Estou a planear fazer obras num apartamento antigo e terei que escolher uma solução para aquecimento das águas. Ora, dado haver alguma variedade de escolha tanto em tipo de solução como em dimensionamento, estou algo indeciso.
O apartamento em si é um T3 com dois WC. Actualmente será para duas pessoas mas uma solução "de futuro" tem que ser ponderada; Por um lado, a família pode aumentar e por outro é necessário deixar em aberto a hipótese de albergar pessoas de vez em quando. Aquecimento solar não é de instalação viável. Há acesso a gás natural. Dou preferência a soluções mais sustentáveis (não me importo de pagar um pouco mais pelo equipamento se for mais eficiente) Gostei da hipótese de recirculação de água que li algures, embora esta não possa ser aplicada em todos os sistemas. Tenho nisto também outra dúvida: o apartamento tem gás instalado e esquentador. Foi-me dito que se escolher um sistema que use gás natural, este terá que ser instalado no local onde está o antigo, devido à "fuga" que ali se encontra. É isto assim? Não existem soluções viáveis e funcionais que me permitam mudar a localização do esquentador/caldeira a gás, por exemplo?
Dentro destes parametros, que soluções se apresentam mais vantajosas/aconselhaveis?
Eu recentemente remodelei um apartamento em que coloquei uma caldeira a gás, que fazia a distribuição de água para os radiadores e para um depósito junto dos wc. O sistema de águas sanitárias era um circuito fechado, com recirculação e com o apoio do depósito, em que o cliente abra a água quente e passados 2 segundos tem água bem quente... Quanto ao aquecimento, foram colocados radiadores em toda a casa, dimensionados por mim e posso lhe dizer que nos dias de maior frio, conseguia-se ter umas temperaturas óptimas dentro de casa...é claro que foram colocadas umas janelas novas xpto, evitando assim algumas perdas. Quanto à localização da caldeira, pode coloca-la em qualquer lado, tem de ter é um tubo directo ao exterior, por vezes se optar pela fuga, pode ser uma pior opção, pois tem de enviar um tubo directo pela chaminé acima. o ideal é colocar dentro do móvel junto à parede exterior, assim é só abrir um furo, no meu caso coloquei junto à porta de entrada e tive de colocar um tubo de 6 metros por cima do tecto falso até ao exterior. Por isso pode colocar a caldeira em vários sítios, é claro que há uns melhores que outros (quanto mais longe, mais caro)...
Se é só para aquecer as águas sanitárias, um esquentador deverá chegar (e é mais económico que outras soluções com depósito, válvula termostática, etc.).
Estas outras soluções são, seguramente, mais confortáveis. Podem até consumir menos água - mas o que gastar a mais de água com esquentador custará muito menos que a energia que desperdiçará com caldeira+depósito (e deve ser menos ecológico desperdiçar energia que desperdiçar água). Mas estas são sempre mais dispendiosas que o esquentadorzinho.
A localização da fuga pode condicionar a localização da caldeira/esquentador, sim. Não estou a ver que os seus vizinhos gostem de ver um furo na fachada a expelir fuligem, ou uma chaminé em inox pendurada na fachada até à cobertura do edifício... Mas (consoante o pé-direito da cozinha) poderá ficar uns «centímetros» - às vezes «metros» - afastada/o da fuga. Além disso, por lei, não pode estar «em cima» da placa do fogão.
Como eu disse antes no outro seu tópico, a «sua» cozinha exige um belo de um estudo pormenorizado.
Aproveitar o gás (sugestão do Sr. Eng.º Santos) para aquecer a casa através de radiadores, exige um projecto (localização dos radiadores) feito com muito cuidado, pois condicionará definitivamente a disposição de todo o mobiliário na casa.