Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas

como já falei noutros sitios, tenho no 1º andar tectos falsos em madeira, sem placa, e como isolamento só tinha o rowlfmate (n sei se escreve assim), em janeiro 2010 comprei um "material" isolante térmico e acustico no aki, barato..., para experiência coloquei em metade do telhado,inclinado, por cima do tal rowlfmate, pus as tiras de "beirado a beiradoE e preguei nas pontas com uma ripa, tentei isolar ao máximo mas houve sitios de dificil acesso porque em alguns sitios os barrotes do forro tão mt subidos ao telhado...ainda assim parecia ter melhorado ouvia menos a chuva e em dias de vento nas divisões que tinham tava-se melhor, nas outras parece que entrava uma pequena arajem

este inverno, em alguns dias que não dava para arejar a casa, que a mulher é muito exigente nisso, ela queixava-se que quando subia as escadas parece que tinha um cheiro estranho a humidade, mas o unico bolor que apareceu foi atrás das comodas e dos quadros e mt pouco

agora com o calor e arejando a casa todos os santos dias lá tava ela a chatear com o cheiro...

ontem fui lá acima do telhado, o forro e barrotes tão como novos,e o rowlfamate tambem, com montes de pó claro, mas o tal material apresenta umas manchas de pingos...será que aquilo provocou condensação nas telhas? é que de chuva não me parece senão tava pior...acho eu

vou colocar aqui umas fotos e agradeço sinceramente uma opinião de quem está habituado a estas coisas, de qualquer modo já arranquei aquilo tudo
      7.jpg
  2.  # 2

a foto da de cima era a marca maior
      10.jpg
  3.  # 3

e mais outra...e o material tava todo mais ou menos assim
      9.jpg
  4.  # 4

Isso é a parte que está virada para ciam ou para baixo? ou está assim dos dois lados?
  5.  # 5

Colocado por: kugu_eluIsso é a parte que está virada para ciam ou para baixo? ou está assim dos dois lados?

esta parte é a que está virada para cima, do outro lado nem tem esta pelicula, é tipo uma "esponja", já percebi que o produto é uma porcaria...mas o que pode ter provocado isto? infiltrações das telhas? acho que não...senão o mal seria maior e teria repassado para os tectos não?
  6.  # 6

Tem tela pára-vapor? em que zona?
    O problema poderá ser que esse isolamento funcione como para vapor e os vapores que se libertam da casa fiquem ai presos humidificando na zona mais fria.
    Das telhas poderá não ser já que antes de por esse material o seu roofmate não apresentava os mesmos problemas, suponho.
  7.  # 7

Colocado por: kugu_eluTem tela pára-vapor? em que zona?
    O problemapoderáser que esse isolamento funcione como para vapor e os vapores que se libertam da casa fiquem ai presos humidificando na zona mais fria.
    Das telhas poderá não ser já que antes de por esse material o seu roofmate não apresentava os mesmos problemas, suponho.

chama tela paravapor a esta coisa que pus na foto? sim isto tinha em metade do telhado...dois quartos, corredor e vão escadas
    o roofmate tá bom, a unica coisa que vejo é nesta tal "tela" ou lá que é

mas o que parece é que é alguma coisa que pinga por cima...e destroi aquela pelicula cinzenta

obrigado
  8.  # 8

será que essa tela provoca condensação?
  9.  # 9

Colocado por: gfrmartinsserá que essa tela provoca condensação?

era o que gostava de saber... mas como?...nas telhas? porque parece que pingou por cima e estragou aquilo que reveste...

podem dar-me nas orelhas que o produto não prestava...ok aceito...mas quando o pus não vinha aqui ao forum:)

obrigado
  10.  # 10

Tela para vapor será algo que coloca anterior ao isolamento térmico (de baixo para cima) para impedir que o vapor de água condense na zona fria.
    O que pode acontecer por exemplo, como a temperatura é inferior nas telhas, e superior no interior de sua casa, o vapor sobe, passa o isolamento e ao bater nas telhas frias condensa e pinga sobre esse material. Isto é uma hipótese. Agora falta saber se tem ou não tela para vapor, se as suas telhas não deixam o vapor sair antes de o condensar...Pode também ser esse material que seja impermeável ao vapor na camada superior e ai se concentrem as humidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.paulo
  11.  # 11

vou descrever o que lá está de baixo para cima a ver se ajuda..

forro em pinho inclinado como o telhado
    barrotes em pinho onde está pregado o forro
    placas de roofmate assentes nos barrotes (mas soltas..)

para melhorar o isolamento tive a infeliz idéia de exprimentar essa "tela", que prendi com uma ripa numa ponta do telhado, passei por cima da parede que divide os quartos e voltei

por cima vigas e barrotes em cimento e tenha lusa
  12.  # 12

http://www.aki.pt/2009/index.php?id=346&tbl=registos&id2=801

tou passado

não conseguia encontar o produto no site do aki, liguei para lá e depois de muita explicação lá se percebeu.................
    aquela porcaria é para o chão flutuante.............e aqui o nabo acreditou que era para o tecto...........

com estes dados já alguem esncontra explicação para aquelas manchas de agua?

epa se soubesse quem me vendeu aquilo
  13.  # 13

E que tal uma foto?
    Mas pelo que estou a ver não tem para vapor, logo o vapor passa-lhe o roofmate (e aqui preciso de confirmação)....sendo esse material, que acrescentou, esponjoso também via deixar passar o vapor, agora essa película cinza é que pode ter problemas, pode ser impermeável ao vapor (pelo menos à agua devia de ser.....) ficando ai um bom local para a condensação, com o calor essa película fractura (ou não) e com a humidade depois é só esperar pelos fungos...as telhas, na parte interior (considerando que depois deste isolamento que comprou havia por cima apenas as telhas) apresentam também manchas de humidade?
  14.  # 14

Pronto...a película cinza é anti-vapor certamente...para o chão esse sistema já funciona porque a impermeabilidade ao vapor está localizada na parte quente do isolamento.
  15.  # 15

Colocado por: m.paulocom estes dados já alguem esncontra explicação para aquelas manchas de agua?

são manchas originadas pela condensação normal das telhas, a tela absorve a agua e com o tempo vai criar fungos, advindo o cheiro a mofo e humidade,

solução: arrancar essa esponja,
  16.  # 16

arranquei tudo ontem quando vi as manchas, vi logo que não devia ser coisa boa

ó jorgealves mas é normal as telhas irem "pingando", é que sempre tive só o roofmate um pouco abaixo das telhas, em cima dos barrotes do tecto falso,
    sem esta porcaria que tirei, essa pingas evaporam sem fazer danos certo?

epa ajudem lá este nabo que de tão desoreentado só me apetece bater com a cabeça na parede..a minha e a de quem me enfiou este barrete
  17.  # 17

Colocado por: m.paulomas é normal as telhas irem "pingando", é que sempre tive só o roofmate um pouco abaixo das telhas, em cima dos barrotes do tecto falso,
    sem esta porcaria que tirei, essa pingas evaporam sem fazer danos certo?

certo, e não tendo a esponja a absorver e reter no interior a agua, deixa de existir problema.
  18.  # 18

Ponha uma tela para vapor por baixo do roofmate....o seu telhado é arejado?
  19.  # 19

o jorge obrigado

e eu a pensar que isto ia melhorar o isolamento para os meus ricos AC ....sorte que a mulher andava sempre a brir tudo para arejar

assim derepente alguma coisa para melhorar o isolamento...barata e boa?

pessoal tão á vontade para usar isto como piada com os vossos amigos.................................
  20.  # 20

Colocado por: m.pauloassim derepente alguma coisa para melhorar o isolamento...barata e boa?

Colocado por: m.pauloplacas de roofmate assentes nos barrotes (mas soltas..)

tapar as "juntas" ou espaços abertos com espuma de poliuretano, usar pouco porque quando expsnde pode levantar as telhas e é pior a emenda que o soneto,

0.0192 seg. NEW