Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Descobri este fórum há dias, e tenho estado a absorver informação. Como planeio construir em breve tem sido sem dúvida muiíssimo útil. Desde já os meus agradecimentos a todos os que tornam possível este espaço.

    Pretendo construir uma garagem (e uma divisão para home cinema), mas tenho algumas dúvidas no que toca à área de construção. Comprei um terreno adjacente à minha casa, que tem uma casa antiga em ruínas, e depois de muitas dúvidas decidi construir a garagem nesse local, à face da rua.

    Elaborei um modelo 3D para mostrar a implantação. Podem vè-lo no Youtube aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=Lpoy90ck_yU

    Nesta imagem pode ver-se a construção existente, e na figura de baixo onde gostaria de construir a garagem (área em laranja).

    http://imageshack.us/photo/my-images/808/projectobase.jpg/

    Será que me depararei com alguma limitação ou problema por ter o prédio encostado?
    Agradeço todos os comentários e conselhos.
  2.  # 2

    acho que pode muito bem marcar uma reunião na camara, nem precisa para já de ter projectista, para ter uma informação sobre o que pretende, quais os alinhamentos, a cercea a cumprir ( altura da edificação) e mesmo a função que pretende dar a esse lote.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_silva
  3.  # 3

    Colocado por: c_silvaSerá que me depararei com alguma limitação ou problema por ter o prédio encostado?

    em principio terá de cumprir com o limite posterior do edifico vizinho, ou seja não pode ir tanto como está a ir com a mancha laranja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_silva
  4.  # 4

    Muito obrigado pelos posts. Realmente uma reunião na camara poderia ser bem útil. Queria evitar esse transtorno para já, mas se calhar vale a pena mesmo.

    Colocado por: Fernando Gabriel Arq
    em principio terá de cumprir com o limite posterior do edifico vizinho, ou seja não pode ir tanto como está a ir com a mancha laranja.

    Já tinha pensado que talvez pudesse ir apenas até esse limite. Já agora, é habitual essa linha ser marcado pelo R/C, ou será que estruturas noutros andares também contam? Neste prédio as marquises (enfim, mas em alvenaria) estão um metro mais avançadas que o R/C.

    Não queria abusar, mas se me permitem aproveito para colocar duas outras questões que hoje me surgiram.

    2. Neste tipo de construção, ao lado da habitação, existem normas que obriguem a ter, por exemplo, um WC? Imagino que não, mas neste país por vezes há coisas estranhas...

    3. Nas imagens que coloquei não é visível, mas a minha casa (azul) tem uma janela no WC do R/C, que dá para o terreno onde pretendo construir os arrumos. Ou seja, ficaria a dar para uma divisão fechada (ou a garagem, ou a sala home-cinema). Será habitual autorizarem tal coisa? Ou existirão soluções técnicas que permitam ultrapassar esta dificuldade sem grandes custos?

    Mais uma vez o meu obrigado pela disponibilidade.
  5.  # 5

    c_silva, além da informação na CÂmara. tem de se munir de um gabinete projetista para lhe elaborarem os projectos, durante a prestação desse serviço verá as suas dúvidas esclarecidas com a devida fundamentação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_silva
  6.  # 6

    Sim, eu sei que um projectista é inevitável. E aliás, tenho já um em vista, do qual tive boas referências. Mas julgava qye existissem regras especificas relativamente ao que perguntei.

    Para a maior parte das pessoas provavelmente esta fase é penosa, mas como gosto de trabalhar com modelação 3D, dá-me um especial gozo ir explorando as diversas possibilidades que poderei ter, e fazer vários modelos, até perceber bem aquilo que mais me agrada e/ou funcionaria melhor.

    Esse era pelo menos o que tinha em mente, e só então depois disso iria ao gabinete de arquitectura.
  7.  # 7

    Colocado por: c_silvaJá tinha pensado que talvez pudesse ir apenas até esse limite. Já agora, é habitual essa linha ser marcado pelo R/C, ou será que estruturas noutros andares também contam? Neste prédio as marquises (enfim, mas em alvenaria) estão um metro mais avançadas que o R/C.

    se quer aproveitar esse metro terá de fazer o mesmo, ou seja o r/c do vizinho é que conta


    Colocado por: c_silva2.Neste tipo de construção, ao lado da habitação, existem normas que obriguem a ter, por exemplo, um WC? Imagino que não, mas neste país por vezes há coisas estranhas...

    não
    desde que a casa a que esse anexo"" pertença tenha wc não há problema

    Colocado por: c_silva3.Nas imagens que coloquei não é visível, mas a minha casa (azul) tem uma janela no WC do R/C, que dá para o terreno onde pretendo construir os arrumos. Ou seja, ficaria a dar para uma divisão fechada (ou a garagem, ou a sala home-cinema). Será habitual autorizarem tal coisa? Ou existirão soluções técnicas que permitam ultrapassar esta dificuldade sem grandes custos?

    em principio só terá de garantir ventilação a esse mesmo wc, ou seja ou ficar sem janela perde tambem a sua ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_silva
  8.  # 8


    em principio só terá de garantir ventilação a esse mesmo wc, ou seja ou ficar sem janela perde tambem a sua ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:c_silva

    Muito obrigado pelo seu post, sr. Fernando Gabriel. Mas já agora, posso pedi-lhe se pode por favor esclarecer esta sua frase acima? Não a compreendo totalmente.

    Colocado por: Fernando Gabriel Arq
    se quer aproveitar esse metro terá de fazer o mesmo, ou seja o r/c do vizinho é que conta

    Caramba, estava a contar com esse metro extra. Nos modelos 3D com que me tenho entretido ultimamente usei em todos esse espaço. Back to the drawing board.

    Uma última questão... esse limite é imposto pela câmara, ou seria possível que por exemplo os vizinhos dos 2 apartamentos afectados concordassem com esse metro extra? (porque como existe um muro com mais de dois metros, o impacto seria quase zero. poderia pedir-lhes algum tipo de declaração, talvez?)

    Obrigado novamente.
  9.  # 9

    Colocado por: c_silva
    Muito obrigado pelo seu post, sr. Fernando Gabriel. Mas já agora, posso pedi-lhe se pode por favor esclarecer esta sua frase acima? Não a compreendo totalmente.


    c_silva,
    Os wc devem possuir ventilação natural ou mecânica (forçada). Usualmente, e o mais comum, pelo menos o mais básico, é ter uma janela que serve de saída das "correntes de ar". Isto é importante para que não se depositem cheiros e gases no wc, e mesmo para prevenir a humidade que nestes locais é mais severa devido á utilização "massiva" de águas quentes.
    Assim, ao por uma divisão na zona da janela vai estar a "cortar" o percurso do ar...isto é, o ar chega à wc e não tem por onde sair Isto porque se você admitir que essa janela vai ficar estanque após a construção da divisão já que o fluxo de ar deve ser sempre salas/quartos -> wc/cozinhas...e nunca salas/quarto->wc->sala....).
    Logo a solução será talvez aproveitar essa janela para fazer ventilação forçada com um exaustor de ar e canalização desde essa janela a subir até ao exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_silva
  10.  # 10

    Para ventilar a casa de banho não precisa necessariamente de ter uma janela, o que não faltam são casas de banho interiores, sem janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_silva
  11.  # 11

    Sim, mas a janela está lá...e fica muito mais económico aproveita-la para fazer um ventilação forçada com tubagem até ao exterior pela zona da construção nova do que afazer a tubagem pelo tecto do wc...A não ser que por cima do wc exista logo a cobertura, e esta seja inclinada, em telha, neste caso fica mais fácil a abertura de orifício para instalação dos dispositivos de ventilação pelo tecto (digo eu).
  12.  # 12

    Obrigado. Fiquei esclarecido.
    Vou equacionar o que fazer.
  13.  # 13

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqem principio só terá de garantir ventilação a esse mesmo wc, ou seja ou ficar sem janela perde tambem a sua ventilação.

    Colocado por: c_silva
    Muito obrigado pelo seu post, sr. Fernando Gabriel. Mas já agora, posso pedi-lhe se pode por favor esclarecer esta sua frase acima? Não a compreendo totalmente.

    se tirar a janela fica sem ventilação logo terá de a repor artificialmente"", mecanicamente.

    Colocado por: c_silvaUma última questão... esse limite é imposto pela câmara, ou seria possível que por exemplo os vizinhos dos 2 apartamentos afectados concordassem com esse metro extra? (porque como existe um muro com mais de dois metros, o impacto seria quase zero. poderia pedir-lhes algum tipo de declaração, talvez?)

    não me parece neste caso, mas pergunte junto do departamento de urbanismo.
 
0.0175 seg. NEW