Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde

    após uma tentativa disparatada de isolamento...vou expor o meu caso

    tenho uma moradia, cujo o 1º andar não tem placa de betão, ou seja as paredes foram subidas e em vez de sótão fizeram 1ºandar
    o que suporta as telhas são vigas, barrotes e ripas em cimento, telha lusa

    o tecto é em madeira pinho nacional, aplicado em barrotes pinho, não são nivelados, são inclinados como o telhado

    o unico isolamneto são umas placas de roofmate soltas em cima dos barrotes de madeira

    este fim tirei umas telhas e tentei pregar as placas de roofmate nos barrotes, mas não dá, 3 fiadas de telha para cada lado do espigão não saem e 2 acima do beirado tambem não...
    a madeira tá boa, mas tem para lá lixo e bicharada...uma porcaria

    como resolver isto de uma vez por todas e para durar?
    arranco o telhado e o forro de madeira e ponho uma placa e inclinada e depois o telhado?
    2º a madeira é realmente um bom isolamneto térmico e só preciso aplicar ali alguma coisa por baixo das telhas?

    não tenho muitos €€ para gastar mas secalhar andar a tentar improvisar, tambem não me aianta muito

    obrigado
      Imagem2_640x4002.png
  2.  # 2

    A madeira é bom isolamento térmico comparado com outros materiais estruturais. Quando se fala em bom ou mau, não se esqueça que são medidas relativas, e convém saber qual o objecto de comparação.
  3.  # 3

    Colocado por: kugu_eluA madeira é bom isolamento térmico comparado com outros materiais estruturais. Quando se fala em bom ou mau, não se esqueça que são medidas relativas, e convém saber qual o objecto de comparação.


    o objecto de comparação seria uma placa de betão...inclinada...

    úma vez que não consigo aceder às principais partes do roofmate para o prender, alguma medida tenho que tomar...senão lá vai o calor do AC..
  4.  # 4

    Nesse caso, placa betão vs placa madeira, em isolamento térmico ganha a placa de madeira.
    Nestas situações, algumas fotos ajudam sempre para que quem cá venha lhe dê algo mais concreto.
  5.  # 5

    Boas,

    Tenho um caso semelhante mas os barrotes e ripas são em madeira, eu para colmatar isso, coloquei lã de rocha entre os barrotes que sustentam as telhas, e preguei o roofmate aos barrotes. Nos cantos, coloquei espuma de polietileno espandido, para colmatar as falhas. Não é um trabalho muito profissional, nem muito bonito, mas como se trata de um sotão, pouco me importou. O resultado foi uma melhoria substancial em termos térmicos na casa toda. (vinha frio de cima no inverno e muito calor no verão - nem se podia lá estar).

    Optei por esta solução porque não quero gastar muito dinheiro, e porque como o telhado é comum com o visinho, não lhe posso mexer muito.

    Combinei com ele daqui por um ano mudarmos ambos o telhado comum. A opção que estamos a pensar tomar é colocar painel sandwish.

    Para o painel sandwish é só aplicar o painel sobre a estrutura que já tens e fixa-lo. Num dia tens todo o trabalho feito, e não tens de te preocupar com o peso que vais adicionar sobre a casa (algo que deverias pensar ao fazer uma placa ). Ganhas em tempo (num dia tens isso feito), e principalmente em termos térmicos. Com esta opção, adeus à telha lusa, não precisas dela.

    Tens ainda a opção de colocar o painel onduline, um pouco semelhante ao painel sandwish, e sobre ele colocas a telha.

    Esta é a minha opinião para melhorares isso rápido, ganhando em termos térmicos e acabamento, e com um custo provavelmente mais baixo. Agora o que precisas é de orçamentar isso tudo e ver o que mais se adequa ao teu bolso.

    Qualquer uma destas duas soluções é para durar muito tempo!

    Abraço,

    Pedro
  6.  # 6

    Colocado por: kugu_eluNesse caso, placa betão vs placa madeira, em isolamento térmico ganha a placa de madeira.
    Nestas situações, algumas fotos ajudam sempre para que quem cá venha lhe dê algo mais concreto.


    pensi numas fotos mas mesmo tirando umas telhas não se vê praticamente nada...é que eu não tenho sótão...é o logo o tecto dos quartos, não consigo entrar entre as telhas e o forro, em alguns sitios deve ter um palmo de altura entre a telha e o roofmate, mas vou ver o que cosigo
    obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: Papaleguas73Boas,

    Tenho um caso semelhante mas os barrotes e ripas são em madeira, eu para colmatar isso, coloquei lã de rocha entre os barrotes que sustentam as telhas, e preguei o roofmate aos barrotes. Nos cantos, coloquei espuma de polietileno espandido, para colmatar as falhas. Não é um trabalho muito profissional, nem muito bonito, mas como se trata de um sotão, pouco me importou. O resultado foi uma melhoria substancial em termos térmicos na casa toda. (vinha frio de cima no inverno e muito calor no verão - nem se podia lá estar).

    Optei por esta solução porque não quero gastar muito dinheiro, e porque como o telhado é comum com o visinho, não lhe posso mexer muito.

    Combinei com ele daqui por um ano mudarmos ambos o telhado comum. A opção que estamos a pensar tomar é colocar painel sandwish.

    Para o painel sandwish é só aplicar o painel sobre a estrutura que já tens e fixa-lo. Num dia tens todo o trabalho feito, e não tens de te preocupar com o peso que vais adicionar sobre a casa (algo que deverias pensar ao fazer uma placa ). Ganhas em tempo (num dia tens isso feito), e principalmente em termos térmicos. Com esta opção, adeus à telha lusa, não precisas dela.

    Tens ainda a opção de colocar o painel onduline, um pouco semelhante ao painel sandwish, e sobre ele colocas a telha.

    Esta é a minha opinião para melhorares isso rápido, ganhando em termos térmicos e acabamento, e com um custo provavelmente mais baixo. Agora o que precisas é de orçamentar isso tudo e ver o que mais se adequa ao teu bolso.

    Qualquer uma destas duas soluções é para durar muito tempo!

    Abraço,

    Pedro



    o pedro mas no seu caso tem sótão certo? e no meu caso não tenho sótão...subiram paredes e são aí os quartos, como o forro tá pregado não tou a ver como lá ir isolar...ainda para mais algumas telhas tem massa e não dá para sairem...talvez isso da sandwish fosse bom, mas parece que tem ter ventilação por baixo...
    obrigado.
  8.  # 8

    No meu caso é um sotão, sim, o que justifica a solução que lhe dei, uma vez que ele não serve para mais nada, apenas a contei para falar como cheguei às opções sandwish e subtelha.

    A mais indicada para si talvez seja o painel sandwish, pelo que sei não necessita de ventilação por baixo. Tem uma parte virada para o exterior, e na parte interior também se pode colocar um forro para tapar as vigas, por razões estéticas, como é a sua uma vez que são quartos. Possívelmente até dá para aproveitar a madeira que tem como forro.

    Isso de terem soldado as telhas não é mesmo nada bom, normalmente só nas últimas se coloca massa, provávelmente assim o fizeram para tapar os buracos para impedir o lixo de entrar, mas um dia que se parta uma telha, vai ser uma carga de sarilhos mexer nesse telhado.

    Caso opte pela placa eu pediria a alguém qualificado para avaliar se a estrutura da placa é capaz de suportar esse peso adicional, ou se é necessário criar sustentações adicionais.

    Se a Sua opção for manter o que já tem, mande a telha toda à vida. Dependendo da dimensão da caixa entre a telha e o forro, coloque lã de rocha+roofmate, ou só roofmate. Onduline no exterior para impedir a entrada de lixo, e telha por cima.

    Abraço,

    Pedro
  9.  # 9

    Na casa dos meus pais existem vários anexos e um telheiro em toda a frente da casa com painel Sanduíche de 5cm de espessura e o que posso lhe dizer é que tanto a nivel termico como acustico são mesmo muito bons.

    O telheiro foi colocado na frente da casa e por cima da janela do meu quarto e por acaso nessa noite choveu torrencialmente, pelo que eu acordei com o barulho da chuva a bater no alcatrão, mas não a sentia a bater no painel sanduíche ;)

    A nivel térmico também ajudou a reduzir a temperatura dentro de casa e nem sequer está a servir de telhado á casa.

    Uma vez que os barrotes de madeira já estão a ficar podres, vamos optar por colocar painel sanduíche de 8mm ondulado, para imitar a telha tradicional. Assim os meus pais irão ficar com uma casa muito mais confortável termicamente, sem necessidade de ar condicionado.

    Se quiser ficar com tecto esticamente agradável, basta manter o que tem actualmente em madeira como referiu o Papaleguas

    O painel sanduíche é composto por dois painéis de chapa com espuma de poliuterano prensada entre as duas chapas, pelo que não existe necessidade de qualquer ventilação.

    Já vi vivendas novas levarem este tipo de painel sanduíche, mas a imitar a telha ondulada e fica bonito e melhor do que isso, muito eficaz.

    Em termos de montagem temos os nossos fixados com parafusos autoroscantes em tubos quadrados de ferro.
  10.  # 10

    esses painéis sanduiche podiam ser tb uma solução, mas tenho que arrancar a viga, barrotes e ripas de cimento que tenho com as telhas?
    obrigado
  11.  # 11

    Penso que tudo quanto fosse barrotes de madeira deveriam sair e ser substituídos por tubos quadrados de ferro de modo a ter um suporte para fixar os painéis com os parafusos autoroscantes.

    Mas o melhor é passar numa casa que venda o painel sanduíche e falar com eles sobre o melhor método para os fixar no seu caso especifico.

    Para mim telhado tem de ser com painel sanduíche ondulado, pois fica sem os inconvenientes das telhas normais e sem prejudicar a estética.
  12.  # 12

    Colocado por: exadra37Penso que tudo quanto fosse barrotes de madeira deveriam sair e ser substituídos por tubos quadrados de ferro de modo a ter um suporte para fixar os painéis com os parafusos autoroscantes.

    Mas o melhor é passar numa casa que venda o painel sanduíche e falar com eles sobre o melhor método para os fixar no seu caso especifico.

    Para mim telhado tem de ser com painel sanduíche ondulado, pois fica sem os inconvenientes das telhas normais e sem prejudicar a estética.


    os meu s barrotes são de cimento
    só tenho madeira no tecto falso
  13.  # 13

    Então a solução penso que seja colocar os tubos quadrados de ferro a ligar as vigas de cimento umas ás outras de modo a ter onde fixar os painéis.
  14.  # 14

    Colocado por: exadra37Então a solução penso que seja colocar os tubos quadrados de ferro a ligar as vigas de cimento umas ás outras de modo a ter onde fixar os painéis.


    não dá para fixar as vigas de cimentos ao painel sandwich?
  15.  # 15

    Não estou a ver como, mas também não sou um profissional da área.
    •  
      alv
    • 19 julho 2011

     # 16

    Vivam!
    m.paulo, depois de ler na diagonal tudo o que para aqui se escreveu, uma solução simples, económica e que você mesmo pode fazer é a seguinte:
    Compre uns rolitos de manta de lã de vidro de 60 ou 80mm revestida numa das faces com papel kraft. Depois destelhe partes do telhado e estenda a manta sobre o forro de madeira com o papel kraft virado para o interior da habitação , sobrepondo bem as emendas, contornando os barrotes e levantando cerca de 20cm nas extremidades junto as paredes do beirado e cumeeira. O fundamental é não deixar buracos e fazer um isolamento continuo sem falhas.

    A manta anda na ordem dos 2 a 3 euros o m2 pelo que é uma solução relativamente barata e com bons resultados. Por outro lado, se um dia resolver fazer outro tipo de obra poderá sempre aproveitar a manta para outros trabalhos.


    Boas obras, e "fassa" parte.
  16.  # 17

    Colocado por: alvVivam!
    m.paulo, depois de ler na diagonal tudo o que para aqui se escreveu, uma solução simples, económica e que você mesmo pode fazer é a seguinte:
    Compre uns rolitos de manta de lã de vidro de 60 ou 80mm revestida numa das faces com papel kraft. Depois destelhe partes do telhado e estenda a manta sobre o forro de madeira com o papel kraft virado para o interior da habitação , sobrepondo bem as emendas, contornando os barrotes e levantando cerca de 20cm nas extremidades junto as paredes do beirado e cumeeira. O fundamental é não deixar buracos e fazer um isolamento continuo sem falhas.

    A manta anda na ordem dos 2 a 3 euros o m2 pelo que é uma solução relativamente barata e com bons resultados. Por outro lado, se um dia resolver fazer outro tipo de obra poderá sempre aproveitar a manta para outros trabalhos.


    Boas obras, e "fassa" parte.



    Alv
    o problema é que não tenho nem 20cm junto às paredes do beirado...aquilo foi aproveitar a altura ao máximo e os barrotes do forro de madeira tão mesmo quase rente acima á ripa de cimento, tem só a espessura do roofmate...e para dificultar tenho as paredes que fazem as divisões quase a bater nas telhas...

    a lã de vidro não tem perigo de apodrecer com os eventuais pingos da telha?

    obrigado
    •  
      alv
    • 19 julho 2011

     # 18

    Vivam!

    m.paulo, apenas tem que "calafetar o máximo que puder.
    Em principio, a MLV não pode ficar em contacto directo com as telhas, não porque apodreça, pois trata-se de vidro transformado, mas porque pode pelo efeito de absorção capilar fazer com que a água se entranhe nela e isso é um problema. Assim sendo terá que isolar o máximo, não tem que subir os tais 20cm porque apenas servem para certificar que fica bem calafetado e nesses pontos junto ao beirado terá de aplicar a manta por forma anão tocar na telha e na maior extensão possível. Se de todo não conseguir, pode sempre optar por aplicar nessa faixa uma coisa do tipo tripolux em várias camadas. Ainda assim, não pode deixar nada em contacto com as telhas.
    Boa obra e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.paulo
  17.  # 19

    obrigado pelas dicas

    digitalizei uma foto das poucas que o homem que fez a "obra" tinha...então a parte de cima foi feita assim, o telhado e mais nada, como se fosse um sótão "alto"


    dividiu com as paredes, e forrou as divisões com a madeira colocando em cima dos barrotes que seguram o forro as tais chapas de roofmate (sei que já disse isto é só para complementar a foto)

    agora quando fui ao sótão vi que a parede do meio não fecha até acima á viga... e as outras divisões tambem não chegam bem acima ...será normal?
      Imagem2_640x400.png
    •  
      alv
    • 20 julho 2011

     # 20

    Vivam!
    Com essas fotos (!!!) só enfatiza o que disse, melhor, escrevi. Levante as telhas a espaços e estenda a manta em cima da madeira, com os cuidados que referi.
    Boas obras e "fassam" parte
 
0.0212 seg. NEW