Iniciar sessão ou registar-se
    • p_e_4
    • 21 julho 2011 editado

# 1

Boas,

Tenho um terreno e pretendo contruir uma casa com 115 m2, já falei com um empreiteiro e a realizaçao do projecto já esta em curso.
    O projecto vai custar cerca de 3000€ e o preço por m2 deverá ser entre os 500€ e os 600€... está muito caro ?
    A minha duvida é : depois do projecto for para a CM e for aprovado o que fazer? quais os passos a tomar?

Obrigado!! :)
  1.  # 2

boas
    600€ m2 é normal para casa com acabamentos médios.
    um abraço
  2.  # 3

Obrigado antonio! abraço.

aguardo uma resposta ás outras questões que coloquei a quem me puder ajudar.

Obrigado :)
  3.  # 4

boas
    1º projeto de arquitetura.(3000€)
    2º projeto de especialidades.(2000€
    3º pagar as licenças.(depende das câmaras pode ir dos 1500€ aos 4000€)
    iniciar a obra
    um abraço
  4.  # 5

4º Obra sem projecto de execução = custos acrescentados!

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 6

agradeço todas as ajudas que me deram! :)

desculpem, mas eu estou um pouco confuso, será que me conseguem explicar o que devo fazer desde o inicio do projecto até a casa estar pronta a habitar?
    as dificuldades que me esperam e algumas dicas que me possam dar?

muito obrigado pela atenção! abraço
  6.  # 7

Boa noite p_e_4,

É muito complicado explicar todo o processo de forma detalhada aqui, até porque a sua equipa de projecto devia de o ter feito.
    Numa fase inicial do processo deveria ter consultado um conjunto de equipas de projecto, das quais depois deveria sair a escolha da equipa que iria desenvolver o processo, é fundamental que essa escolha não assente apenas sobre o factor custo, até porque normalmente essa é uma grande asneira... Deve ou deveria escolher a equipa que na abordagem feita lhe transmitiu maior confiança, lhe apresentou proposta mais coerente e completa (para ter noção qualquer proposta da flash arquitectos tem no mínimo 8 páginas e é explicada detalhadamente, fases do projecto, elementos a desenvolver em cada fase, cronograma de pagamentos, prazos em dias úteis para o desenvolvimento de cada fase,... é fundamental elucidar o cliente em todos os aspectos, até porque para muitos este é o primeiro contacto com este tipo de serviços), e que apresente um valor (que até pode nem ser o mais em conta que tem) justo ao trabalho que lhe é solicitado e que se propõem a fazer.
    No fim da equipa de projecto escolhida, esta deve fazer uma análise detalhada do terreno de intervenção e da legislação aplicável àquela situação e terreno, depois de esta fase ultrapassada, passa-se para a fase que a flash_aqruitectos considera mais importante no projecto base para o cliente, que é o estudo prévio, nesta fase são feitas as apresentações necessárias do projecto proposto para o local ao cliente (articulado com o que o cliente pretende), só deve permitir passar para a fase seguinte quando realmente achar que TODO o projecto o satisfaz, nem que para isso sejam precisas 4, 5, 6, ... reuniões, é fundamental para nós "flash" ouvir do cliente que se vê a viver no que lhe estamos a propor. No fim do estudo prévio aprovado pelo cliente, são desenvolvidas as peças desenhadas e escritas necessárias à aprovação do projecto base que lhe vai permitir obter a licença de construção, estas peças englobam o projecto de Arquitectura e das restantes especialidades de Engenharia, podendo ir a aprovar separadamente (no caso do projecto de licenciamento) ou em conjunto (no caso da Comunicação Prévia). Após esta fase ou enquanto o processo é aprovado pelas entidades licenciadoras, e caso opte por desenvolver esta fase, pode dar inicio ao chamado Projecto de execução, onde as peças desenhadas são desenvolvidas em escalas menores, com desenhos de pormenor e detalhes, escolha de materiais, sobreposição das diferentes especialidades, mapa de medições, mapa de acabamentos, cadernos de encargos, ... é muito importante que o cliente seja um elemento presente nesta fase, é sobretudo aqui que a moradia fica completamente definida.
    No fim do Anteprojeto aprovado pelas entidades licenciadoras, é colocada a levantamento uma licença de construção, sendo necessário para a levantar já ter definido o construtor que vai fazer a obra, uma vez que terá de levar toda a documentação referente a ele, alvará de construção, seguros de responsabilidade civil e de acidentes de trabalho, um termo do director de obra (neste caso o técnico responsável pelo alvará do construtor) e um do fiscalizador de obra, um PSS (Plano de segurança e saúde), e um técnico responsável pelo cumprimento deste, e levar o cheque para fazer o pagamento da licença :)
    Para a escolha do construtor e pedido de orçamento, caso apenas opte pelo desenvolvimento do anteprojecto, é fundamental levar todos os projectos que compõem o processo, e ter uma equipa de projecto disponível para esclarecer todas as duvidas que surjam aos construtores consultados. Caso opte por desenvolver o projecto de execução (parece caro, mas no final da obra sai barato), leva todos os elementos que lhe são entregues, a equipa de projecto deve prestar todos os esclarecimentos necessários. Este ultimo permite-lhe controlar as derrapagem no orçamento final da construção, todos os materiais a aplicar na estrutura e acabamentos estão definidos, todos os desenhos são levados ao ínfimo pormenor, colocando todos os construtores em pé de igualdade.
    No decorrer da obra a opção pelo projecto de execução, vai lhe poupar uns cabelos brancos e uns euros na carteira.
    Existem duas formas completamente distintas de ajustar a obra, ou faz uma adjudicação chave na mão, e apenas tem de prestar contas e apurar responsabilidades junto do construtor com o qual celebrou o contrato de empreitada, ou faz por adjudicação directa, sendo que neste ultimo você é que tem de contratar todas as equipas de trabalho (caso não tenha tempo para fazer um maior controle e gestão da obra a coisa pode correr mal). No final da equipa de limpeza sair da obra, tem pedir as vistorias necessárias à obra, e no fim de ter os certificados dirigir-se à Câmara Municipal para pedir a licença de construção.
    Muito resumidamente este é o processo para a construção da sua moradia, espanta-me, e uma vez que já tem o projecto em curso, que a equipa que o está a desenvolver não o tenha colocado a par do desenvolvimento do processo.

Cumprimentos,
    rui rodrigues arq. e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com
  7.  # 8

Colocado por: flash_arquitectosBoa noite p_e_4,

No final da equipa de limpeza sair da obra, tem pedir as vistorias necessárias à obra, e no fim de ter os certificados dirigir-se à Câmara Municipal para pedir a licença de construção.
    Muito resumidamente este é o processo para a construção da sua moradia, espanta-me, e uma vez que já tem o projecto em curso, que a equipa que o está a desenvolver não o tenha colocado a par do desenvolvimento do processo.

Cumprimentos,
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com

Deve estar a referir-se à licença de habitação...
  8.  # 9

Ná. É licença de construção. a licença de habitação é só depois da obra concluida.
  9.  # 10

Bom dia,

Obrigado pelo reparo. Realmente não é a licença de habitação, até porque como referi antes essa fica a levantamento após a aprovação dos projectos, e tem de ser levantada antes de dar inicio á construção. No final da obra concluída o p_e_4 dirige-se à Câmara Municipal para pedir a licença de habitabilidade.

Cumprimentos,
  10.  # 11

Obrigado por todos os esclarecimentos! :)

0.0157 seg. NEW