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  1.  # 61

  2.  # 62

    Colocado por: Jorge Rochahttp://bragaporto40minutos.blogspot.com/2011/02/portugal-perdeu-43-dos-passageiros-de.html


    Colocado por: branco.valterEnquanto nós estamos a discutir se deve-se ou não construir, em Espanha fecharam 2 linhas por falta de viabilidade financeira.

    Eu concordo com a construção de uma linha que ligue o Porto à Galiza em condições, eu concordo com a construção de uma linha que ligue Sines a Lisboa e a Espanha em condições.

    TGV?! Para quê?


    Agora que se apostou nas auto-estradas vai ser complicado em convencer o pessoal a voltar a usar os comboios. Eu quando andei na tropa tinha que usar os comboios e digo-vos que havia muitas composições que mais pareciam tiradas de um filme de cowboys de tão velhos.

    Isso não quer dizer que eu seja contra os comboios, apenas que é preciso dar uma grande volta à CP e restruturá-la. É preciso fazer umas quantas linhas que a meu ver são essenciais para o país, modernizar as composições que estão a ficar muito velhas e acima de tudo parar de fazer auto-estradas como quem planta couves.

    Em momento algum vejo qualquer necessidade para criar um novo elefante branco que é o TGV.
    • jma
    • 21 julho 2011

     # 63

    Colocado por: branco.valterEnquanto nós estamos a discutir se deve-se ou não construir, em Espanha fecharam 2 linhas por falta de viabilidade financeira.



    O que afirma não é verdade. Em Espanha encerraram dois serviços de passageiros criados a ligar três cidades (Toledo, Cuenca e Albacete), sem necessidade de transbordo em madrid, e que não tem procura... não tem nada a ver com a construção de novas infraestruturas ferroviárias (de alta ou baixa velocidade)...
    • eu
    • 21 julho 2011

     # 64

    Se o TGV é um bom negócio, então os privados que o financiem, construam e explorem à vontade...

    Com o meu dinheiro... não obrigado.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, branco.valter, poiosbrancos
  3.  # 65

    Colocado por: jma

    O que afirma não é verdade. Em Espanha encerraram dois serviços de passageiros criados a ligar três cidades (Toledo, Cuenca e Albacete), sem necessidade de transbordo em madrid, e que não tem procura... não tem nada a ver com a construção de novas infraestruturas ferroviárias (de alta ou baixa velocidade)...


    JMA na prática é o mesmo, já que no final criou-se um serviço que não teve utilidade. Qual seria a rentabilidade do TGV em Portugal? Nenhuma. Seria como a CP ou pior. Já temos gastos em demasia, será que queremos aumentar ainda mais a divida que vamos passar para os nossos filhos?

    Gastemos o nosso dinheiro com coisas mais necessárias e úteis.
    • jma
    • 21 julho 2011

     # 66

    não, não é o mesmo.. a única coisa que aconteceu foi serviços directos passaram a ser novamente realizados com transbordo em madrid.... não é definitivamente a mesma coisa.
  4.  # 67

    Em seis meses, o serviço transportou apenas 2796 passageiros, quando, por exemplo, na linha Toledo – Madrid (onde se mantêm as ligações de alta velocidade) viajam diariamente, em média, 4100 pessoas. Um “desastre” que o presidente da Renfe, Enrique Urkijo, admitiu


    Responda-me uma coisa, num projecto destes, virá tudo de fora, os custos serão astronómicos, o que é que torna este projecto numa mais valia?

    O tempo? Temos o avião.

    O dinheiro? Temos bilhetes muito mais baratos de avião e em último caso temos auto-estradas que nunca mais acaba.

    A linha nem teria o traçado que nos interessava mais, os Espanhóis chegaram aqui e disseram é assim e mais nada e o "sô Sócrates" disse:

    - Sim senhor chefe não se fala mais nisso.

    Para mim os únicos que ficariam a ganhar em mais uma obra megalómana seria a Mota-Engil e companhia...
    • jma
    • 21 julho 2011

     # 68

    repare que nunca teci qualquer juízo de valor sobre a bondade do projecto. Apenas me limitei a constatar não ser verdade a informação que aqui transmitiu. E mantenho. A noticia completa (e não apenas esse excerto da noticia) confirma o que disse: não encerraram duas linhas, mas sim dois serviço. As cidades em causa não deixaram de ter AV. A ligação entre elas (Toledo, Cuenca e Albacete) é que deixou de ser directa.
 
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