Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde.
    Tenho uma casa em vista que gostaria de adquirir. Os proprietários estão emigrados no estrangeiro e estamos á espera que venham a Portugal para lhe fazermos uma proposta. Face á situação que se vive actualmente relativamente ás condições dificeis para se adquirir um empréstimo á habitação, estavamos a pensar propor um contrato de arrendamento, mas com o utuíto de comprar mais tarde. As minhas dúvidas são as seguintes: é possível arrendar e comprar mais tarde? O valor das rendas pagas será abtido no valor da venda? è possivel e legal chegarmos a um acordo em termos de preços e pagar ao proprietário um valor até prefazer o valor total do preço acordado? Ou seja em vez de fazer um empréstimo pagar directamente ao proprietário durante x tempo uma "renda" até fazer o valor que ele pretende pela casa. se for possível e legal quais serão os termos que o contrato terá de ter? sei que a situação é um pouco confusa, mas se for necessários mais esclarecimentos perguntem. No fundo o que se passa é que existe uma casa que gostariamos de adquirir mas não queriamos recorrer ao crédito á habitação, pois os spreads estão muito altos e com tendências para subir e temos receio que não consigamos pagar. Daí a nossa ideia de fazer um "arrendamento de longa duração". ou seja em vez de pagarmos ao banco, pagariamos ao proprietário, com a vantagem de ser sempre o mesmo valor e não pagar juros nem haver o receio de grandes aumentos na prestação. Desde já agradeço a atenção qur poderão dispensar- Obrigado. Andreia
  2.  # 2

Isso parece-me uma utopia, muito vantajosa para quem não tem nem casa nem dinheiro e que quer tornar-se proprietário, mas quem é que vende nessas condições?
    Quer pagar, por exemplo 400 euros ao actual proprietário e ir-lhe sempre pagando esses 400 euros durante todo o tempo que estipulam, por exemplo 30 anos (sem juros nem aumentos de renda) e depois, a casa passa definitivamente para seu nome.
    Porque é que o dono da casa iria fazer uma coisa dessas? O que é que ele iria ganhar com isso?
    Essas coisas parece que existem, mas creio que não será bem assim.
    Isso assim era muito fácil.
    Concordam com este comentário: pom
    • pom
    • 25 julho 2011

# 3

Colocado por: abernardoBoa Tarde.
    é possível arrendar e comprar mais tarde?
    O valor das rendas pagas será abtido no valor da venda?
    è possivel e legal chegarmos a um acordo em termos de preços e pagar ao proprietário um valor até prefazer o valor total do preço acordado?Andreia

Tudo sim desde que o vendedor aceite.

E vc acha que será um 'grande negócio' para o vendedor ?

Ainda acredita do pai natal não acredita ?
  3.  # 4

O que se faz normalmente é, uma parte da renda (tipo até 50%) servir para abater ao valor da casa em caso de compra.
    Agora, o valor da renda poderá ficar superior do que se não tivesse a opção de compra tornando-se uma má opção se desistir da compra (perde o dinheiro que seria para abater no valor da casa).
  4.  # 5

Ola boas a todos
    Eu fiz un contrato desses mas so valido pelo periodo de 5anos..50% do valor da renda hé para abater do valor da casa..tambem pos uma clasula no contrato que posso vendre a casa a uma outra pessoa..se ao fim do contrato de 5anos, o inquilino a compra entao a casa sera avalida nessa altura da compra..contrato feito num gabinete de advogado..acho que para o inquilino tem vantagem e para mim tambem, ...durante todo esse tempo pode saber se a casa lhe interessa ou nao...agora durante 30 ao 40anos nem pensar nisso! lol
  5.  # 6

Olá!
    Quero desde já agradecer a todos que me responderam. Fiquei esclarecida.
    Depois darei noticias se efectivamente conseguir fazer negócio.
    Obrigado a todos mais uma vez

0.0117 seg. NEW