Iniciar sessão ou registar-se
    • F207
    • 20 julho 2011

     # 1

    Comprei uma casa nova há 2 anos e só comecei a habitá-la 6 meses depois. Desde o início que mostrou ter bolor e humidade, algo que o construtor se prontificou a resolver. Neste momento está espalhado pelas divisões todas, humidade, infiltrações, desde a entrada à sala, ao wc, quartos, cozinha, chão, paredes, tudo. Desde o início foram inúmeras as ditas hipoteses que o construtor dava para serem os focos dos problemas, no entanto acabavam por nunca ser e depois de me dizerem que estava tudo arranjado e de pintarem a casa, passadas uma ou duas semanas estava tudo pior que antes. Estou a viver num quarto apenas há mais de um ano, não posso entrar nas outras divisões que ora estão todas partidas quando andam à procura dos problemas ora estão cobertas de bolor e humidade com as paredes a descascar e o chão preto. O construtor nunca se recusou a resolver, mas falhou inúmeras vezes ficando eu à espera dias inteiros, atrasou e espaçou a resolução dos problemas, foram cartas registadas, reuniões, emails, foram 2 anos da minha vida em stand-by porque a casa não está habitável, já tive problemas de saúde devido ao respirar aquele ar comprovadas por relatórios médicos, electrodomesticos avariados devido à humidade, compromissos adiados, prejuizos a nivel pessoal, social, a nível de trabalho e cheguei a um ponto em que não aguento mais. Está mais que provado que o construtor é incompetente, em 2 anos não conseguiu resolver 1 único problema e cada vez surgem mais e cada vez piores. A minha questão é: o que faço? Posso devolver a casa tendo em conta que esta não cumpre nem nunca cumpriu a função para que foi adquirida e apesar da "boa fé" do construtor em resolver, este provou nestes 2 anos que não consegue resolver os problemas? Terei de arranjar um advogado e ir a tribunal? Que institutos posso contactar para me apoiarem? Alguma dica útil que me possa ajudar? Obrigado!
    • F207
    • 21 julho 2011

     # 2

    Não haverá por aí alguém que me possa ajudar? :(
  1.  # 3

    tanto qto sei a possibilidade do reembolso do valor da casa--anulamento da escritura, existe, mas parece ser muito raro,e requer alguma movimentação legal...mas nada é impossível.

    Qual é a origem dessa humidade, é importante saber, não vale a pena andar a fazer pinturas se não resolver o problema de base. É uma cave, infiltrações pluviais?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F207
    •  
      FD
    • 21 julho 2011 editado

     # 4

    Colocado por: F207Posso devolver a casa tendo em conta que esta não cumpre nem nunca cumpriu a função para que foi adquirida e apesar da "boa fé" do construtor em resolver, este provou nestes 2 anos que não consegue resolver os problemas?

    Pode tentar.

    Colocado por: F207Terei de arranjar um advogado e ir a tribunal?

    Se quiser devolver a casa e o construtor não a quiser aceitar de volta, sim.

    Colocado por: F207Que institutos posso contactar para me apoiarem?

    Nenhum - os institutos esclarecem e informam, não apoiam.
    Poderão dar-lhe umas luzes mas, pela minha experiência, não ajudam muito mais que isso, remetem-no para a legislação.
    Tudo o que gastar será por sua conta e risco.

    Colocado por: F207Alguma dica útil que me possa ajudar?

    Conheço um caso de devolução de uma casa. Mas, o problema era bem mais grave que o seu: É possível devolver uma casa?

    Ninguém lhe pode dizer se terá ou não sucesso na sua demanda. A única pessoa que o pode ajudar é o F207.
    Mesmo os advogados, gostam é de litígios, é assim que ganham dinheiro. Conte só consigo.

    Colocado por: F207Está mais que provado que o construtor é incompetente, em 2 anos não conseguiu resolver 1 único problema e cada vez surgem mais e cada vez piores.

    O que pode fazer e que acho que qualquer tribunal lhe dá razão é: fazer as obras e reparações por sua conta e apresentar a conta ao construtor.
    Devolver a casa não lhe digo que seja impossível mas, tem que argumentar muito bem e com razões muito fortes para que o consiga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F207
    • F207
    • 21 julho 2011

     # 5

    Colocado por: Paramonte
    Qual é a origem dessa humidade, é importante saber, não vale a pena andar a fazer pinturas se não resolver o problema de base. É uma cave, infiltrações pluviais?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F207


    Trata-se de um 4º andar, as paredes já foram picadas, partidas, pintadas e isoladas vezes sem conta, mas volta tudo ao mesmo passadas semanas. Em diferentes divisões parecem-me focos diferentes, uns ao nível do chão, outros a meio da parede, outros mais para o tecto, mas têm surgido por toda a casa atingindo já grandes extensões. E são focos que surgiram primeiro em paredes interiores, excepto numa divisão em que surgiram numa parede exterior... nos quartos, na sala, na cozinha, na entrada, e têm sido durante todo o ano, em alturas de longos periodos sem chuva continuam a aumentar.
    • F207
    • 21 julho 2011

     # 6

    Colocado por: FDO que pode fazer e que acho que qualquer tribunal lhe dá razão é: fazer as obras e reparações por sua conta e apresentar a conta ao construtor.
    Devolver a casa não lhe digo que seja impossível mas, tem que argumentar muito bem e com razões muito fortes para que o consiga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F207


    Obrigado. Eu já tinha lido o tópico a que me remete, mas como são situações diferentes abri outro. A minha questão é que o construtor não faz ideia do que se passará. Já me foi dito que o estado em que a casa está só pode ser dos fracos materiais pois é a unica explicação para estar por toda a parte. Em dois anos já me disseram que era do telhado, do vizinho do lado, da casa de banho, da varanda, do isolamento, das redes, dos esgotos, dos canos de agua, da máquina de lavar loiça, da máquina de lavar roupa, das redes, das goteiras e mais sei lá quê. Ando sempre com a casa toda partida, sem poder lá habitar devido ao bolor, humidade, paredes partidas, pó, o cheiro terrível, etc e são os dias que falto ao trabalho, são os electrodomesticos a avariar devido à humidade, são as deslocações, as alterações todas que tive de fazer à minha vida e outras implicações a nível pessoal que já me deram também um grande prejuizo.
  2.  # 7

    em q zona está essa casa?
    • F207
    • 21 julho 2011 editado

     # 8

    Colocado por: Paramonteem q zona está essa casa?

    Em Odivelas.
  3.  # 9

    Paredes duplas? Caixa de isolamento? Ultimo andar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F207
    • F207
    • 21 julho 2011

     # 10

    Colocado por: ParamonteParedes duplas? Caixa de isolamento? Ultimo andar?


    Não é o último, ainda tenho mais 2 andares acima de mim, e sim são paredes duplas com caixa de ar e isolamento termico.
  4.  # 11

    e os seus vizinhos??

    tambem tem esses problemas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F207
    • F207
    • 21 julho 2011

     # 12

    Colocado por: marco1e os seus vizinhos??

    tambem tem esses problemas?


    Eu confesso que por ter sido obrigado a sair de lá por ser impossível viver naquele ambiente, não tenho tido grande contacto com os vizinhos, mas já ouvi dizer que não sou caso único com problemas, só não sei se serão idênticos. Ontem dei um passo, fui à Deco e lá informaram-me que o melhor seria aguardar a resposta à última carta registada c/ aviso de recepção que enviei e então partiria daí. Mas foi-me dito que já havia reclamações registadas sobre o construtor, por isso estou mesmo a ver que me meti numa grande alhada ao comprar aquele apartamento.
  5.  # 13

    Deixa as janelas completamente fechadas, ou deixa alguma abertura para ventilação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F207
  6.  # 14

    acho sinceramente que devia contratar os serviços de uma empresa que lhe fizessem um diagonostico objectivo sobre essas patologias, e parar de partir e pintar á toa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F207
    • F207
    • 21 julho 2011

     # 15

    Colocado por: PicaretaDeixa as janelas completamente fechadas, ou deixa alguma abertura para ventilação?


    Desde o primeiro dia que foi tudo devidamente ventilado, a determinada altura, por sugestão do construtor, até comprei um desumidificador que mantive ligado nas várias divisões da casa durante bastante tempo, sem qualquer sucesso.
    • F207
    • 21 julho 2011

     # 16

    Colocado por: marco1acho sinceramente que devia contratar os serviços de uma empresa que lhe fizessem um diagonostico objectivo sobre essas patologias, e parar de partir e pintar á toa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F207


    Foi o que me informaram ontem na Deco, disseram-me que podia pedir uma vistoria na camara municipal ou então numa empresa privada, mas também me informaram que se fosse na camara era mais barato mas davam ao construtor um prazo para arranjar tudo e que provavelmente este só iria "encobrir" porque claramente não sabe o que está a fazer até que os problemas surgissem novamente.
  7.  # 17

    Caro F207

    A garantia obrigatória de lei nas construções novas é de 5 anos; sugiro que veja tópicos deste assunto na Internet e que consulte o INCI que é a entidade que licencia e supervisiona os construtores e a construção em Portugal; se tiver dificuldades em expor o seu assunto via mail sugiro que se desloque lá e apresente uma reclamação por escrito.
    Sobre os extensos bolores que cobrem toda a superfície do seu apartamento, desconfio que tenham a ver com Salitre, que é impossìvel de fazer desaparecer; tem a ver com a constituição das areias aplicadas como materiais de construção e uma vez espalhado, quase que é necessário voltar ao tosco e fazer tudo de novo.
    ugiro mais uma vez que vá ao INCI apresentar queixa e accione a garantia da construção que é obrigatória.
 
0.0205 seg. NEW