Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: rjmsilvaEu li o tópico desde o inicio e mantenho o que escrevi.


    1º Não foi o PortNon que foi ao bolso dos contribuintes, foi a entidade patronal, ela é que paga.
    2º Foi a entidade patronal que chantagiou, quando o PortNon quis regularizar a situação(desta vez de uma vez por todas). A entidade patronal pode chantagiar de várias formas, reduzindo ou retirando as ajudas de custo ou criando um ambiente tal que o PortNon vê-se obrigado a despedir-se. O PortNon o que pode fazer é apenas tentar resolver a situação, denunciando uma situação ilegal. Situação ilegal essa que, mais uma vez, é da parte da entidade patronal.
    3º A justiça para a entidade patronal é que continue tudo na ilegalidade e quem denunciar ou tentar resolver a situação junto deles é chantagiado.

    Realmente, só não vê quem não quer.
  2.  # 62

    Colocado por: PortNon
    Se recorro à chantagem é porque não tenho outra altrernativa e sequer saber, tenho vergonha que tenha de ser feito assim, mas a culpa não é minha.


    chantagem
    (francês chantage)
    s. f.
    1. Tanchagem.
    2. Extorsão de dinheiro ou favores com ameaça de escândalo ou outras consequências nefastas, no caso de negativa. = EXTORSO


    Você não está a extorquir dinheiro, está a tentar que lhe paguem o que lhe é devido, por direito.
    Nem está a pedir mais do que o acordado, ao contrário da entidade patronal que quer reduzir-lhe drasticamente o salário se avançar com a tentativa de regularizar a situação.
    Concordam com este comentário: PortNon
  3.  # 63

    O que vale é que o elo mais fraco é sempre o culpado.
  4.  # 64

    Boa tarde,

    Ora o empregador desta vez cumpriu a palavra e cortou o salario, cerca de 60%, basicamente tudo o que corresponde ás componentes ilegais. Depois de ter consultado o CESP, a ACT, a IGF e a SS, todos verificaram que existem de facto multiplas ilegalidades. Acontece que antes de fazer as denuncias gostaria de ouvir uma opinião de um especialista em Direito do Trabalho, assim se possivel gostaria que me indicassem alguns bons advogados especialistas em na area.

    Cumprimentos
  5.  # 65

    Olá PortNon,

    Perguntou a essas entidades como poderia avançar, para a empresa onde está, cumprir com o código do trabalho ? Que resposta lhe deram ?

    Cumprimentos.
  6.  # 66

    Disseram-me que tinha de denunciar a empresa. No caso da IGF quase obrigaram a dizer o nome da empresa em questão. Eu não quero prejudicar nenhum dos meus colegas de trabalho, quero que a minha situação fique resolvida, mas sem prejudicar outros. No caso de seguir para as denuncias, receio bem que haja implicações para todos os outros que aqui trabalham.

    O que é mais estranho nisto tudo, é a aparente serenidade que o tipo tenta demonstrar, como se tudo estivesse bem. Somos cerca de 5 com este tipo de problemas, e ele já respondeu a alguns que tambem estava a tratar dos problemas justo dos advogados da empresa. Já foi diversas vezes ameaçado, mas isso não o impede de continuar a cometer ilegalidades. Chega ao limite, de receber estágiarios, e os mandar para "clientes", como se fossem profissionais experientes, estagiarios pagos pela segurança social.

    Eu preciso mesmo de ouvir a opinião de um advogado com experiência em Direito do Trabalho, pois seu bem o país em que vivo. Pode ser que consiga resolver isto de outra forma, sem ter de recorrer a denuncias que de momento prejudiquem outros.

    Cumprimentos
  7.  # 67

    Procure aqui, dá para usar vários filtros
    http://www.advogadonahora.pt
  8.  # 68

    Compreendo a sua situação, como aliás já o tinha dito.

    O modo do CESP(que eu conheço) funcionar é(para sindicalizados): Manda uma carta à sua empresa para que regularizem a situação.
    Se a carta não for suficiente, ou não responderam, enviam outra. No caso de não responderem ou de darem uma argumentação fora da lei do trabalho, é enviada uma carta de um dos advogados do sindicato a dizer que, se não derem um prazo de para regularizar a situação, terão de responder em tribunal.

    Se não é sindicalizado, o CESP deverá ter-lhe dado outra alternativa...agora, o que está a denunciar é a empresa e não os que lá trabalham ! Se pensar que regularizando a sua situação, a empresa também terá de regularizar a situação dos outros trabalhadores e isso poderá gerar risco para os postos de trabalho dos seus colegas, então não vai a lado nenhum.
  9.  # 69

    Ola boas
    Venho de ler o topico no inteiro! habito em França e quando vejo o que aqui foi escrito ..até me arrepiam os cabelos ..mas ai.. nao ha inspector do trabalho?eu fui sempre sindicalista durante todo o periodo do meu trabalho ou seja 43anos de cotisaçao!esse problema aqui descrito nunca chegaria a esse fase aqui porque; antes de chagar a tribunal ....tem os representantes do Comité de Empresa..que sao iligidos pelo pessoal, e normalmente uma vez por mes.. tem reunion..onde todos os problemas da empresa sao analisados , o representante do Comité da EMPRESA ; aqui chamasse CE deve negoçiar esse facto com o patrao, caso nao haja acordo..alerta a inspeçao do trabalho que vem fazer um inquerito interno, esse inquerito é obviamente feito com O DELEGADO SINDICAL QUE E NOMIADO pelos operarios do sindicato na EMPRESA!
    Em seguida tem o seguinte se é sindacalizado tem um advogado que toma posse do assunto, se nao é; paga um adovgado..eu aqui processei o Carrefour pour um imcumprimento de salario com o meu filho ..veio um advogado de Paris representar essa EMPRESA ! dizia o meu advogado especialista em direito do trabalho vamos para a frente vai demorar; mas vamos ganhar bem dito bem feito! e é o CARREFOUR um grupo onde toda a gente tinha medo de levantar os olhos..agora ja nao até.. foram condenados a pouco tempo por irregularidade sobre o tempo de descanso..fizeram apelo da deçisao do tribunal e vao perder!e ai cuidado vao ser milhoes de euros que vao pagar..visto ser um groupo enorme em França.
    Va avante caro amigo!
    Cumprimentos e boa sorte
    Concordam com este comentário: cla_pereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PortNon, cla_pereira
  10.  # 70

    Caros de de jesus mendes e cla_pereira muito obrigado pelos comentarios.

    A semana passada foi a semana das mudanças. Optei por não denunciar a situação nem à SS nem à ACT, porque isso poderia trazer problemas para para os meus colegas na empresa. Então na sexta-feira passada, fui a um advogado especialista em Direito do Trabalho, ja o tinha consultado antes, mas desta vez foi para lhe entregar alguma documentação necessária, pois o mesmo iria enviar uma carta na segunda-feira para a empresa, requisitanto a normalização da situação. Devo dizer que a situação é bem mais complicada do aquela que aqui refiro, a titulo de exemplo: foram criadas varias empresas dentro do grupo, com a unica finalidade de acederem a fundos do QREN e PME Investe, e como é obvio tenho provas de todas essas situações. O advogado nem quis acreditar na situação. Vejam que mesmo no dia em que entreguei a documentação, o advogado identificou que as taxas de IRS, variavam entre 8% e 12%, entre os vários recibos de vencimento que trazia comigo. Ficou então acordado que o advogado enviaria a carta segunda-feira. Quando chego à empresa tenho o advogado da mesma e a instrutora do processo que tinha sido aberto contra mim, com vista ao despedimento por justa causa, ate à data tinha desconhecimento do processo e nem me foi enviada nenhuma carta, da intenção da empresa de abrir um processo, para me entregarem uma nota de culpa.

    Recebi a nota, e claro que as razões que a empresa apresentava para o meu despedimento eram as mais disparatadas possíveis de imaginar. Posto isto, hoje fui ao advogado com mais alguma documentação necessária, e para saber quais os procedimentos a tomar. Devo confessar que sai da reunião pior do que entreguei. O advogado explicou-me que a empresa me vai despedir, que não tinha hipotese nenhuma mas que tinha caso para ganhar em tribunal, disse-me que o processo duraria entre 2 e 3 anos, e que me custaria no mínimo 3000€. Segundo ele, o processo é mesmo assim, porque é o advogado da empresa que "escolhe" o instrutor/a do processo e porque assim é, existe sempre uma promiscuidade que não favorece o trabalhador. De facto disse-me que tinha 10 dias, para responder à notificação, e que no final iria conseguir mais 1 ou 2 semanas, de vencimento, visto que já estou suspenso. Eu sempre ouvi dizer que era difícil despedir em Portugal, mas depois disto parece-me muito simples, e se ainda querem simplificar mais, é bem capaz dos 10 dias de resposta passarem para 0.

    Ainda segundo o advogado, serei despedido por justa causa, mesmo não sendo verdade o que a entidade empregador descreve na nota de culpa e que não iria ter direito ao fundo de desemprego. Considero esta situação exemplar desta pocilga em que se transformou este pais. É óbvio que vou esperar os 3 anos se for caso disso, mas a esta altura esta a ser escrita uma carta para a SS, para as Finanças e para a ACT, segundo o advogado nesta situação o vigarista não se safa, no máximo ate ao final da semana estão-lhe a bater à porta.

    Agora é esperar pelos próximos capítulos
  11.  # 71

    Colocado por: PortNonEu já me sindicalizei ;).

    Mande o Advogado dos 3000euros estacionar, e corra para o do Sindicato.

    Quando chego à empresa tenho o advogado da mesma e a instrutora do processo que tinha sido aberto contra mim, com vista ao despedimento por justa causa,...
    E pode-se saber que «justa causa» é alegada ?
  12.  # 72

    Colocado por: Luis K. W.
    Mande o Advogado dos 3000euros estacionar, e corra para o do Sindicato.

    E pode-se saber que «justa causa» é alegada ?


    Caro Luis,

    O CESP disse-me que pouco podia fazer, amanha vou-la outra vez. Quanto as razoes, sao as mais variadas e estupidas possiveis.
  13.  # 73

    Colocado por: PortNonQuanto as razoes, sao as mais variadas e estupidas possiveis.
    Até podem dizer que não gostam do seu baton ou do decote das suas blusas.
    Mas a «justa causa» SÓ PODE ser uma dúzia de coisas, entre as quais:
    - 5 faltas injustificadas seguidas ou 10 interpoladas;
    - etc. ( ver aqui: http://jar.planetaclix.pt/n10.htm )
  14.  # 74

    Colocado por: Luis K. W.Até podem dizer que não gostam do seu baton ou do decote das suas blusas.
    Mas a «justa causa» SÓ PODE ser uma dúzia de coisas, entre as quais:
    - 5 faltas injustificadas seguidas ou 10 interpoladas;
    - etc. ( ver aqui:http://jar.planetaclix.pt/n10.htm)


    Razões que a empresa declarou:

    -Que ameaço os colegas
    -Que abuso do telemovel da empresa, mesmo tendo sempre pago as chamadas extras que faço
    -Que ando a perguntar aos colegas da empresa se já receberam o subsidio de ferias...

    O individuo em questão e tão bronco que mandou apagar as minhas contas de emails, ainda eu não fui despedido, pensando que eu não tinhas cópias de todos os emails, que me ilibam de qualquer situação por ele descrita.

    Cumprimentos
  15.  # 75

    Tambem lá puseram algumas de contas na lista que mostrou, para justificarem esta acção.
  16.  # 76

    Se bem percebi, irá ser despedido por essas "razões".

    -Que ando a perguntar aos colegas da empresa se já receberam o subsidio de ferias...
    Um verdadeiro "crime" ! O que interessa se receberam ou não ? O que interessa é que está a ser bisbilhoteiro ! Trabalha e ainda quer receber para tal, que insulto ! Só mesmo irónicamente é que podemos levar esses srs. a "sério".

    Em relação ao que o CESP disse, provavelmente também lhe disseram que, para avançar com o processo, teria de ser sindicalizado. Eles têm despesas com os advogados...por isso eu disse-lhe, sindicalize-se...sindicalizado é mais seguro.

    Pelo que descreve o que o advogado disse, pareceu-me que faltou-lhe dizer que a empresa está condenada e que, apesar das despesas que terá(se fosse sindicalizado não teria), tudo irá ser-lhe reembolsado(pergunte isso ao advogado), porque não há forma da empresa ganhar a causa.

    Não estou a perceber o porque dos 2 a 3 anos ! Ainda esta semana uma empresa foi multada em 10 mil euros por subsidios em atraso. A situação foi denúnciada anónimamente por uma trabalhadora há cerca de 1 ano.

    Força com isso e vá dando noticias quando as tiver.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PortNon
  17.  # 77

    Caro cla_pereira,

    Eu já estou sindicalizado, já o fiz no mes passado. O que o CESP me disse tinha de facto toda a razão de ser, porque na verdade a semana passada quanlo lá fui ainda não tinha recebido a carta de despedimento, e por conseguinte, o que me disseram foi que teriam de falar com os superiores para ver de poderiam avançar com o processo para tribunal com vista a tentativa de resolução das ilegalidades contratuais. Tinha feito planos de ir à ACT ao sindicato, mas o advogado disse que precisava falar comigo, porque o advogado da empresa respondeu a uma carta que lhe foi enviada.

    Vou esperar para ouvir o que o advogado tem para me dizer para decidir o que fazer.

    Cumprimentos
  18.  # 78

    Por estes dias tenho consultado o advogado, mas quer-me parecer que isto só lá vai com uma acção em tribunal.

    Foi me enviada uma nova carta à poucos dias atrás (um adito à nota de culpa), em que o advogado dizia que eu tinha tentado danificar a infraestrutura da empresa e que tinha criado uma serie de problemas na minha saída, a verde é que não causei problema nenhum, ate porque sabia que qualquer acção iria ser usada contra mim; fico estupefacto como é que um agente da lei aceita participar nestas mentiras? Fazem juramentos, mas isso é uma palhaçada.

    Enfim o meu advogado disse-me que eles entretanto mandaram uma nova carta de resposta a dizer que queriam negociar, não me parece que queiram pagar nada, parece mais outra jogada. Entretanto estive na DGCI na área criminal onde foi ouvido por um inspector que se mostrou estupefacto com toda a situação, mas como me faltava alguma documentação, nomeadamente estratos bancários a denuncia ficou pendente, mas por aqui já sei que não se safam.

    Por estes dias, encontrei esta informação:

    http://emprego.sapo.pt/guia-carreira/artigo/139/artigo.htm

    E estranho o advogado não me ter falado nestas alterações à lei, parece que eu próprio posso requerer a abertura de um processo junto do Tribunal do Trabalho e que afinal todo o processo não demora 3 anos, como me foi dito. Alguém me sabe dizer se estas alterações já estão a ser praticadas?

    Cumprimentos
  19.  # 79

    Ola boa tarde
    Ups tenho seguido tudo desde o prinçipio ...foi o que sucedeu com o meu filho quando meti o Carrefour no Tribunal do Trabalho..fizeram-lhe uma suspençao conservatoria de 21 dias..mas eu nao me priocupei com isso sabia perfeitamente que eles iriam perder o processo no tribunal..foi o que sucedeu ; e no final todos esses dias de suspençao conservatoria foram-lhe todos pagos..e por fim foram obrigados a que ele reintegre a Sociedade..saiu de essa Sociedade porque o quiz! e nao por despedimento e falta grave como eles queriam..agora que esse seu chico esperto queira fazer o quer, nao é bem assim ele tem de justifiar a falta de incumprimentos que lhe quer por em çima das costas! e para fazer isso é mais complicado do que ele pensa! lol segundo o que escreve ele ao é maluco ou entao essa Empresa esta por rasto..o que a mim me indigna sao os seu colegas, ou teem os olhos fechados ..mas brevemente vao os abrir e se calhar ja é tarde, ou entao pensao o seguinte;..ele que se amanhe sozinho..e vira o que vier..
    Mas nao perca a coragem va para a frente ;so assim é que essa cambada pode compriender...
    Desejo-lhe boa sorte, e continue a darnos notiçias
    Sinceros cumprimento e força! que o mereçe bem
 
0.0286 seg. NEW