter a cobertura existente;

- etc...

*- esta solução já carece de licenciamento camarário.

Colocado por: vcsacBoas tardes.

Esta seria a divisão do espaço, para não mexer na estrutura da casa.
      possívelprojecto.png

A esta sua ideia, tem aqui algumas coisa que legalmente não são possíveis, principalmente no WC, que não está adaptado pelo d.l 163/2006 e está em contacto directo com a sala.

Relativamente ao valor de construção, garanto-lhe que conseguirá valores muito mais baixos do que os 500€/m2. Tenho projectos que foram construídos por exemplo 300/350€/m2 e outros a 700/800€, depende muito do tipo de construção, dos materiais que escolhe, e também dos empreiteiros.

Se pretender, poderei terei todo o gosto em ajuda-lo, e a esclarece-lo relativamente a tudo isto, sem qualquer compromisso.

Pode entrar em contacto para o e-mail: [email protected]
    (peço desculpa mas só lhe darei o contacto telefónico via e-mail, para não haver contacto "indesejados" de alguém que só cá ande a brinca)

com os melhores cumprimentos,

Lousa Projectar (projectos de arquitectura e engenharia)

e-mail: [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcsac
  3.  # 24

Obrigada pela informação.

A ideia é manter o exterior da casa e apenas reconvertê-la por dentro, sem grandes luxos.

A questão do wc talvez se resolvesse com a proposta a seguir. Ao lado ficaria o espaço para estacionar o carro e para futuros convívios de verão.

Cumprimentos.
      possívelprojecto2.png
  4.  # 25

lousa projectar.
    Numa *remodelação* não se pode exigir que se cumpram todos os regulamentos em vigor.
    Quanto muito, poderão exigir que «não se piorem» as coisas (p.ex., do ponto de vista de acessibilidades).

Colocado por: vcsac Outra dúvida, que tal vos parece o imóvel estruturalmente?

Bera.
    Mas não é nada que não se consiga reforçar devidamente.
  5.  # 26

luis K. W.

É claro que numa recuperação (mas só em casos que não careca de licenciamento) não será necessária a aplicação ao 163....

eu estava a referir-me ao caso de licenciamento... no entanto convenhamos que um wc a dar directamente para a sala... os cheiros não seriam muito agradáveis... :)

Colocado por: vcsacObrigada pela informação.

A ideia é manter o exterior da casa e apenas reconvertê-la por dentro, sem grandes luxos.

A questão do wc talvez se resolvesse com a proposta a seguir. Ao lado ficaria o espaço para estacionar o carro e para futuros convívios de verão.

Cumprimentos.
      possívelprojecto2.png

vcsac,

acho que esta proposta já está melhor... no entanto, sugeria uma pequena reformulação por forma a colocar a cozinha na zona posterior e a sala a frente... acho que ficaria melhor...

mas é só uma sugestão
  6.  # 27

Boas tardes,
    Aproveito o tópico para mostrar como prometido ao speedsteer algumas fotos do meu restauro de casa "economica" (14200€ quase pronto a habitar).
    Tratava-se de um anexo que servia de abrigo para os animais e palha.

exterior

interioro

ext

exter

O telhado é todo em madeira com isolamento e subtelha, aproveitei algumas telhas de canudo antigas. Tem somente uma divisória para o wc. Apenas o trabalho de madeiras, pedra, pladur e alguma pichelaria foi contratado, o resto fui eu durante muita horinha. Considero-me agora um aprendiz de electricista, ladrilhador, trolha, pintor, etc. No que poder ajudar estarei à disposição. A mim só me faltam os arranjos exteriores e a churrasqueira a grelhar picanha :)

Cumprimentos
  7.  # 28

Colocado por: againBoas tardes,
    Aproveito o tópico para mostrar como prometido ao speedsteer algumas fotos do meu restauro de casa "economica" (14200€ quase pronto a habitar).(...)O telhado é todo em madeira com isolamento e subtelha, aproveitei algumas telhas de canudo antigas. Tem somente uma divisória para o wc. Apenas o trabalho de madeiras, pedra, pladur e alguma pichelaria foi contratado, o resto fui eu durante muita horinha. Considero-me agora um aprendiz de electricista, ladrilhador, trolha, pintor, etc. No que poder ajudar estarei à disposição. A mim só me faltam os arranjos exteriores e a churrasqueira a grelhar picanha :)

Boa ! Parabéns.

Aquela viga de cumeeira que dimensão tem?
    Vai dar alguma tratamento às paredes em pedra (verniz)?
    Para parecer mesmo uma casinha, falta ali uma chaminé...
  8.  # 29

Tanto feedback positivo e projectos concretizados são encorajadores. Ao início pensava que esta ideia seria um pouco extravagante mas é bom ver que outros já pensaram no assunto e construiram casa bem bonitas.

Colocado por: alexandraramosExm. Senhor,
    Em primeiro lugar gostaria de me pronunciar acerca do projecto de reabilitação, penso que os valores que indicou inicialmente são muito elevados, e conseguirá um preço bem mais acessivel (o que irá depender de muitos factores), penso que o importante aqui é escolher bem a casa que irá comprar para que na sua reabilitação poupe dinheiro. Aconselho-lhe desde já a pedir a opinião de um arquitecto, para que o ajude a fazer a melhor compra, para que posteriormente faça um projecto de acordo com as suas necessidades.

Se necessitar, sem qualquer compromisso, poderá contactar-nos.

Deixo-lhe o meu contacto pessoal, para um possível contacto se assim o desejar.
    Contacto: 962875963

Com os meus melhores cumprimentos,
    Alexandra Eiras Ramos, Arquitecta.

Obrigado, vou guardar o contacto. Consegue enumerar-me algumas das características que devo procurar e que consiga identificar olhando para uma fotografia? Ou apontar factores de exclusão? Assim conseguia fazer uma filtragem inicial com maior facilidade.

Colocado por: lousa projectar1 - restaurar / substituir a cobertura, mantendo-a em madeira, e para não ficar com as asnas de madeira à vista pode colocar um tecto falso.

Eu até gosto das asnas à mostra! :) Considera que a nível de isolamento é uma boa solução?

Colocado por: againBoas tardes,
    Aproveito o tópico para mostrar como prometido ao speedsteer algumas fotos do meu restauro de casa "economica" (14200€ quase pronto a habitar).
    Tratava-se de um anexo que servia de abrigo para os animais e palha.

exterior

interioro

ext

exter

O telhado é todo em madeira com isolamento e subtelha, aproveitei algumas telhas de canudo antigas. Tem somente uma divisória para o wc. Apenas o trabalho de madeiras, pedra, pladur e alguma pichelaria foi contratado, o resto fui eu durante muita horinha. Considero-me agora um aprendiz de electricista, ladrilhador, trolha, pintor, etc. No que poder ajudar estarei à disposição. A mim só me faltam os arranjos exteriores e a churrasqueira a grelhar picanha :)

Cumprimentos

A casa está a ficar impecável! Já agora, qual é a área? Uma vez mais o nível de acabamentos corresponde ao que tinha em mente. E podia mostrar alguma foto de como estava a casa inicialmente?

O único problema é que eu não tenho jeito para tantas especialidades! Pinto ainda vá lá...já pintei a minha dose de paredes... agora mais do que isso... Mas também não é nada que não se aprenda!
  9.  # 30

Obrigado! Infelizmente não tenho fotos do antes :(
    A casa tem cerca de 35m2. A viga lamelada tem 7,40*0.40*0.12 penso eu. Questionei o carpinteiro e depois o fornecedor se iria suportar o peso sem asnas e até hoje tem-se portado bem.
    O problema que tenho notado na pedra à vista é que larga muita "areia" e estou a ponderar pintar com algum produto. Falaram-me em 2 tipos de produtos. Eu pretendia que a coloração se mantivesse sem brilho mas que fosse hidro-repelente e não largasse "areia". Ainda estou a estudar o caso mas quando o experimentar deixo o meu testemunho.

Eu posso-te dizer que estive quase 3 semanas à espera que um sr. me viesse colocar o piso porque só podia ao sábado e quando à 3ª me deixou pendurado pus mãos à obra! Nada como pedir conselhos aos tios sábios, youtube e o nosso forum e lá estava eu na betoneira! Uns pequenos altos aqui e ali mas ninguém tropeça! E há sempre a desculpa que é rústico ;)
  10.  # 31

Para apedra um impregnante consolidante à base de resinas de siloxano.
    Este deve dar...
    http://products.kerakoll.com/gestione/immagini/prodotti/FT%20Kerabuild%20Fix%20WR_pt.pdf
    este parece mais adequado:
    http://www.palegessos.com/fotos/fichas/CONSOLIDANTEPIEDRA.pdf
  11.  # 32

Colocado por: again

Eu posso-te dizer que estive quase 3 semanas à espera que um sr. me viesse colocar o piso porque só podia ao sábado e quando à 3ª me deixou pendurado pus mãos à obra! Nada como pedir conselhos aos tios sábios, youtube e o nosso forum e lá estava eu na betoneira! Uns pequenos altos aqui e ali mas ninguém tropeça! E há sempre a desculpa que é rústico ;)

Eheh Abordagem muito pragmática, gostei! Um dia destes ainda vai calhar a mim :)
  12.  # 33

Colocado por: lousa projectar1luis K. W.

É claro que numa recuperação (mas só em casos que não careca de licenciamento) não será necessária a aplicação ao 163....

eu estava a referir-me ao caso de licenciamento... no entanto convenhamos que um wc a dar directamente para a sala... os cheiros não seriam muito agradáveis... :)

vcsac,

acho que esta proposta já está melhor... no entanto, sugeria uma pequena reformulação por forma a colocar a cozinha na zona posterior e a sala a frente... acho que ficaria melhor...

mas é só uma sugestão

Boas.

Inicialmente, também pensei nessa hipótese, mas o espaço é escasso e por causa da porta de acesso ia ficar muito apertado para pôr um sofá na frente.

Ainda é só uma ideia... Ainda não tomei nenhuma decisão pk ainda estamos a negociar a casinha e a decidir se o local será conveniente.

Obrigada pelas sugestões.

Cumperimentos.
  13.  # 34

Jteixeira,

é claro que consegue isolar nesmo com asnas de madeira... isola entre as asnas e as telhas... há sempre solução.... :)
  14.  # 35

Permitam-me reabilitar este tópico pois tenho prosseguido com a minha pesquisa de casas para restauro e encontrei uma candidata interessante. No entanto, precisava da vossa experiência para ter uma ideia do orçamento para restauração.

A casa tem 1º andar (60m2) e loja (30m2). Sofreu algumas intervenções ao longo do anos sendo que tem as paredes em bom estado. precisa sobretudo de:
    - telhado novo (60m2): gosto das ideias que aqui vi com asnas à mostra e um isolamento debaixo da telha.
    - chão entre o 1º andar e a loja: substituindo as vigas de madeira e o soalho (não tem placa).
    - isolamento de um alpendre fechado de 16m2 (4x4) sendo que uma das paredes é interior.
    - caixilharias de vidro duplo (8 janelas): não sei o tamanho das mesmas mas são daquelas pequenas normalmente presentes nas casas em pedra.
    - porta da entrada.
    - remodelação da casa de banho (não sei a área mas estimo que seja pequena (3-4 m2): com os acabamentos o mais simples possíveis,
    - furo de água para abastecimento da casa: zona com muita água (perto do Gerês)
    - limpeza do terreno de 1500m2 (dividido em 3 socalcos)
    - vedar o terreno reabilitando/ substituindo uma rede de 150m e colocando um portão de acesso ao terreno.

Falaram-me em valores em redor dos 10.000€ mas gostaria de ouvir mais opiniões...

Obrigado desde já!
  15.  # 36

Colocado por: JteixeiraFalaram-me em valores em redor dos 10.000€ mas gostaria de ouvir mais opiniões...

telhado 60m2, lage, isolamento, 8 janelas c/ vidro duplo, porta, c.banho, furo, limpeza, 150m rede, portão... a olhómetro: 17 a 20mil euros.

Mas deve faltar aí uma série de coisas.
    1. O 1.º andar, com 60m2, deve ter paredes divisórias, não? Essas paredes devem estar assentes sobre as vigas de madeira que pretende substituir.
    Portanto, quando mexer nas vigas, as paredes vão... (3 pontinhos);

2. Depois dessas obras todas vai precisar de pintar tectos e paredes e envernizar madeiras;

3. A instalação eléctrica está boa (isto é, passaria uma vistoria técnica) ?

4. etc.

0.0218 seg. NEW