Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde ao Fórum. É a primeira vez que aqui venho, e não sou grande coisa a escrever, mas espero conseguir explicar aqui o meu problema e que alguém me possa aconselhar, eu e a minha esposa estamos em a passar por momentos muito complicados por sermos fiadores da compra da habitação que a minha cunhada e marido fizeram em 1998. Sempre pareceu que as coisas estavam bem mas em Agosto de 2008 a minha cunhada telefonou para mim a dizer que ia colocar a casa á venda, o motivo segundo eles era que estava mais difícil para pagar a mensalidade estranhei e fui a casa dos devedores que me disseram que estavam com dois meses de atraso no banco, mas que eu ficasse descansado que não iria ser incomodado nunca pelo banco. Mas quem não descansou fui eu e fui ao banco saber como estava a situação, no banco eu não estava como fiador a pessoa que me atendeu disse para me dirigir ao banco onde de onde era a conta, assim o fiz mas levei comigo as fotocópias da escritura, quando cheguei ao banco a funcionaria disse a mesma coisa, que eu não era fiador, foi aí que mostrei a cópia da escritura, ela levantou-se foi conversar com a gerente e passados 15 minutos de espera insisti em saber o que se estava a passar. Foi quando a gerente do Balcão me pediu para entrar na sala e me disse que não tinha nunca visto nada assim, eu para o banco estava como fiador fantasma, pois o meu nome não tinha sido introduzido no sistema informático, e foi então que me informou que existia um atraso não de 2 meses como me informou a minha cunhada e marido mas sim de 14 meses. A casa tem duas penhoras da fazenda pública que ronda os 13000 euros a divida ao banco é mais o menos 80000 euros. Eu sou um assalariado e estou a acabar de pagar a minha casita tinha a vida organizada mas assim vou perder tudo.
    Obrigado ao fórum
  2.  # 2

    Segundo a escritura, você é ou não fiador? Se é, o caso é um. Se não é, então esteja descansado.Leia com atenção a escritura. Se for fiador, aí virá isso mencionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: egas moniz
  3.  # 3

    Colocado por: ParreiraSegundo a escritura, você é ou não fiador? Se é, o caso é um. Se não é, então esteja descansado.Leia com atenção a escritura. Se for fiador, aí virá isso mencionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:egas moniz

    Sim, eu sou fiador, mas, nunca fui informado do que se estava a passar relativamente aos atrasos das prestações, nem pelo banco, nem pelo devedor. O banco soube que eu sou o fiador porque eu disse que o era e está na escritura, mas no sistema informático do banco eu não constava como tal, daí nunca me terem informado de nada agora o banco já tem a situação informática corrigida e o gerente do banco falou-me que já vou receber uma carta em casa. Ao que julgo saber se eu nunca me dirigisse ao banco muito provavelmente não seria nunca incomodado. obrigado
  4.  # 4

    Poças... Isso é o verdadeiro "galo"...

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: egas moniz
  5.  # 5

    Será que ainda estou a tempo de passar a minha casa para o meu filho?

    A minha casa tem uma hipoteca de 11000 euros e penso que o valor da casa ronda os 70000 euros
  6.  # 6

    Colocado por: egas monizSerá que ainda estou a tempo de passar a minha casa para o meu filho?

    A minha casa tem uma hipoteca de 11000 euros e penso que o valor da casa ronda os 70000 euros


    Respondendo-lhe a esta questão, julgo que sim.

    Mas repare: esse nem é o maior problema.

    Se os titulares dos emprestimos nao pagarem, serão informados os fiadores. Se vc não pagar, avançarão para a penhora dos seus bens. Como da sua casa tem um emprestimo, com hipoteca, em principio não será penhorada. O que lhe podem penhorar será o ordenado, ou outro bem que tenha em seu nome.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: egas moniz
  7.  # 7

    Mas os titulares devedores da casa de quem eu sou fiador, já tem duas penhoras da fazenda publica.
    Pelo que me diz o banco não me pode fazer uma penhora da casa, e se for a fazenda publica pode?

    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: egas monizMas os titulares devedores da casa de quem eu sou fiador, já tem duas penhoras da fazenda publica.
    Pelo que me diz o banco não me pode fazer uma penhora da casa, e se for a fazenda publica pode?

    Obrigado


    A questão é que a sua casa, ao ter sido feito um credito bancario, ficou com uma hipoteca a favor do banco. Portanto, a casa nao pode ser penhorada, sem ordem do banco. E uma vez q o credito ainda nao foi pago, ha ónus e encargos. Portanto nao o pode penhorar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: egas moniz
  9.  # 9

    Vou ver o que consigo de melhor para mim e todos os envolvidos

    Abraço a todos e obrigado
  10.  # 10

    Boa noite para a todos.
    Relativamente ao assunto que expus aqui no fórum em 12 Outubro 2008
    Quero dizer-vos que já se encontra resolvido, é que depois de negociações com o banco onde eu estava eu como fiador de um familiar meu, e como eu disse no artigo que publiquei, é aqui havia um atraso no pagamento das prestações da mensalidade que era já de 14 meses e eu nunca mas nunca fui informado nem pelo devedor de quem eu era fiador nem pelo credor Banco.
    Depois de varias conversas com o gestor do banco e com o advogado do banco chegamos a um acordo, que foi o de eu comprar a casa e pagar a penhora da fazenda pública.
    Foi isso que sempre me foi aconselhado pelo advogado do banco onde existia a divida, pois, segundo os representantes do banco assim seria melhor para mim é que entre outras coisas o meu nome nunca constaria no banco de Portugal.
    Assim foi feito a casa foi comprado por um familiar meu e eu paguei a penhora da fazenda publica. Ficou tudo resolvido o banco recebeu o que pediu as finanças idem.

    Só que para meu espanto agora não tenho credito e segundo sei por problemas no banco de Portugal, penso que o banco em causa esteve muito mas mesmo muito mal neste caso.

    Agradeço os comentários
  11.  # 11

    Agora não tem credito? não percebei. Entao se comprou a casa..
  12.  # 12

    Ocorreu-me esta questão agora (ando com pensamentos negros!):

    O que é que um BANCO faz no caso de o fiador do empréstimo hipotecário FALECER imediatamente antes de os proprietários entrarem em incumprimento?

    Não se vai atirar à herança do Fiador, espero??
    • Ed-l
    • 17 dezembro 2009

     # 13

    Colocado por: ParreiraA questão é que a sua casa, ao ter sido feito um credito bancario, ficou com uma hipoteca a favor do banco. Portanto, a casa nao pode ser penhorada, sem ordem do banco. E uma vez q o credito ainda nao foi pago, ha ónus e encargos. Portanto nao o pode penhorar.


    Não é bem assim mesmo existindo uma hipoteca.
    Em 1º lugar o banco vai pedir a insolvência dos proprietários,
    2º lugar vai colocar á venda o ímovel,
    3º lugar o resultado da venda abate na dívida + juros + encargos,
    4º lugar os fiadores são chamados a pagar o montante que faltar
    5º lugar em caso de incumprimento o banco aciona a cobrança judicial aos fiadores e penhora dos seus bens incluíndo o seu vencimento (neste caso pode ficar apenas com o ordenado minímo nacional 475€ a partir de Janeiro)
    6º A sua casa mesmo tendo uma hipoteca pode ser alvo de penhora (quase garantido) se tiver uma dívida de 11000€ na casa o valor é superior logo este bem vendido garante o pagamento desta dívida e parte da restante (fiança)

    Concluíndo:
    Fiador JAMAIS a não ser aos filhos se estes se portarem bem
    Infelizmente já passei por isto e tive que adquirir o bem pelo valor da fiança

    Se houver hipotecas com data superior à sua fiança o Sr. não é reponsável, ou seja no dia da compra o Sr. responsabilizou-se pelo valor de 80000€ passados uns meses os seus cunhados pedem outro financiamento e constituiem nova hipoteca sem o seu aval, o Sr. só é responsável pelo 1º aval logo todod o resultado da venda rever-te a favor da 1º hipoteca, se sobrar abate na 2º e por aí fora.
    Penso ter ajudá-lo a compreender o sistema, de qualquer forma resta-lhe aguardar pelo desenrolar do processo.
 
0.0175 seg. NEW