Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite,

    detectei hoje um problema na declaraçao irs 2010 do meu agregado familiar, tendo sido este declarado pela net.
    o problema é o seguinte: a minha filha (que fez 18 anos em 30 nov 2010 e se encontra a estudar , nao tendo rendimentos) nao foi incluida como dependente na minha declaraçao de irs .

    Nas finanças da minha area de residencia a srª aconselhou a fazer agr uma declaraçao "a zeros" para a minha filha e entregar a parte ou rectificar o irs do agregado corrigindo o erro.

    sabem me dizer que soluçao sera a melhor, evitando uma coima de valor maior eque seja legalmente a melhor opçao?
    • pom
    • 21 julho 2011 editado

     # 2

    Eu entregava uma de substituição.
    Mas quem se 'esqueceu' de a incluir ? Vc ? Erro informático ?
  2.  # 3

    o contabilista a quem paguei para o fazer :s
    • pom
    • 21 julho 2011

     # 4

    O TOC que arque com a despesa. Tem seguro para isso.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  3.  # 5

    desculpe a ignorancia, TOC?
    • pom
    • 21 julho 2011

     # 6

    Técnico Oficial de Contas = Contabilista
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaq_05
  4.  # 7

    Além deste "erro" há outra coisa que não entendo como foi feita , vou explicar melhor:
    o meu agregado tem o sujeito passivo A (meu marido), sujeito passive B (eu) , estando estes assinalados como tal no campo A "nomes dos sujeitos passivos", ate ai tudo bem,
    POREM, eu tenho 3 filhos, um deles menor (6 anos em 2010), a minha filha (18 anos feitos em 2010 e estudante ) , e um filho (20 anos feitos em Junho de 2010 , que trabalhou até Setembro de 2010 tendo portanto alguns rendimentos mas a partir dai foi estudar deixando de ter rendimentos).

    Acontece que no campo B aparece : nº de dependentes nao deficientes =1, e o sujeito D1 aparece com o NIF do meu filho MENOR! aparecendo rendimentos correspondentes a este sujeito D1 no campo "rendimentos/retençoes/contribuiçoes obrigatorias" , o que me parece mais uma vez um erro grasso , pois o meu filho de 6 anos nao tem evidentemente rendimentos, e o valor q apresentam para o sujeito D1 é sim correspondente aos rendimentos do meu filho mais velho!


    Nao lhe parece que deviam aparecer sim 3 e não 1 em "nº de dependentes nao deficientes" e que houve um erro na parte do sijeito a quem correspondem os rendimentos que referi?

    outra duvida, se me souber dizer, no campo D da "composiçao do agregado familiar" surge o valor "1" para "dependentes de idade superior a 3 anos" , este corresponde ao mesmo sujeito que é indicado com o valor "1" em "nº de dependentes nao defecientes" correcto?


    espero ter sido clara, e lamento a minha falta de conhecimento neste tipo de coisa mas nao é DE TODO a minha area:)
  5.  # 8

    Colocado por: dianaq_05 Nao lhe parece que deviam aparecer sim 3 e não 1 em "nº de dependentes nao deficientes" e que houve um erro na parte do sijeito a quem correspondem os rendimentos que referi?
    Sim.

    outra duvida, se me souber dizer, no campo D da "composiçao do agregado familiar" surge o valor "1" para "dependentes de idade superior a 3 anos" , este corresponde ao mesmo sujeito que é indicado com o valor "1" em "nº de dependentes nao defecientes" correcto?
    Devia ser "3" em ambos os campos, não é ?

    QUANTO é que você pagou a esse contabilista para lhe tratar do ir-se, hmmm..., do I.R.S. ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaq_05
  6.  # 9

    se nao estou em erro 50 € :S


    isto é de facto incrivel , nesta situaçao o que faria ? deslocar se ia primeiro às finanças e perante a coima q me possa ser aplicada tentar de alguma forma fazer com q o contabilista me reembolse ?
    ou primeiro contactar o contabilista ? ele pode fazer a declaraçao de substituiçao ou tenho d ir directa as finanças?
  7.  # 10

    O seu filho estudante-trabalhador, e até aos 25 anos, pode ser incluído na vossa declaração se o valor que ele ganha não exceda a remuneração mínima mensal anula (6.650euros) e tenha frequentado, pelo menos, o 11.º ano.
    O rendimento dele deverá ser inscrito no quadro 4 do anexo A (se for trabalho dependente) ou B (se for independente)

    A correcção de erros depende de QUANDO se faz a correcção, relativamente a quando terminou o prazo da entrega da declaração.
    Se fosse ANTES de terminar o prazo, não teria qualquer penalização.
    Se fosse até 30 DIAS após ter terminado o prazo, poderia ter uma coima mínima de 25euros
    Como já passam mais de 30 dias, e a correcção do erro prejudica o fisco, deverá entregar uma declaração de substituição até 60 dias antes do fim do prazo de caducidade (Outubro/2014, creio). Poderá ter de pagar uma coima de no mínimo 50euros.

    Se NÃO corrigir os erros ou omissões, a coima aumenta para valores entre os 250 e 15.000euros.

    Atenção: os PEC e o acordo com a troyka prevêm aumentos das coimas, mas ainda não se sabe para quanto.

    O que você «ganha» ao colocar "3" dependentes em vez de "1" ?
    O limite do valor dedutível em despesas de educação passam de 760 euros para 1187,50 euros.
    (se tiver despesas neste valor ou superior, reduzirá o valor de IRS a pagar em mais 30% da diferença).
    Além disso, há as deduções pela composição do agregado familiar (190 euros por cada dependente com mais de 3 anos).

    Assim, à primeira vista, pode abater até cerca de 500euros ao IRS de 2010.

    Conselho:
    1. ESTRANGULE o seu contabilista.
    2. Depois de bem estrangulado, obrigue-o a preencher a declaração de substituição... e a devolver-lhe os 50 euros.
    Concordam com este comentário: pom
  8.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.Assim, à primeira vista, podeabater até cerca de 500eurosao IRS de 2010.

    Conselho:
    1. ESTRANGULE o seu contabilista.
    2. Depois de bem estrangulado, obrigue-o a preencher a declaração de substituição... e a devolver-lhe os 50 euros.


    Li na diagonal e não fiz contas, mas 2 dependentes não incluidos merece uma surra de toalha molhada, no mínimo...
    Vá às finanças que tem um ano para rectificar a declaração submetida.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  9.  # 12

    obrigada pela ajuda , vou mesmo seguir os conselhos.

    cumprimentos
  10.  # 13

    dianaq_05

    tive esta mesma experiência, isto é, não incluir na declaração do IRS de 2009 a minha filha como dependente e, como tal tenho a comunicar-lhe a boa nova:
    faça ou antes exija ao contabilista para fazer uma declaração de substituição: ele que faça uma simulação caso possa incluir o seu filho mais velho para ver se é mais favorável englobar os rendimentos dele ou entregar uma declaração à parte.
    não vai pagar multa porque o erro não teve como consequência prejudicar o Estado mas sim prejudicou-se a si.
    só vai receber o acerto lá para o princípio do ano que vem (foi o que me aconteceu).
  11.  # 14

    dianaq_05
    esqueci-me de dizer que para não pagar multa existe um prazo para entregar a declaração de substituição do qual não me lembro.
    para ter uma ideia eu entreguei substituição em outubro (entreguei a 1ª declaração na segunda fase); por isso é que recebi o acerto lá para fevº ou março do ano seguinte :))
 
0.0158 seg. NEW