Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    As barragens são uma forma retrógrada e extremamente cara de obtenção de energia eléctrica.Com a construção de barragens potencia-se o desaparecimento de espécies endógenas e a erosão costeira...para além de se ter que realojar aldeias inteiras por vezes
    A destruição de habitats como o Rio Sabor (único rio selvagem remanescente na Europa!)Não impede a realização de obras públicas que produzem pouca electricidade(e cara!) em relação ao investimento nas ditas energias limpas---eólica e solar!
    Ninguém se parece preocupar, mesmo quando estas questões são levadas aos meios de comunicação social...
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, ?, JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha
  2.  # 2

    As barragens matam os peixinhos, as éolicas matam os passarinhos, a nuclear é perigosa...O que não faltam são associações a defender a protecção de tudo...mas...e alternativas?...uma coisa é certa, quando todos chegam a casa querem ligar o interruptor e ter luz...Apesar de todos estarmos a pagar bem a factura, as renovaveis em Portugal até seguem a bom ritmo...Isto quando não aparece um iluminado a parar uma barragem por causa dumas gravuras...É tudo politica...e a politica matou o Pais...

    A questão é ponderar os sacrificios...mas, como em tudo, mentalizem-se que serão sempre precisos...
    Concordam com este comentário: NELSON SANTOS
    • eu
    • 16 julho 2011

     # 3

    Eu discordo. As barragens são essenciais, não só para gerar electricidade limpa, diminuindo as importações de gás natural, mas também para gerir a água doce, que é um bem cada vez mais precioso.
    Concordam com este comentário: Riscador, joni, r_m_f_f, TZW
  3.  # 4

    Alqueva produz 240MW - Custou 1800 Milhoes Euros - 7,5Milhoes por MW

    https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/572010/1/Tese_1.pdf
    http://alqueva.no.sapo.pt/introducao.html


    Eolica - Actualmente o custo de MW - 1.8 Milhoes de Euros (geradores sao mais evoluidos)

    "O elevado custo fixo inicial de um aerogerador significa também que é imprescindível maximizar a utilização do equipamento, por exemplo através de uma boa manutenção para garantir uma longa vida útil. Mas também, naturalmente, que é importante colocar os aerogeradores nos sítios onde há mais vento, já que o equipamento custará o mesmo e produzirá muito mais energia, ou seja, cada unidade de energia será muito mais barata."

    http://www.eneop.pt/subcanais_n1.asp?id_subcanal_n1=178&id_canal=110

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=472066

    MAs existem aqui muitos "senãos"... quanto vale ter reserva de agua e desenvolvimento de uma região, aos varios niveis.... agricultura, turismo...

    Quanto vale a manutênção dos eolicos por ano VS a manutencao das barragens?

    Quanto tempo "dura" um eolico... VS tempo vida de uma barragem?

    Depois... no investimento do Alqueva... parece-me ter ficado mais dinheiro no pais, do que comprar aerogeradores que vêm nao sei de onde... provavelmente alemanha ou frança... que crescem nossa custa e têm ouzadia de dizer que "esbajamos" dinheiro!

    - De facto por vezes esbanjamos - :)

    Alem disso alqueva terá sido caso particular em termos de custos...

    Alto do Lindoso - 370 Milhoes de Euros - 317 MW - 1.16 Milhoes por MW

    http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/barragem.htm

    Parece-me que o que mais custou no alqueva foi o atraso da obra... Teria custado menos, ja teria sido desenvolvida a região, e tinhamos estado um pouco menos dependentes do petroleo nestes ultimos anos.

    Atenção que as barragens devem-se analisar por fornecimento de MWh... assim como os eolicos... (por vezes nao existe vento e a produção é zero)... mas nao pretendia fazer nenhum estudo cientifico e nao tenho esses dados!

    Barragens ainda serão tidas em conta por muitos e muitos anos... Eolica so vem complementar...

    Quanto a estudos... Conseguem-se encomendar á medida de cada um... Já aprendemos isso com Ota - Alcochete...

    Interessante é o facto que provavelmente nem Ota nem Alcochete e o mais certo é começar tirar proveito de outros aeroportos o tal Portela + 1... Interessante não é?
  4.  # 5

    Tanto investimento público... mas a eletricidade sempre a subir...e os lucros a irem para os bolsos de quem comprou muito barato tendo em conta a rentabilidade.
    • joni
    • 20 agosto 2015

     # 6

    As barragens são um método ecológico, se tivermos em conta as alternativas, agora ja existe é pouca potencialidade de expansão das mesmas em Portugal, optando-se, por isso, na renovação por sistemas mais eficientes nas barragens, com a remodelação das já existentes.
    O problema inicial, não só em Portugal, foi que quando se fazia estudos de impacto ambiental a uma barragem, fazia -se á barragem em particular, nao as sucessivas num rio, por isso não se via os problemas em grande escala. E contudo, Portugal é dos paises com mais controlo e preocupação aquando da construção de barragens.

    As eólicas, também são extremamente eficientes, a garantirem retorno financeiro a partir do terceiro ano de instalação e retorno do investimento no quinto ano. o problema é que a localização tem que ser especifica, e alguns dos sítios em Portugal com vento suficiente para o funcionamento eficiente são demasiado caros, nao permitindo a sua instalação. E algumas das melhores industrias a nivel mundial para a produção de eólicas encontram-se sediadas em Portugal

    A solar.. fotovoltaica..... por enquanto é para esquecer. Portugal, entre outros países, para promover a sua expansão, ofereceu vários incentivos fiscais, mas o pior de todos foi comprar a electricidade produzida a um preço superior ao do que ela era comercializada. por exemplo, imaginemos o Kw a 0,13 € para o consumidor, o estado pagava 0,34 ao produtor, ou seja, perdia 0.20 por kw, e mesmo assim o retorno financeiro para micro produtores so chegava ao fim de aproximadamente 20 anos. So recentemente se viu que tal medida em vez de ajudar so estava a viciar o mercado, ao retirar dinheiro que podia ser investido em investigação e melhoramento da eficiencia dos painéis para os tornas competitivos,e a influenciar o preço de mercado da energia pela negativa.
  5.  # 7

    As energias renováveis são uma falácia!

    Por cada kW instalado em energias renováveis (sendo em Portugal a eólica a mais comum) é necessário 1 kW de outra fonte (em Portugal hidrica ou termo).
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  6.  # 8

    Colocado por: LuisPereira
    1. Por cada kW instalado em energias renováveis (sendo em Portugal a eólica a mais comum) é necessário 1 kW de outra fonte (em Portugal hidrica ou termo).


    então mas mais vale ter 1kW de energia limpa e 1kW de energia "suja", do que ter 2kW de energia "suja", não?
    Concordam com este comentário: ACPCastro
  7.  # 9

    Colocado por: valtores

    então mas mais vale ter 1kW de energia limpa e 1kW de energia "suja", do que ter 2kW de energia "suja", não?


    Não é bem assim...
    Se as necessidades de consumo são de 2kw é necessario ter disponivel sempre 2kw.
    Se tiver 1kw de eolica e 1kw de termoelectrica quando nao houver vento medade dos consumidores não têm energia.
    Sempre que uma rede aumenta a capacidade eolica tem de garantir disponibilidade da mesma potencia em energia que não seja passivel de flutuação.

    Se me disser, que enquanto a eolica está a produzir não estamos a queimar carvão... sim,, é verdade.
    Eu também apoio as energias renováveis, o ponto que estava a fazer aqui é a de demonstrar que as renováveis não vão eliminar as restantes.
    Por cada 1kw de renovavaveis temos d eter disponivel 1kw das ourtas.
  8.  # 10

    As barragens podem destruir ecosistemas mas fazem falta, poderia estudar-se se é preciso fazer uma enorme barragem ou pequenas barragens ao longo do percurso de um rio, várias barragens até se podia chegar ao custo total de uma mas haveria varias comportas a produzir energia e ao mesmo tempo potenciava-se a rega para mais zonas.
    Depois temos o problema Portugal, o alqueva foi e é uma enorme "coisa" mas a rega só hoje em dia está a fazer os seus efeitos com canais bem feitos embora os espanhois da parte deles já usufruam água acerca e 7 anos ou mais.

    Deveriamos apostar na energia das ondas projeto começado mas logo abandonado em peniche salvo erro com a colaboração de uma universidade portuguesa.

    De resto a energia é um negocio e como tal não importa se polui, se destroi ou se faz pessoas mudar de casa, infelizmente não é um problema só nosso é geral em todo o planeta e será o Homem a dar cabo disto tudo, cada vez me resta menos duvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  9.  # 11

    Colocado por: Alexandre SilvaTanto investimento público... mas a eletricidade sempre a subir...e os lucros a irem para os bolsos de quem comprou muito barato tendo em conta a rentabilidade.


    É um negócio da China!!!
    Concordam com este comentário: JPN761
  10.  # 12

  11.  # 13

  12.  # 14

    Colocado por: Alexandre SilvaNovas barragens vs mineração...

    http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/barragens-no-tamega-impedem-acesso-a-litio


    Dos males, qual o pior.
  13.  # 15

    Nenhuma barragem é ecológica.
    • eu
    • 17 junho 2017

     # 16

    Colocado por: macalNenhuma barragem é ecológica.

    Nenhuma atividade humana é ecológica.
  14.  # 17

    Colocado por: eu
    Nenhuma atividade humana é ecológica.


    Não sejamos tão radicais!

    O CO2 entra na reacção da fotossíntese.
  15.  # 18

    Colocado por: Anonimo06082021

    só as dos Castores.....https://www.google.pt/search?q=castor+barrage&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiwtJzas8LUAhUU_2MKHafxCrsQ_AUICigB&biw=1600&bih=721
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Os peixes não serão da mesma opinião!
  16.  # 19

    À uns tempos vi um documentário sobre o Rio colorado, se não estou em erro cerca de 90%da água é desviada do Rio através de barragens impressionante é a parte do fim onde mostrando com um pequeno curso de água mesmo minúsculo a tentar chegar ao mar no delta coisa k não acontece porque simplesmente seca antes de má chegar
    • TZW
    • 19 junho 2017

     # 20

    Colocado por: Sergio RodriguesÀ uns tempos vi um documentário sobre o Rio colorado, se não estou em erro cerca de 90%da água é desviada do Rio através de barragens impressionante é a parte do fim onde mostrando com um pequeno curso de água mesmo minúsculo a tentar chegar ao mar no delta coisa k não acontece porque simplesmente seca antes de má chegar

    Se chegarem com o mesmo caudal com que nascem menos mal, houve tempos que o Douro chegava ao mar potenciado, agora nem tanto...
 
0.0232 seg. NEW