Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite pessoal.

Vces devem estar a pensar...mas que titulo de discussão...mas o que queria a vossa ajuda era na partilha de dicas nesta fase, que é a marcação dos roços para a instalação eléctrica, rede , alarme e AC...

Sei que estão definidas no projecto, mas existem sempre coisas a melhorar...

Por exemplo, a semana passada a falar com um colega que também construiu casa, ele referiu que colocou uma tomada eléctrica em casa mesa cabeceira, mas que devia ter colocado duas...pois essa fica logo ocupada com o candeeiro, e quando precisa de carregar o telemóvel tem de recorrer a uma tripla. É para este tipo de situações que peço a vossa ajuda e partilha de situações.

Desde já muito obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjafonso, Jonh
  2.  # 2

Boa noite.

Penso que na zona de sala de estar, onde ficar a tv e restantes aparelhos eléctricos, deveriam ser colocadas bastantes tomadas por forma a evitar o investimento em triplas com protecção contra picos (mais conhecidas por tomadas UPS (salvo erro)) tal como eu fiz.

Na zona de lavandaria também devem haver muitas tomadas.
  3.  # 3

Colocado por: José CastroBoa noite.

Penso que na zona de sala de estar, onde ficar a tv e restantes aparelhos eléctricos, deveriam ser colocadas bastantes tomadas por forma a evitar o investimento em triplas com protecção contra picos (mais conhecidas por tomadas UPS (salvo erro)) tal como eu fiz.

Na zona de lavandaria também devem haver muitas tomadas.

Tomadas UPS só se tiver um sistema de alimentação com baterias ou com um grupo de emergência diesel por exemplo. Poderá ter tomadas com protecção de picos, mas são assuntos diferentes.

cumps
    • PASA
    • 14 julho 2011

# 4

Não é pelo facto de ligar o aparelho directamente à tomada que vai evitar o problema de picos de corrente...
  4.  # 5

O projecto É QUE devia estar bem pensado. Não devia ser agora, em cima do joelho, que se vai decidir alterar o número de tomadas, de circuitos, de disjuntores...

Quando construí o meu primeiro prédio, os quartos tinham todos 4 ou 5 tomadas de electricidade, mais 1 de TV e outra de telefone. As salas tinham DUAS tomadas de telefone e duas de TV (para não condicionar a um único tipo de arrumação). As cozinhas tinham umas 10 tomadas de electricidade e 1 para TV.
    Na altura, isto parecia um exagero, ... mas isto foi há quase TRINTA ANOS!

Hoje em dia isto será o mínimo.

Nos quartos dos miúdos, onde eles IRÃO estudar e viver, deveria prever um «posto de trabalho» com 6 ou 8 tomadas de electricidade + de rede de dados (computador, impressora, disco externo, carregadores, aquecedor, aspirador, iluminação, etc.), no local onde ficará a «secretária», de preferência que receba luz do lado esquerdo (se forem dextros)...

Mas, como já disse, tudo isto deve ser PENSADO na fase de projecto!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  5.  # 6

Colocado por: Luis K. W.O projecto É QUE devia estar bem pensado. Não devia ser agora, em cima do joelho, que se vai decidir alterar o número de tomadas, de circuitos, de disjuntores...

Quando construí o meu primeiro prédio, os quartos tinham todos 4 ou 5 tomadas de electricidade, mais 1 de TV e outra de telefone. As salas tinham DUAS tomadas de telefone e duas de TV (para não condicionar a um único tipo de arrumação). As cozinhas tinham umas 10 tomadas de electricidade e 1 para TV.
    Na altura, isto parecia um exagero, ... mas isto foi há quase TRINTA ANOS!

Hoje em dia isto será o mínimo.

Nos quartos dos miúdos, onde eles IRÃO estudar e viver, deveria prever um «posto de trabalho» com 6 ou 8 tomadas de electricidade + de rede de dados (computador, impressora, disco externo, carregadores, aquecedor, aspirador, iluminação, etc.), no local onde ficará a «secretária», de preferência que receba luz do lado esquerdo (se forem dextros)...

Mas, como já disse, tudo isto deve ser PENSADO na fase de projecto!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nhenriques

Obrigado pelo seu comentário!
    e tem dicas para os wcs? cave e sotão?
    Estou a pensar em pedir para deixar o bastidor de rede e das Tv`s (para instalação futura de Meo ou outra equivalente)...que acham?

Obrigado!
    • eu
    • 14 julho 2011

# 7

Se vai ter um sistema de home cinema na sala, deixe os tubos para passar os cabos das colunas de som...
    Concordam com este comentário: nhenriques
  6.  # 8

Colocado por: euSe vai ter um sistema de home cinema na sala, deixe os tubos para passar os cabos das colunas de som...
    Concordam com este comentário:nhenriques

deixo apenas um tubo para os cabos serm colocados posteriormente certo?

e como disfarçar o sitio das colunas enquanto não há home cinema? (isto é a questão estética das mulheres)

Obrigado!
  7.  # 9

Boas...

Será que alguem me pode urgentemente dar umas dicas acerca de tubagem a deixar para um sistema de alarme?

Sei que existem varios detectores/sensores, mas concerteza deve existir um esquema tipificado!

Ja procurei bastante e nao encontro nada! Não sei que alarme vou usar!

Cmpts
    • naar
    • 14 agosto 2011

# 10

Boas,

Como é "urgentemente" vou tentar ajudar, avisando que não sou electricista (só falo com eles de vez em quando :))

Tubo do QE á Central
    Tubos da Central aos detectores
    Tubo da Central à Sirene
    Tubo da Central à Cx telecomunicações (que já tem outro nome :))

Acho que é o bastante até melhor opinião, entretanto também já tem centrais de alarme sem fios e não se preocupa com roços nem localizações.
  8.  # 11

Sao necessarios tomadas perto de alguns destes pontos?

(caixa ATI)

Que dimensao de tubos para os detectores? Como determinar localizacao dos mesmo? Cantos das divisoes? Pontas dos corredores? Perto de janelas portas?
  9.  # 12

Eu normalmente nas mesas de cabeceira aconselho uma tomada dupla de um lado, onde uma delas é comutada por interruptor localizado ao lado da cama.
    Do outro coloco uma tomada dupla + tomada PC (para telefone ou internet)
  10.  # 13

Colocado por: jfsmoreira tomada dupla de um lado, onde uma delas é comutada por interruptor localizado ao lado da cama.

Comutador de tomada? Pode explicar?
    • naar
    • 14 agosto 2011

# 14

Colocado por: rjafonsoSao necessarios tomadas perto de alguns destes pontos? Não(caixa ATI) ObrigadoQue dimensao de tubos para os detectores? 16 Como determinar localizacao dos mesmo? Isso só vc é que sabe, mas se ainda não sabe o tipo de detectores que vai colocar é dificil!Cantos das divisoes? Depende do que quer detectar primeiro! Pontas dos corredores? Idem! Perto de janelas portas? Se forem detectores de movimento em frente destas é uma hipótese!
    • naar
    • 14 agosto 2011

# 15

Colocado por: rjafonso

Comutador de tomada? Pode explicar?

rjafonso: O jfsmoreira está a responder ao inicio do tópico que não é de todo o que lhe interessa, esta resposta não tem a ver com a sua pergunta! :)
  11.  # 16

Por exemplo, a semana passada a falar com um colega que também construiu casa, ele referiu que colocou uma tomada eléctrica em casa mesa cabeceira, mas que devia ter colocado duas..
    existem tomadas duplas para essas situações e ja agora não se carrega tlm nas mesinhas de cabeceira
  12.  # 17

Será que alguem me pode urgentemente dar umas dicas acerca de tubagem a deixar para um sistema de alarme?
    coloque sistema sem fios tanto para alarme ou home cinema
  13.  # 18

uma ou outra tomadas alta...
    tomadas perto fichas ited
    iluminacao emergencia
    home cinema perto da tv
    sistema de som (colunas na parede)
    pontos de luz e tomadas extra (pode querer mudar disposição)
    varias tomadas cozinha
    tomadas exterior (aspirar carro, lavadora pressao, ..)
    tomadas perto de locais onde existam máquinas (p.ex. caldeira, loiça, roupa)
    tomada no tecto junto motor portão
    junto mesas cabeceira
    varias onde imagina que vai ter a TV, DVD, MEO, e sabe-se mais o que está por inventar
    nos WCs
    perto ou ate mesmo dentro dos roupeiros
    varias onde pensa ter computador, impressora
    Se quiser ter estores electricos tem que deixar alimentacao para os estores
    Ventilacao dos WCs
    Toalheiros electricos
    Alguns moveis espelho dos WCs têm iluminacao, outros tomadas, outros ambas
    Ja moveis de WC inferiores com iluminacao...
    Muitos moveis têm iluminacao (moveis de sala, moveis de cozinha)...
    Na garagem, se os carros electricos avancarem em força, vai precisar (ideal será trifasica, carrega baterias menos tempo)
    Em salas grandes, tomadas no chão... (conheço um tipo que tem um sitio para a arvore de natal com tomadas no chão)

Isto na parte electrica... depois existe intrusao .... domoticas... aguas...

Caixas pode deixar fios la dentro... depois mete wallmate, um pouco de rede e reboca (ficam la se precisar).

Outra alternativa é deixar so a ponta do tubo, e se um dia precisar de tomada mete uma de superficie:
    http://www.mcptehno.lv/en/shop/electric-materials/sockets-and-switches/surface-mounting/sockets/manufacturer/efapel

Mas com o wireless muita coisa esta facilitada como disse pdavidmarques, mas precisam de pilhas, dai a minha primeira sugestão para deixar algumas tomadas altas... Em vez de pilhas pode utilizar pequena fonte de alimentação!

Em tempos pensei fazer um "rodapé" técnico... se fosse necessario passar mais uns fios, minimizava as obras!
    http://hz-weitzel.de/fileadmin/PDFs/int_PDFs/HZ_Gesamtkatalog_PT_DOPPEL.pdf

A legrand antes tinha em PVC, mas eu colocaria uma calha embutida e o acabamento seria com rodapé madeira!

Depois desisti da ideia!

:)
  14.  # 19

nhenriques, já contactou alguma empresa de engenharia para lhe fazer um projecto eléctrico e de domotica que contemple os pontos mencionados pelos colegas do forum ? É que são normalmente essas empresas quem o melhor poderá acessorar nas novas soluções técnicas que existem em termos de controlo de iluminação, climatização, estores e segurança. Caso necessite de alguém, envie-me uma mensagem que o ajudarei com todo o gosto.
  15.  # 20

Não sei se ainda vou a tempo de lhe dar uma dica, mas transforme todas as tomadas simples em tomadas duplas. Praticamente não nota no custo final da obra, no projecto electrico a alteração é simples, e assim mais tarde não fica com aquela sensação estranha, de que se calhar devia ter mais tomadas. Pelo menos foi o que fiz na minha casa, tenho tudo em tomadas duplas, fora a quintupla da TV e as quadruplas da cozinha

0.0207 seg. NEW