Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: j cardoso
    Obviamente está redondamente enganado (e nem imagina até que ponto!)


    Até deve ter tido vantagens, em dia de casamento, tem a festa dentro de casa... LOL
  2.  # 22

    Colocado por: j cardosoObviamente está redondamente enganado (e nem imagina até que ponto!)

    Obviamente o j cardoso é um sortudo
  3.  # 23

    será que o j cardoso é....

    O j não, o cardoso é (como facilmente se apercebe quem conhecer a minha figura).

    "Ich bin ein Berliner Zigeuner"

    Obviamente o j cardoso é um sortudo

    Não é uma questão de sorte, é uma questão de justiça: conheço ciganos "sérios" e não acho justa a generalização, seja a que título for, seja dirigida a quem for. Desagrada-me tanto como, por exemplo, ler aqui certas afirmações sobre as "brasileiras" - é errado, injusto e ofensivo.
  4.  # 24

    Colocado por: j cardoso
    O j não, o cardoso é (como facilmente se apercebe quem conhecer a minha figura).

    "Ich bin einBerlinerZigeuner"


    Não é uma questão de sorte, é uma questão de justiça: conheço ciganos "sérios" e não acho justo a generalização, seja a que título for, seja dirigida a quem for. Desagrada-me tanto como, por exemplo, ler aqui certas afirmações sobre as "brasileiras" - é errado, injusto e ofensivo.

    Assim como dizer que os empreiteiros são uns aldrabões.... sinceramente tb não gosto de generalizacoes...
  5.  # 25

    Colocado por: j cardosoconheço ciganos "sérios" e não acho justa a generalização

    Se o j cardoso diz que conhece, eu acredito. Eu não conheço...mas também não generalizo, o j cardoso vem sempre com o mesmo argumento, que quem diz mal dos ciganos está a generalizar, a dizer que são todos iguais. Não são, mas a maioria é...
    Se morasse num dos prédios onde eles fazem todas as necessidades na caixa de escadas e no elevador, dormissem no hall de entrada do prédio, e fizessem festas durante toda a noite, talvez mudasse de opinião. O facto de em algumas situações existirem outras pessoas por trás, não os desculpabiliza.
  6.  # 26

    Se o j cardoso diz que conhece, eu acredito.


    Conheço. Para ser honesto, e por muito que me custe, acho que são uma minoria. Porém, ao contrários de alguns, valorizo aqueles que conseguem libertar-se desse "fado". Imaginam o esforço que um desses ciganos tem de fazer para ver reconhecido, respeitado e considerado o caminho que escolheu? Conseguem imaginar o que tem de ultrapassar? É a pensar nesses que acho absolutamente injusta e imerecida a generalização que fazem até porque - e chegou a vossa vez de serem francos - é ou não verdade que para um cigano tudo é infinitamente mais difícil? Tem de lutar contra contra os preconceitos da sociedade e, mais difícil ainda, tem de se confrontar com os preconceitos dos seus. Quantos de vós empregariam um cigano - só pelo facto de ser cigano? Por isso, vamos dar valor a quem o tem e reconhecer que as generalizações, já de si injustas, são ainda mais injustas quando aplicadas aqueles que têm tudo contra si desde a nascença e ainda assim conseguem elevar-se a patamares que, embora limitados, sempre foram julgados fora do alcance para quem partia com tamanha desvantagem. Alguém capaz dessa façanha merece o meu respeito integral e sem limites e é por isso que não consigo ler o que aqui é escrito sem deixar pelo menos o meu protesto - por muito parcial que possa ser.
    Concordam com este comentário: danobrega, Piafinho, DOGMA
  7.  # 27

    Se querem generalizar, podemos falar sobre a maravilhosa raça humana... ;) Tão altruísta harmoniosa e pacífica que ela é.

    Eu cá não odeio pretos nem brancos, ciganos ou outra etnia qualquer, odeio-vos a todos mesmo. Até a mim me odeio. É com cada parvoíce que faço que só à chapada.

    Paz e amor.
  8.  # 28

    Caro Picareta,

    Como não conhece nenhum cigano sério vou contar-lhe o seguinte não identificando por não me caber a mim essa responsabilidade; Mas dos meus tempos de escola e futebol, um amigo cigano(cigano da silva) que hoje em dia é um dos "pivots" de telejornal mais famoso da nossa praça. Ora esta pessoa sempre foi um estudante exemplar e a sua familía apesar de serem ciganos sempre foram bem vistos na nossa praceta, penso que a diferença entre esta famila e outras familias ciganas(ou não), terá a haver com o envolvente em que viveram, talvez se tivesse sido criado num bairro social degradado, talvez fosse mais dificil encontrar a estabilidade necessária para estruturar uma familia.
    A pertinência da partilha desta experiência serve apenas para confirmar com um exemplo real o que o J Cardoso disse anteriormente, ou seja generalizar é injusto para com aqueles que tendo tudo contra tentam singrar, por isso generalizar não passará apenas de uma forma de preconceito.
    Não vou identificar a pessoa em questão porque parece-me que ela nunca o fez(lá terá os seus motivos), de todo o modo para saber quem é basta procurar pelo pivot que tem 2 licenciatureas e foi jogador de futebol...
  9.  # 29

    Colocado por: SAMBINOou seja generalizar é injusto para com aqueles que tendo tudo contra tentam singrar, por isso generalizar não passará apenas de uma forma de preconceito.

    Lá está você com o mesmo argumento do j cardoso, quando é que eu generalizei??. EU NÃO ACHO QUE OS CIGANOS SÃO TODOS VIGARISTAS. Penso exactamente como o j cardoso:

    Colocado por: j cardosoConheço. Para ser honesto, e por muito que me custe, acho que são uma minoria.
    •  
      MRui
    • 24 julho 2011

     # 30

    Colocado por: j cardosoDesagrada-me tanto como, por exemplo, ler aqui certas afirmações sobre as "brasileiras" - é errado, injusto e ofensivo.

    Duvido que as "Mães de Bragança" concordem consigo.
 
0.0146 seg. NEW