Iniciar sessão ou registar-se
    • Lurgee
    • 14 julho 2011 editado

# 1

Bom dia,

Já falei desta questão no tópico luz-fluorescente-para-iluminacao-indirecta, mas não queria invadir com a minha questão no tópico.

Em anexo podem ver a minha sala. É um open space com sala de jantar e de estar.

A verde podem ver o tipo de iluminação definida para já.
    Pensei em colocar no lado direito caso seja necessário mais sanca com iluminação.

Pedia a vossa ajuda no sentido de definir, a quantidade e tipo de lampada a colocar.

ps: Os apliques de parede serão para retirar. Poderá apenas ter um na zona de jantar para iluminar eventualmente um quadro.

Antecipadamente obrigado
      Iluminação Sala.png
  1.  # 2

Então pessoal, alguma opinião?
  2.  # 3

Pela planta, parece ter dimensões consideráveis, não consigo ver quais são...será porque não percebo nada ? ;)
    A minha ajuda, se é que a consigo dar, limita-se apenas a basear-me no caso da sala que tive de inteirar-me do material que poderia comprar.
    Em termos de luzes fluorescentes, não vejo vantagem nas T8 comparativamente às T5. Acho que T5 seriam a melhor opção para colocar nas sancas de luz indirecta.

Uma ajudinha aqui ao Lurgee ?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

Tem razão, não mencionei as dimensões, alterei na imagem, mas não encontro/não sei, como substituí-la.

Assim:
    Largura: 6,16m
    Comprimento: 8,87m
    Altura: 2,50m

Obrigado
  4.  # 5

Faltam dimensões. em planta e a altura dos tectos falsos e do tecto real.
    Não percebo o que são os rectangulos no meio da sala. Como vai ser a disposição de moveis, areas da sala/ usos?
    Parece-me ofçada a sanca de luz na zona de refeições... não percebo para que serve.
    a zona de refeições vai colocar um candeeiro suspenso?

Tem de hierarquizar o espaço, pensar no jogo de luz e sombras e claro na questão funcional.
    Incluir na hierarquização essas janelas, pensar no modo com o aluz vai ser ou não reflectida pelos elementos existentes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee
  5.  # 6

Obrigado.
    Faltam dimensões. em planta e a altura dos tectos falsos e do tecto real.
    Não sei, se já tinha visto o meu post anterior.
    Não percebo o que são os rectangulos no meio da sala. Como vai ser a disposição de moveis, areas da sala/ usos?

Os rectangulos seriam, os supostos sofãs. TV na parede lado Dir.
    Parece-me ofçada a sanca de luz na zona de refeições... não percebo para que serve.

É deste tipo de comentários que procuro :). Ali será uma zona de passagem. Vindo do Hall (setinha em cima), e passagem da cozinha (para o lado esq.).
    Mesmo assim acha desnecessária?
    a zona de refeições vai colocar um candeeiro suspenso?

Sim. Será um candeeiro suspenso.
    Tem de hierarquizar o espaço, pensar no jogo de luz e sombras e claro na questão funcional.
    Incluir na hierarquização essas janelas, pensar no modo com o aluz vai ser ou não reflectida pelos elementos existentes...

Isso é o que gostava que pudessem ajudar também.

Quantas luzes devo ter na sanca? Penso que T5 é +/- unânime.
  6.  # 7

Quantidade e tipo de luzes, Dimensões?

Colocavam mais luzes? onde?
    Retiravam alguma?

Ajuda PF
  7.  # 8

Iluminacao é muito particular... nao se entende (eu nao entendo) a sanca... vou partir do principio que vai colocar lampadas tubulares e no desenho estão representadas as lampadas fluorescentes (tubos compridos)

Zona refeicoes

Por cima da mesa, um ponto luz serve, depois pode comprar candeeiro que entender...

Sanca espalha luz para cima da mesa... um lado vai estar mais iluminado que outro!

Nao se esqueça da temperatura da luz... Sanca fica bem com luz fria.

Se os candeiro e apliques se forem com lampadas incandescentes será cor quente, e misturar as duas nao fica bem...

Zona estar, eu nao consigo entender como é que pensou fazer a sanca, mas se espalha a luz para dois lados parece adequado...

Se quiser mais iluminacao, nao vai conseguir com os apliques...

Se a sanca/iluminacao indirecto for feita apenas onde estão os "tubos", acho que os tectos vão ficar estranhos... saida da sanca com muita luz, e depois desvanece e mais á frente os tectos ficam mais escuros... corre esse risco, mas depende da distancia da lampada ao tecto, da forma como é colocada, se tem espaço para espalhar luz...

Não é dificil ficar "estranho"... porque não espalha uns LEDs e esqueçe a sanca?
      luzIndirecta.jpg
  8.  # 9

Zona estar, eu nao consigo entender como é que pensou fazer a sanca, mas se espalha a luz para dois lados parece adequado...

De facto... bem alertado. A luz iria ficar de um dos lados da sanca. Que consequentemente não iluminava de igual formas as duas metades.

Depois disto se calhar é melhor pensar outra forma de iluminação.

Talvez assim?
      perfil_iluminacao1.jpg
  9.  # 10

lampadas tubulares e no desenho estão representadas as lampadas fluorescentes (tubos compridos)

Qual é a diferença entre estas? Confesso que achava que eram a mesma coisa.
  10.  # 11

Lurgee, se opta pela sanca, há vários tipos de sanca com luz indirecta. Se for uma sanca aberta como a que eu tenho na sala(veja as fotos), a luz é difundida para ambos os lados, mas a quantidade de luz que sai depende da largura do rasgo e da altura da pala(onde assenta as lâmpadas T5).
  11.  # 12

Quando disse tubulares referia-me a fluorescentes (levam um balastro)...

Na iluminacao, tem que pensar em duas questoes...

1-iluminacao ambiente ou de conforto (como quiser chamar)... se estiver a ver um filme vai querer pouca luz (apliques são suficientes)

2-Iluminacao para ver bem, quando recebe pessoas, ou esta a trabalhar na sala, ...

No quarto p.ex. para deitar bastam dois candeeiros mesa cabeceira, mas se tiver que escolher roupa e vestir-se precisa mais luz...

Pense em dois niveis de luminusidade para cada divisão, depois existem varias formas de o conseguir...

É mesmo muito pessoal... por apliques, candeeiros de pe, de tecto... projectores, luz indirecta metida em sancas, indirecta por meio de apliques de parede (ver foto) ...

Existe muita possibilidade
      indirecta de parede.JPG
  12.  # 13

Boas pessoal , estou a pensar colocar 20 metros de mangueira de iluminacao de cor branca ( daquelas mangueiras do Natal) para iluminar uma sanca de sala com forma rectangular e com medidas totais de 20 metros.
    O que acham desta ideia? Acham que daria resultado?
    Obrigado.
  13.  # 14

Colocado por: expressoO que acham desta ideia?

uma invenção!

Colocado por: expressoAcham que daria resultado?

para enfeitar, sim, para dar "luz", não
  14.  # 15

E recomenda o que? Desde que seja económico nada de leds.
  15.  # 16

Umas réguas de lampadas T5... mas barsto , barato também não é.
  16.  # 17

Colocado por: expressoBoas pessoal , estou a pensar colocar 20 metros de mangueira de iluminacao de cor branca ( daquelas mangueiras do Natal) para iluminar uma sanca de sala com forma rectangular e com medidas totais de 20 metros.
    O que acham desta ideia? Acham que daria resultado?
    Obrigado.

para decorar sim e para zonas de trabalho e lazer que requiram pouca luz também são indicadas.
    se optar por leds que devem ser, também fica-lhe em poupança.
    agora se quiser mais luz, essa régua de leds não chega para luz geral, tem de complementar com uma luz geral difusa.
  17.  # 18

Colocado por: Fernando Gabriel Arq

para decorar sim e para zonas de trabalho e lazer que requiram pouca luz também são indicadas.
    se optar por leds que devem ser, também fica-lhe em poupança.
    agora se quiser mais luz, essa régua de leds não chega para luz geral, tem de complementar com uma luz geral difusa.

atenção que as "mangueiras do Natal" não são feitas com lâmpadas led, usam lâmpadas incandescentes de serie de natal embebidas na "mangueira",
  18.  # 19

19.  # 20

Colocado por: Fernando Gabriel Arqtem aqui uma de leds
    existem de muitos e variados tipos mas aquelas que estão no link "parecem" ser com lâmpadas de incandescência (vulgares), a única diferença (à vista desarmada e ainda pior por foto de catalogo) entre as de led e as de lampadas de incandescencia é a alimentação que nos led é de 9V ou 12V e as que estão no link é de 230V, creio eu, apesar de na descrição mencionar lampadas led.

0.0216 seg. NEW