Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    O que devo fazer quando ocorre um "acidente" - do tipo um armário da cozinha cair - é da responsabilidade do proprietário ou do inquilino?
    Devo accionar o meu seguro?
    obrigado
  2.  # 2

    De facto o melhor mesmo é o proprietário ter um seguros multiriscos, para prevenir essa (onde a culpa pode ou parece ser dúbia, tanto pode ser do proprietário como do inquilino) e outras situações que possam ocorrer...
  3.  # 3

    Boa noite,
    A responsabilidade é do carpinteiro que pós os moveis nessa cozinha mal seguros , dirige se ao carpinteiro e ele vai resolver esse seu gravíssimo problema.
    Se seu carpinteiro não pode fazer nada para vos ajudar , vá a seu seguro. Tem que resolver esse problema.
    Boa sorte.
  4.  # 4

    Carpintaria.
      1107700629g1soKm.jpg
    •  
      FD
    • 15 julho 2011

     # 5

    Colocado por: sofia_lauraO que devo fazer quando ocorre um "acidente" - do tipo um armário da cozinha cair - é da responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

    A não ser que o inquilino tenha feito algo que provocasse a queda, a responsabilidade é do senhorio.
  5.  # 6

    FD

    Infelizmente aqui as coisas é que deixam de ser simples, porque nesta situação dúbia, o proprietário/senhorio vai muito possivelmente alegar que foi o inquilino que lhe pôs peso excessivo dentro ou que se pendurou nos armários ou ... para não ter de accionar o seguro ou cobrir as despesas.

    Eu digo isso porque já tive chatices desse género com o senhorio e ele fugiu sempre à responsabilidade.

    Se a sofia_laura for inquilina, contacte o senhorio e exponha a situação e o que ocorreu a ver se ele assume a despesa ou acciona o seguro. Se não o quiser fazer, bem... ou muda de casa ou paga as despesas pelo seu bolso e depois mete um processo ao senhorio. Penso que não há mais alternativas.
    •  
      FD
    • 18 julho 2011

     # 7

    Colocado por: mar_juo proprietário/senhorio vai muito possivelmente alegar que foi o inquilino que lhe pôs peso excessivo dentro ou que se pendurou nos armários ou ... para não ter de accionar o seguro ou cobrir as despesas.

    Nesse caso terá que o provar. Se não tem provas, não pode dizer que foi o inquilino...
  6.  # 8

    Se isso acontecer a um armário novo que nunca foi utilizado, podemos pensar que foi erro de fabrico e aí, quem o comprou, ou seja, o proprietário, terá um pouco de responsabilidade e pedir contas ao fabricante.
    Em contrapartida, se o armário que ainda está em bom estado, e que foi utilizado durante bastante tempo, um dia cai, que culpa terá o construtor ou o proprietário? Será certamente culpa de quem o utiliza.
    Agora se o armário já está velho e a cair de podre, cabe ao inquilino pedir ao senhorio para o substituir. Se não o fizer e ele acabar por cair, também não pode culpar o senhorio.
    Parece-me que as pessoas têm que se responsabilizar pelos erros que cometem.
    Compreendo que é muito fácil serem os outros a pagar, mas parece-me que o senhorio não pode ser sistematicamente responsabilizado pelos erros de quem habita a casa.
    •  
      FD
    • 18 julho 2011

     # 9

    Colocado por: nogueiraSerá certamente culpa de quem o utiliza.

    Colocado por: nogueiraCompreendo que é muito fácil serem os outros a pagar, mas parece-me que o senhorio não pode ser sistematicamente responsabilizado pelos erros de quem habita a casa.

    Na minha opinião, não. O arrendatário não pode em ocasião alguma ser responsabilizado pela falta de qualidade de um bem que não comprou, nem escolheu.

    Se o arrendatário colocar no armário um elefante, sim, deve ser responsabilizado, porque não é expectável que um armário sirva para guardar elefantes.
    Se o arrendatário colocar no armário livros ou loiças, não deve ser responsabilizado, porque é expectável que um armário sirva para guardar livros/loiças.
    É tudo uma questão de expectativas e uso responsável.
  7.  # 10

    Se durante um certo lapso de tempo o armário foi de boa qualidade, como é que é possível que dum momento para o outro deixe de o ser?
    Entende-se se isso acontecer quando o armário é novo, agora passados dois ou três anos, como é que se pode dizer que deixou de ter qualidade?
    Também estou de acordo que ninguém vai colocar elefantes num armário, agora se colocar tijolos, barras de ferro ou se deixaram as criancinhas brincarem com eles, ou outra coisa do género, isso pode muito bem acontecer e ninguém pode alegar que a qualidade passou a ser inferior.
    •  
      FD
    • 18 julho 2011

     # 11

    Colocado por: nogueiraSe durante um certo lapso de tempo o armário foi de boa qualidade, como é que é possível que dum momento para o outro deixe de o ser?

    Pelo uso e pela acção do tempo? Se fosse como diz, desde que nos primeiros anos não desse problemas, tudo durava eternamente, ou não?
  8.  # 12

    Os móveis de cozinha compram-se para que durem muitos anos e para que não tenham que ser substituídos ao fim de meia dúzia de anos, a menos que tenham defeito, mas isso nota-se logo ao fim de pouco tempo de estarem instalados.
 
0.0168 seg. NEW