Estive na feira nacional, onde vi um expositor de uma empresa chamada pinto e filho, com 3 cataventos (bombas eolicas) de tirar àgua, lindos lindos lindos. Já há algum tempo que não me sentia assim tão puto, feito parvo a olhar para para eles, como se de brinquedos gigantes se tratasse.
Impressionante o caudal de agua que aquilo consegue tirar . Fiquei tambem impressionado pelo facto de só o maior rodar quando está pouco vento. Provavelmente o maior diametro das pas tornam-no mais sensivel.
Lembrei-me logo deste tópico, uma coisa daquelas faz todo o sentido para um projecto destes de autosuficiencia.
Pergunta importante: Vale mais a pena ter uma bomba destas totalmente mecanicas, para bombear agua, ou um aerogerador conjugado com uma bomba electrica ?
http://www.abolsamia.pt/news.php?article_id=2438 (aqui podemos ver na foto em que o senhor esta encostado a uma estrutura verde de suporte de uma bomba destas (dentro da fabrica), que parece bem facil de fazer em casa, comprando apenas os ferros , ou então roubando um poste de alta tensão , os quais têm uma estrutura semelhante :P
Atenção, eu acho que esta solução é muito boa, mas das minhas memórias de infância onde havia um destes meninos havia barulho todo o dia. Será que este aspecto melhorou? Se assim for, porreiro, senão...é uma chatice!
Lá venho eu desenterrar o tópico! :P Na próxima segunda publico aqui umas fotos do sistema de rega "lá de casa",basicamente são 2 tanques, que servem de armazenamento, a água vem de uma mina, a 1KM de casa, é levada por mangueiras(que as vezes dão muitos problemas), o outro usa as sobras do tanque do vizinho, quando não vêm água do vizinho, mete-se a água a correr de um para o outro(Pela força da Gravidade)! Mas mesmo que não haja água da mina nem do vizinho, como já aconteceu quando foi o incêndio que ficou tudo queimado, e teve de ser reposto, existem 2 poços no quintal e estou a pensar arranjar uns painéis solares para meter a bomba(750W) a funcionar, e assim evitar chatices no verão quando a água não quer correr, ou porque ganha ar, ou porque está tapada..... Em relação ao seu sistema penso que a ideia de aproveitar a água das chuvas é sempre boa, não sei se tem uma parte do terreno mais alta que outra, ou se esta tudo nivelado, mas no "meu" existe desnível o que acaba por ser bom assim e só abrir a torneira e a água corre..
Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
Como tinha dito ficam aqui duas fotos que consegui tirar.. Onde estão as luvas, é uma pedra que foi colocada para lavar a roupa á mão.. Aqui da para ver a mangueira por onde corre a água, e a torneira por onde sai a água do tanque.. Da mina de onde vem a água, não tenho fotos, mas é a tradicional mina de água, são quase todas iguais, naquela a água é férrea, mas como a "ferrugem" na mina fica no fundo, e eu não a tenho a puxar do fundo, corre quase sempre limpa, os limos que se vêm é o normal, o raio da nespereira é que me enche o tanque sempre de folhas e nêsperas, mas como são boas e faz-me sombra, ainda lá está, mas já foi maior..! E com este, mais outro quase do mesmo tamanho, rega-se a horta toda durante o verão, e raramente se despejam...
Colocado por: branco.valterO que eu não dava para...
Parabéns!
Isto foi tudo "invenções" do meu avô, antigamente(40 ou 50 anos atrás) as mangueiras também eram mais caras, era tudo regado com a água dos poços tirada com a picota, nora, motor a petróleo.. Se quiser arranjo-lhe dois terrenos, um com poço, e só arranjar forma de tirar a água, e um com represa(charca) e só limpar com uma máquina, que está sem ser usada a muito e está cheia de lodo, a torneira corre pouco, depois de limpa e só abrir a torneira, e regar! :)
Só se muda-se para aí, porque de resto só mesmo em sonhos. O terreno dos meus pais não tem água, apenas os depósitos que eu fui arranjando ao longo dos tempos. De Verão é meio complicado...