Iniciar sessão ou registar-se
    • ct1gcf
    • 25 julho 2011 editado

     # 1

    não sei quais a consequências de aumentar a classe de betão na estrutura de uma casa (sapatas,pilares e lajes) e aumentar o aço de a400 para a500?

    será que se for bem calculado, a estrutura vai rachar mais facilmente, do que se for o b-20 ou b-25?

    será que o aço A500 aguenta mais torção do que o A400?
    • jafn
    • 25 julho 2011

     # 2

    a 1ª consequência é os euros a voar dos bolsos
    Se o Ferro e o betão foram bem calculadas porque aumentar?
    só se não tiver confiança no engenheiro que lhe fez os calculos
    Concordam com este comentário: j cardoso, ct1gcf, golgotha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  1.  # 3

    Boa Noite,

    Uma leitura nos tópicos abaixo pode ajudar.

    https://forumdacasa.com/discussion/16901/aco-400nr-vs-aco-a500nr/
    https://forumdacasa.com/discussion/15942/qual-o-betao-para-os-muros/

    Os materiais a usar devem ser os previstos no projecto de estruturas, caso discorde deve confrontar o projectista sobre os mesmos.

    Por curioso que seja uma classe inferior de betão tem menor resistência à compressão mas uma classe maior obriga a um valor de armadura mínima maior nos elementos estruturais, por outro lado se aumentou a resistência do betão, caso a armadura dimensionada fosse superior à mínima então iria de facto diminuir caso recalculasse o projecto de estruturas.

    No aço também é curioso que apesar de o A500 ter maior resistência à tracção (e não torção) do que o A400, pode originar a que seja mais difícil verificar o estado limite de fissuração.

    Isto tudo para lhe dizer que os materiais da estrutura não se escolhem como os sanitários :)

    Qualquer coisa disponha.

    P.S: actualmente à luz da norma EN206-1 dificilmente consegue fazer um projecto com menos de C25/30 (B30).
    Concordam com este comentário: ct1gcf
    • eu
    • 25 julho 2011

     # 4

    Colocado por: RRufinoP.S: actualmente à luz da norma EN206-1 dificilmente consegue fazer um projecto com menos de C25/30 (B30).

    Mas o Eng. não continua a fazer o que quiser? Ou finalmente começaram a certificar o projecto de estrutura? É que até há uns meses, isto era assim:

    -Para ter licença de utilização, a casa até pode não ter ferro nenhum, mas tem que ter esferovite.

    -Era necessário um certificado acústico, mas não era necessário um certificado da estrutura!

    A casa até pode cair, mas pelo menos tem a certificação que é silenciosa e bem isolada! Ai esta legislação...
    Concordam com este comentário: ct1gcf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  2.  # 5

    Não, não continua, porque nunca fez. Esse tema dava pano para mangas, mas até ver temos regulamentação, normas e termo de responsabilidade...a juntar a isto tudo deveríamos ter a deontologia profissional e a ética profissional e empresarial...mas fundamental mesmo é o carácter.

    Acho que não respondi à sua pergunta mas como acho que não pretendia grande resposta, deve estar respondido.

    Cumprimentos.

    P.S: a regulamentação de estruturas é legislação...faz tempo.
    Concordam com este comentário: ct1gcf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  3.  # 6

    Colocado por: RRufinoBoa Noite,

    Uma leitura nos tópicos abaixo pode ajudar.

    https://forumdacasa.com/discussion/16901/aco-400nr-vs-aco-a500nr/#Item_6
    https://forumdacasa.com/discussion/15942/qual-o-betao-para-os-muros/#Item_6

    Os materiais a usar devem ser os previstos no projecto de estruturas, caso discorde deve confrontar o projectista sobre os mesmos.

    Por curioso que seja uma classe inferior de betão tem menor resistência à compressão mas uma classe maior obriga a um valor de armadura mínima maior nos elementos estruturais, por outro lado se aumentou a resistência do betão, caso a armadura dimensionada fosse superior à mínima então iria de facto diminuir caso recalculasse o projecto de estruturas.

    No aço também é curioso que apesar de o A500 tem maior resistência à tracção (e não torção) do que o A400, no entanto, pode originar a que seja mais difícil verificar o estado limite de fissuração.

    Isto tudo para lhe dizer que os materiais da estrutura não se escolhem como os sanitários :)

    Qualquer coisa disponha.

    P.S: actualmente à luz da norma EN206-1 dificilmente consegue fazer um projecto com menos de C25/30 (B30).
    Concordam com este comentário:ct1gcf




    Ok mais uma vez agradeço a todos as vossas opiniões.


    Eu já sei que o Engº já fez os cálculos todos no projecto de estabilidade.

    Só que há pessoal que conheço e não é curioso, nem é da área de construção civil, e que me dizem que se eu pedir ao Eng para recalcular o betão B-25 para B35 e o aço A400

    para A500 toda a estrutura fica muito mais rija e consequentemente vai rachar e chegar á ruptura mais facilmente.

    E depois de ter lido minimamente "http://www2.ufp.pt/~jguerra/PDF/Betao/Vigas-Parede%20em%20Betao%20Armado.pdf". Cheguei a uma conclusão precisamente oposta.

    Ou seja, para além de que na medida se aumentar a classe de betão, aumenta-se também a duração do betão ( o B-16 em média dura 16 anos e o B-35 á volta 30 anos...), os

    pilares e lajes vão ter mais margem de manobra na compressão. (se o calculo do ferro for bem feito), e de tracção no caso do A500.


    Porque se for ao contrário as ponte e aquedutos que teem B-35 e B-55 eram mais susceptíveis de chegar á ruptura mais facilmente, de que uma casa com B-20 ou B-25.

    São estas dúvidas que me vão na cabeça.

    No meu ponto de vista a estrutura não pode ser feita simplesmente em função de quantas pessoas poderão estar nas divisões. Deveria ter-se em conta alguma margem para

    cedência de terra e uma remota hipótese de um pequeno abanão. E desta maneira serem minimizados os estragos.

    Ainda não falei com o Sr Eng. mas gostava de ter o vosso feedback em relação ás minhas ideias antes de falar com ele.
  4.  # 7

    Vamos lá a ver se percebo a origem da sua dúvida:

    Um engenheiro fez os cálculos da sua estrutura. Embora não o mencione, a acompanhar o projecto o engenheiro apresentou igualmente um Termo de Responsabilidade onde afirma, entre outras coisas, que o projecto foi elaborado de acordo com a legislação em vigor - que prevê a possibilidade de um sismo, que tem em conta o uso que é dado à construção, que prevê (se for caso disso) a carga da neve, que prevê o efeito da acção do vento, etc., etc..Juntamente com esta declaração vão os cálculos, páginas e páginas de "continhas" que demonstram o que afirma.
    Por outro lado tem uns amigos que nem sequer são da área da construção civil que lhe deram uns "bitaites".

    Agora pense bem: em quem deve acreditar?


    - O B35 é "mais resistente" que o B25? É
    - O A 500 é "mais resistente" que o A 400 ? É
    - Tem mesmo de usar B35 e A500? Os cálculos do seu engenheiro dizem que não; mesmo sem conhecer o seu projecto eu também arriscaria a dizer que não.

    No meio disto tudo só não compreendo uma coisa: mas você não tem confiança no trabalho do técnico a quem encomenda o serviço? Então porque o escolheu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
    • eu
    • 26 julho 2011

     # 8

    Colocado por: j cardosoEntão porque o escolheu?

    Se calhar não o escolheu...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  5.  # 9

    Colocado por: ct1gcfAinda não falei com o Sr Eng. mas gostava de ter o vosso feedback em relação ás minhas ideias antes de falar com ele.

    Éh pá...você está a delirar, farta-se de escrever sobre um assunto do qual não percebe nada. Limite-se a executar o projecto que lhe fizeram, se tem dúvidas coloque-as ao projectista, não tente aprender betão armado com umas leituras na net.

    Colocado por: ct1gcfhttp://www2.ufp.pt/~jguerra/PDF/Betao/Vigas-Parede%20em%20Betao%20Armado.pdf

    Este texto é para engenheiros, não tente entende-lo. Por acaso quando está doente em vez de ir ao médico procura a cura na net???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  6.  # 10

    Colocado por: j cardosoVamos lá a ver se percebo a origem da sua dúvida:

    Um engenheiro fez os cálculos da sua estrutura. Embora não o mencione, a acompanhar o projecto o engenheiro apresentou igualmente um Termo de Responsabilidade onde afirma, entre outras coisas, que o projecto foi elaborado de acordo com a legislação em vigor - que prevê a possibilidade de um sismo, que tem em conta o uso que é dado à construção, que prevê (se for caso disso) a carga da neve, que prevê o efeito da acção do vento, etc., etc..Juntamente com esta declaração vão os cálculos, páginas e páginas de "continhas" que demonstram o que afirma.
    Por outro lado tem uns amigosque nem sequer são da área da construção civilque lhe deram uns "bitaites".

    Agora pense bem: em quem deve acreditar?


    - O B35 é "mais resistente" que o B25? É
    - O A 500 é "mais resistente" que o A 400 ? É
    - Tem mesmo de usar B35 e A500? Os cálculos do seu engenheiro dizem que não; mesmo sem conhecer o seu projecto eu também arriscaria a dizer que não.

    No meio disto tudo só não compreendo uma coisa: mas você não tem confiança no trabalho do técnico a quem encomenda o serviço? Então porque o escolheu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ct1gcf



    Boa noite

    Eu só estava a ver se entendia se poderia melhorar ou não a estrutura.

    Eu sei perfeitamente que pode ser utilizado no mínimo B-25 e pelo menos A400.

    Não duvido de ninguém , só procurava que me ajudassem a compreender se eu pedir ao para o Eng para recalcular o projecto todo novamente com classe de betão e aço

    superior, se a hipótese de ruptura era mais baixa ou não.

    É só essa minha questão.

    E já sei que todavia vou ter que falar com o Eng que fez o projecto de estabilidade.
  7.  # 11

    Colocado por: RRufinoNão, não continua, porque nunca fez. Esse tema dava pano para mangas, mas até ver temos regulamentação, normas e termo de responsabilidade...a juntar a isto tudo deveríamos ter a deontologia profissional e a ética profissional e empresarial...mas fundamental mesmo é o carácter.


    Suponho que esses preceitos se aplicam a todas as outras especialidades, mas umas precisam que alguém, mesmo assim, diga que estão bem feitas, outras não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  8.  # 12

    Colocado por: ct1gcfse eu pedir ao para o Eng para recalcular o projecto todo novamente com classe de betão e aço

    Não se esqueça que isto tem um custo, que terá que ser você a suportar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  9.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Éh pá...você está a delirar, farta-se de escrever sobre um assunto do qual não percebe nada. Limite-se a executar o projecto que lhe fizeram, se tem dúvidas coloque-as ao projectista, não tente aprender betão armado com umas leituras na net.


    Este texto é para engenheiros, não tente entende-lo. Por acaso quando está doente em vez de ir ao médico procura a cura na net???


    Ok então na sua opinião o que o Eng lá escrever é o que interssa e ponto final....

    O resto é......

    Eu posso não perceber nada disto mas tantas respostas e até agora ninguem me soube responder precisamente ao que eu quero.

    Mas já percebi, são todos entendidos nas matérias, mas quando se pergunta qq além do normal, ( vai falar com o engenheiro.)

    Mas afinal o que discute neste forum de casas?

    Obrigado na mesma pelas sua opinião.

    Mas já sei que para satisfazer a minha curiosidade, tenho que falar com engenheiros. Ou então tirar um curso de Eng Civil.

    Já entendi.

    Obrigado.
  10.  # 14

    Não respondeu à minha questão:

    Colocado por: PicaretaPor acaso quando está doente em vez de ir ao médico procura a cura na net???


    Ou vai para a net questionar a receita que o médico lhe deu??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  11.  # 15

    ...tantas respostas e até agora ninguem me soube responder precisamente ao que eu quero.


    Se assim o prefere vou então responder às suas perguntas:

    será que se for bem calculado, a estrutura vai rachar mais facilmente, do que se for o b-20 ou b-25?

    A não ser que a sua estrutura tenha características muito especiais - não estou a ver quais possam ser - a resposta é não.

    ...será que o aço A500 aguenta mais torção do que o A400?

    É irrelevante para o caso, vamos admitir que sim.


    Mas já percebi, são todos entendidos nas matérias, mas quando se pergunta qq além do normal, ( vai falar com o engenheiro.)

    Não percebeu nada, se tivesse dado atenção ao que escreveu RRufino já não teria dúvidas, está lá tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ct1gcf
  12.  # 16

    Colocado por: PicaretaNão respondeu à minha questão:



    Ou vai para a net questionar a receita que o médico lhe deu??




    Não procuro a cura na internet.

    Mas através dela tento primeiro perceber pelos sintomas que tiver quais os prováveis problemas.

    Como já me aconteceu. Tive um acidente o médico disse fratura do femuro-acetabelar.

    Então que mal tem, ir á net tentar perceber o que quer dizer.... Isso é delirar?

    Quando o tipo começou a falar fui entendendo o que ele ia dizendo.


    O mesmo passa em relação ao assunto dos betões qual o mal de perguntar no forum qual a vossa opinião...Ir falar com o Eng ´toda a gente sabe que tem que ser e é alem disso a

    via mais fácil.

    Estava a ver se aprendia alguma coisa convosco. Por eu não perceber nada disto.

    Está respondido?
  13.  # 17

    Boa Noite

    Agradeço a todos a colaboração nesta discussão

    Obrigado pela ajuda.


    Cumprimentos
 
0.0214 seg. NEW