Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Desde o início dos tempos que o homem gosta de estar perto da água e desde que me mudei para uma moradia que sonho em ter um local para me refrescar e conviver com os amigos. Dada a implementação da casa, parte do relvado está à sombra nos melhores dias de verão, o que torna a piscina não muito agradável.

    Já na cobertura, tenho a exposição solar a 100%, vista desimpedida e uma área de 80 m2 aproveitável. A minha ideia era colocar lá um daqueles jacuzzis de 4 pessoas, estrado flutuante e pouco mais. Mas há algo que me preocupa, que é o peso de tudo isso...Como e quem é que aufere se a cobertura e estrutura podem receber cerca de 2 toneladas adicionais no topo do edifício?
    Também gostava de colocar uma piscina deste género, sem sair da estrutura, mas ocupando uns 8 x 3 da cobertura

    Opiniões ;) ?
  2.  # 2

    "Como e quem é que aufere se a cobertura e estrutura podem receber cerca de 2 toneladas adicionais no topo do edifício?"

    Esta pergunta nem se devia colocar!!!

    Quem pode, E DEVE ter em conta a sua ideia para a casa, será o projectista/arquitecto da mesma!!

    E desta sua ideia é bom que o projectista da estrutura seja ouvido e tenha pleno conhecimento... só ele lhe poderá responder.
    Concordam com este comentário: ramiguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  3.  # 3

    Colocado por: treladocao"Como e quem é que aufere se a cobertura e estrutura podem receber cerca de 2 toneladas adicionais no topo do edifício?"

    Esta pergunta nem se devia colocar!!!


    :) Eu posso colocar as perguntas que eu quiser!!! ;) Enquanto a ignorância não cobrar imposto, claro!

    Pensava que tinha de solicitar a intervenção do LNEC ou similar. Confesso que o engenheiro responsável pela obra, não me inspira confiança por ser filha do construtor. Mas por outro lado, só ela é que se responsabilizou perante as autoridades, logo ela é que deve ser a pessoa na primeira instância a ser chamada para esta análise.

    Obrigado pela resposta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hélio Pinto
  4.  # 4

    Certo, eu é que se calhar transmiti demasiada surpresa da minha parte ;-)
    Não sou eng. civil nem percebo nada de estruturas, mas sei que com elas "não se brinca", daí que , num caso destes, eu nem ponderava falar com mais ninguém que não o projectista!!!
    Mas como referiu o LNEC já percebi onde queri chegar: apoio técnico :-)
  5.  # 5

    Colocado por: ramiguelConfesso que o engenheiro responsável pela obra, não me inspira confiança por ser filha do construtor. Mas por outro lado, só ela é que se responsabilizou perante as autoridades, logo ela é que deve ser a pessoa na primeira instância a ser chamada para esta análise.

    Não.
    A filha do construtor é a técnica responsável pela EXECUÇÃO da obra.
    Erros de projecto, de cálculo, etc. são da responsabilidade dos respectivos PROJECTISTAS.

    Você tem de falar com quem lhe fez o PROJECTO de estabilidade (cálculos de estrutura).

    Não sei se reparou mas uma piscina com 8x3 com apenas 1,25m de altura de água, leva T_R_I_N_T_A toneladas de água. Fora o peso da estrutura da piscina propriamente dita.

    Se fizer isso, e as fundações não forem sobre rocha, o mais certo é a sua moradia começar a enterrar-se no chão! LOLOL.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  6.  # 6

    ramiguel, deve de facto contactar o projectista de estruturas da sua moradia solicitando-o para essas intervenção, caso não o pretenda pode sempre consultar outro projectista de estruturas fornecendo-lhe elementos da estrutura existente.

    Do que já calculei, os jacuzzis são bastante pesados podendo requerer algum tipo de reforço à estrutura existente mas sem conhecer a estrutura existente nada feito...

    Nas piscinas é fundamental fornecer a altura/profundidade que pretende para se conhecer o peso real por m2.

    Cumps.

    Editado, apenas agora reparei no exemplo que deu para a piscina e de facto aí é necessária uma grande intervenção do ponto de vista estrutural, mas não é impossível.
  7.  # 7

    Pesquise aqui no Forum, a discussão «piscinas - qual escolher».
    Esta piscina tem cerca de 8x5, e está assente em 4 enooormes pilares e vigas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  8.  # 8


    Não sei se reparou mas uma piscina com 8x3 com apenas 1,25m de altura de água, levaT_R_I_N_T_A toneladasde água. Fora o peso da estrutura da piscina propriamente dita.

    Se fizer isso, e as fundações não forem sobre rocha, o mais certo é a sua moradia começar a enterrar-se no chão! LOLOL.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ramiguel


    Portanto... o mais certo era ter um 1º andar...subterrâneo :P

    Obrigado ;)
  9.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.Pesquise aqui no Forum, a discussão «piscinas - qual escolher».
    Esta piscina tem cerca de 8x5, e está assente em 4 enooormes pilares e vigas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ramiguel


    Fui espreitar o tópico e fiquei espantado com esta ideia :) muito bom!!

    Portanto, colocou uma "mesa" de pilares e vigas com 60 cm acima da cobertura. mas um prédio de 20 andares é bem diferente de uma moradia com 2 andares. Faria a piscina de uma forma diferente se fosse hoje e com os materiais que hoje existem?

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Realmente com este tipo de trabalho não se brinca...

    Já o Jacuzzi ou Spa, não prescindindo obviamente da opinião do projectista o peso máximo pode ir de 1,5T até 2,1T (estas referências são dos Spas da Beachcomber).
      an-550-lg.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: ramiguelPortanto, colocou uma "mesa" de pilares e vigas com 60 cm acima da cobertura. mas um prédio de 20 andares é bem diferente de uma moradia com 2 andares. Faria a piscina de uma forma diferente se fosse hoje e com os materiais que hoje existem?

    Sim.
    Apesar de eu ser um aficionado do betão armado, hoje tentaria optar por uma solução estrutural mais leve.

    A verdade é que o mais grave do ponto de vista estrutural é o peso da água.

    O facto de ter umas toneladas de água num ponto alto pode piorar o impacto em caso de sismo - mas, em contrapartida, em caso de incêndio, pelo menos não faltaria água. ;-)
    (É verdade! Este prédio tem um depósito de água enterrado na cave para abastecer a o grupo hidropressor+coluna de incêndios. No caso de faltar água, OU a corrente eléctrica E o gerador de emergência falhar (!!) está prevista a possibilidade de abastecer a coluna de incêndio com água da piscina)
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Pesquise aqui no Forum, a discussão «piscinas - qual escolher».
    Esta piscina tem cerca de 8x5, e está assente em 4 enooormes pilares e vigas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ramiguel

    Tantos mergulhos vi o JVPinto dar ali. ;)

    Cumps,
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    • pom
    • 19 julho 2011

     # 13

    Ali ?
    No antigo...
  13.  # 14

    Colocado por: pomAli ?
    No antigo...

    No antigo? Qualquer piscina servia...

    Cumps,
  14.  # 15

    Colocado por: pomAli ?
    No antigo...
    É verdade. Foi no antigo (estádio).
    O JVP deixou o Benfica em 2000, a «custo zero», graças a esse génio da gestão desportiva que foi o Vale-Tudo e Azevedo.
  15.  # 16

    Desculpem voltar a pegar neste "thread", mas alguém conhece algum caso de um colapso de uma laje sob o peso de uma piscina dessas? Queria convencer um vizinho a retirar uma picina que pôs numa cobertura.

    Já procurei na net e não encontro precedentes, mesmo pesquisando em inglês.

    Obrigado
 
0.0199 seg. NEW