Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: FDJá li muita crítica negativa sobre o aspecto do fórum e por isso, não sei se sou muito bem sucedido.

Critica negativa vai haver sempre, o que interessa é se no geral o panorama é bom. E para cada "critica negativa" saber se compensa o esforço de a tentar melhorar. É que também é preciso saber que o perfeito é inimigo do bom. Na minha opinião este fórum muito bom em termos de usabilidade e legibilidade. :P
    Concordam com este comentário: Italiano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  2.  # 62

Colocado por: Luis K. W.onhecem algum blog ou forum em que se ensine como fazer um site, ou se critique os sites uns dos outros (assim como nós zurzimos, digo, criticamos os projectos que por aqui aparecem)?
    Ah! E em que o pessoal seja tão porreiro como o deste forum, claro!

E que tal, procurar um profissional? Todos somos 'informáticos'...mas.... um 'sitio' é muito mais que isso...;)

PS: A qualidade e profissionalismo não é só nas obras meus caros...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., rosa76
  3.  # 63

Nem me atrevo a colocar o link para o meu site, pois ainda está em construção :-)

Eu próprio o idealizei e pretendo implementar (com os meus conhecimentos de informática) o mesmo a muito breve trecho (o respectivo "sítio" neste exacto momento apenas mostra umas imagens a informar o lançamento) mas como sou eu próprio e a minha disponibilidade que ditarão a tal brevidade do seu lançamento, não me atrevo a publicar aqui o endereço, mas prometo que o colocarei aqui para darem a vossa opinião assim que o site esteja "no ar".

Cumprimentos,
    João Torres arqº
  4.  # 64

Bom dia, j.angelo_84

Todos temos os direito a uma opinião livre, questiono-me no entanto se não são vendedores de sites... Não posso estar mais em desacordo com muito do que aqui foi dito. Um bom site é o espelho de um profissional de qualidade e o simplismo pode ser muitas das vezes confundido com o facilitismo.
    ~

Não sou vendedor de sites, sou visitante de sites e como visitante sei avaliar se um site é intuitivo, fácil de navegar e encontrar a informação que esse site deveria ter e concluindo sei avaliar para o melhor das minhas capacidades se esse determinado site me satisfez ou não.
    Pode estar em desacordo com tudo aquilo que quiser mas pode também se quiser fundamentar o seu desacordo.

Acho que você não apanhou a origem da existencia de sites, ou melhor da existência da internet por sinal, veja a sua história.
    Iniciou precisamente para facilitar a comunicação e divulgação de informação.

Um arquitecto ou qualquer outro profissional que não procure uma imagem cuidada para apresentar os seus trabalhos, dificilmente trabalha de forma aprofundada para um cliente levando o projecto á exaustão.
    O exemplo que aqui foi dado e á semelhança do que já foi referido anteriormente, não pode de forma alguma ser dado como o melhor exemplo, até porque não quiseram apresentar nenhuma alternativa a este. Contrariamente ao que foi dito, não é directo, nem representa um grafismo de excelência, a nível de conteúdo não me cabe a mim pronunciar, até porque certamente terei uma opinião contrária à de muitos.~

Eu não digo para criar uma página bicolor só com texto como existia nos primordios do protocolo WWW.
    É bom criar algo que tenha algo estético, mas o fundamental é criar algo prático e ÚTIL!
    Veja por exemplo divesos sites de lojas informaticas, são práticos (nem todos mas muitos são) e vão direitos ao assunto.
    Se ainda se quer fechar na sua perspectiva veja então os maiores sucessos na internet, são sucessos em especial devido à simplificade e devido ao facto de serem user friendly, desprove-me se conseguir. Quer exemplos? Google, Windows, Facebook, Youtube, Twitter, etc...

Um bom arquitecto diferencia-se dos outros pelo TODO e não por um ou outro aspecto.
    O facto de no fundo dizer que não tem paciência ou tempo a perder para escolher o atelier ou arquitecto que lhe vai fazer o projecto, é certamente um mau presságio para quem está a começar este longo e aliciante percurso...

Pois um arquitecto distingue-se dos outros pelo todo, mas como tudo na vida, se alguém não gostar da primeira impressão não irá sequer buscar a segunda.
    Se eu tiver uma lista de 100 arquitectos e suas respectivas páginas, eu não vou perder muito tempo a tentar reduzir essa lista para 10, e talvez o motivo de redução de 100 para 10 seja a primeira impressão, neste caso a respectiva página da internet.

Eu não vou perder imenso tempo com alguma página que não satisfaz o rápido inquerido que eu pretendo fazer (que tipo de arquitectura este faz, que casas já construiu, onde ele trabalha, contactos, projectos realizados, etc) quando tenho mais 99 na lista para ver.

Posso estar a exagerar nos números o 100 pode ser tanto 30 como podem ser 300, e os 10 podem ser apenas 4 como podem ser 27.
    A questão é que como tudo na vida não se vai conhecer tudo de algo para depois se avaliar de uma lista enorme, pois nem mesmo depois de ter a casa construida por um arquitecto se fica a conhecer bem o seu trabalho.
    Portanto a primeira escolha vai ser muito rápida se a lista for grande e quem fica a perder por vezes até poderia ser o arquitecto perfeito para fazer a nossa casa...mas enfim como a sua página não mostrou satisfazer o cliente que a visitou foi logo cortado na primeira avaliação.

Acho que esta discussão não precisa continuar, tanto eu como o Danobrega como o Paramonte demos a nossa opinião e vocês como profissionais de arquitectura cabe avaliar a opinião e segui-la ou não.

Lembrem-se nós somos os visitantes, não são vocês, é natural que nós saibamos avaliar melhor as vossas páginas, tal como vocês sabem avaliar melhor do que nós as nossas casas. (tirando os gostos pessoais)
    Concordam com este comentário: danobrega
  5.  # 65

Caro pedro passos cuelho,

http://www.zaha-hadid.com/home

Parece-me bom e rápido de navegar.
    Bem estruturada embora não tanto como a última mas está simples e pratica e não é feia.

http://www.daniel-libeskind.com/

Não é muito mau, tem boa informação mas para andar de um projecto para outro é preciso dar muitas voltas.
    E para quem ver todas as obras não é prático.

http://www.kitagawara.co.jp/main/main_en.html

As letras (a fonte usada, "font") são esquesitas e leem-se mal, aqui perde muito, pois com letras que não se leiam numa fracção de segundo não merece muita atenção e quem força e tentar ver o site todo acaba com dor de cabeça.
    Demora muito tempo a carregas as imagens e aquele efeito de passar de uma imagem para a outra é enervante, pois se quero voltar 5 fotos atrás demoro imenso tempo.

http://www.dsrny.com/
    demora milénios a carregar aquele grafismo todo e além disso...onde estão os contactos???
    Se não arrastar o rato para o primeiro icon que em nada tem a ver com nada nunca iria ver os contactos, estes devem estar PLENAMENTE VISIVEIS e fáceis de obter.

Aquele movimento todo na página apesar de bonito é pesado para o computador e para quem tem 50 páginas de arquitectos abertas nem com um computador bom lá vai.

http://kkaa.co.jp/

Onde os contactos estão nem diz que são contactos, poderia ser outra coisa qualquer, falta uma palavrinha a dizer "contacts".
    É uma página que está cheia de código lixo que torna a página MUITOlenta, e se for lenta muitos clientes ficam logo enervados com uma página lenta cheia de lixo que desligam logo a página.
    Tirando isso até que a informação está bem disponível (tirando os contactos sem título)

http://www.graftlab.com/

Gostei, apesar de cheia de movimento, são fluidos e sem lentidão, o código está bem estruturado, assim como a informação.
    Foi original ao ponto de disponibilizar os trabalhos sob diversas listagens, cronologicamente, local, tipologia, etc.
    É um pouco dificil de navegar com aquele movimento todo (digo isto para quem quer ir rapido de um lado para o outro)
    Mas esta é pratica útil e tem estética.

Esta foi a minha análise pessoal. É para usar como se quiser, se quiserem ignorar serve também para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaotorres
  6.  # 66

boa tarde
    Colocado por: NMSantosEsta foi a minha análise pessoal. É para usar como se quiser, se quiserem ignorar serve também para isso.

estes sites que sugeri foram mesmo uma ratoeira,para quem acima de tudo valoriza um site em vez do trabalho do arquitecto deixou muito a desejar,revelou falta de conhecimento,falta de conhecimento daquilo que procura..."um arquitecto".
    esses sites são de alguns dos "monstros" da arquitectura mundial,quer se goste ou não eles são uma referencia!!
    depois,tem alguns arquitectos famosos que nem site tem.
    resumindo: o vosso grau de exigência está muito fraco para aquilo que procuram (apregoam).
    para mim continuo a preferir o trabalho do arquitecto em vez da virtualidade.

ps: eu não sou arquitecto,sou como um de vós.

aproveitem e digam mal deste..http://www.foga.com/home.asp

cumprimentos.
  7.  # 67

Colocado por: pedro passos cuelhoboa tarde

estes sites que sugeri foram mesmo uma ratoeira,para quem acima de tudo valoriza um site em vez do trabalho do arquitecto deixou muito a desejar,revelou falta de conhecimento,falta de conhecimento daquilo que procura..."um arquitecto".
    Discordam deste comentário:NMSantos

Boa tarde senhor das falsas ratoeiras.
    Quanto a mim não foi nenhuma ratoeira, eu simplesmente analizei os sites e não os trabalhos divulgados nos sites.
    Portanto quanto à falta de conhecimento você não sabe simplesmente nada do que diz.
    Todos os meus posts foram relativos aos sites dos arquitectos e não ao trabalho de arquitectura dos arquitectos.
    Acho que você acabou por se revelar um ignorante no sentido que ignora o que lhe é apresentado.
    Eu apresentei-lhe a minha análise dos sites, e caso existisse alguma dúvida, bastava ler o português que foi usado para escrever os meus posts.

Mais uma vez eu lhe digo, eu analisei os sites e não os trabalhos de arquitectura, portanto não fale a pena tentar espicaçar o que não é compatível de espicaçar.

Quer que eu repita? Eu repito.
    Os meus posts são relativos à estrutura dos sites e não à arquitectura que o respectivo arquitecto desenvolveu.

Entenda este post como quiser, se precisar leia mais do que uma vez pois não se gasta.
    Agora não tente dizer coisas que não fazem parte da realidade, revela pouca maturidade da sua parte, ainda bem que não é arquitecto.

E para terminar agradeço aos arquitectos aqui presentes e boa sorte para o vosso futuro e para os que não têm página na net, apostem nisso pois vale a pena. (volto a reforçar que não vendo sites ou nada do que se pareça como já aqui afirmaram. Não sou vendedor de nada.)

EDITADO: E pedro passos cuelho, um bom arquitecto não significa uma boa página, nem vice-versa, aprenda a distinguir as coisas. Mas para quem não tem muita publicidade ou já um grande nome, uma boa página de internet ajuda na publicidade e divulgar o nome além de facilitar o contacto.
    Concordam com este comentário: FD
  8.  # 68

Colocado por: NMSantosTodos os meus posts foram relativos aos sites dos arquitectos e não ao trabalho de arquitectura dos arquitectos.

Exactamente. Há quem confunda as duas. Não se está a falar da qualidade do arquitecto(s) por detrás dos sites, mas da facilidade dos sites em transmitir a mensagem.

E mais, na qualidade de possível cliente, só tenho a lamentar que assim seja pois vejo o meu leque de opções reduzido.

Na prática, e pensando um pouco no assunto, diria que é possível que o principal canal para angariar clientes para este tipo de negócio não é a Internet mas o "passa palavra" e se assim for talvez não sintam a necessidade de ter um site funcional. Mas talvez no futuro não seja assim, e alguns sejam apanhados desprevenidos.
    Concordam com este comentário: NMSantos, joaotorres
  9.  # 69

Os arquitectos que já tenham um bom leque de clientes ou de contactos, que já tenham nome no mercado podem-se safar assim.
    Mas como bem dizes, o futuro pode mudar isso e apertar mais com o efeito internet.

Além do mais os novos arquitectos que todos os anos aparecem é bom que apostem na internet...e se tiverem sorte até podem ganhar mais depressa nome do que os "velhos do restelo"...

Também na qualidade de possível cliente eu apenas vou procurar arquitectos que tenham contacto na internet (pois ai consigo talvez obter uma lista maior de candidatos)...ou então se por acaso encontrar nas ruas que passo um gabinete que mostre valer a pena entrar.

E hoje em dia é tão fácil ter uma página da internet que não se justifica de modo algum um arquitecto não ter página.
    Concordam com este comentário: joaotorres
  10.  # 70

boa noite
    como ignorante que sou,os sites que utilizei serviram para contrariar aquilo que vocês defendem,"estes" senhores não vivem de sites e muito menos lhe interessa se são bonitos ou feios,simples,ou assim ou assado,ou se vocês se interessam ou não por eles.
    vivem do trabalho,vivem das obras que fazem não vivem para os sites nem vivem à custa de sites.
    "eles" se quisessem não faltava quem lhe fizesse a página mais espectacular que para vocês é tão importante,até se matavam para o conseguir.

como ignorante que sou afasto-me desta discussão,pena tenho que os "visados" não se manifestem....

ps: gostava de ver exemplos mas parece que não existem,sobra apenas uma vontade....de alguns.

cumprimentos.
    Concordam com este comentário: two-rok, DOGMA
  11.  # 71

O que o NMSantos diz relativamente a analise de sites, aplica-se na realidade a todos os sites da web, seja de que negocio for.
    Por acaso estamos a falar de sites de arquitectos, mas podia ser de vender sapatos ou outra coisa qualquer que a logica e exactamente a mesma e o NMSantos nesse aspecto tem toda a razao.
    A realidade e que no mundo virtual quem nao aparece nas primeiras paginas do Google/Bing/Sapo etc quando alguem busca pelo tipo de trabalho/servico que essa empresa oferece tem muito trabalho de casa para fazer para optimizar o seu site.(caso esteja interessado em ter visibilidade na net obviamente) Se e para ter um web site apenas para por no cartao de visita entao pode fazer o que quiser, mas nao deve esperar grande valor acrescentado por ter uma presenca na web.
    cumpts.
    Concordam com este comentário: mmgreg, NMSantos
  12.  # 72

a mim faciliava-me a vida se o cliente tivesse um site em que expusesse de forma completa toda a informação necessária, gostos, intenções, recursos, fotos, toda a papelada e documentos necessários, etc etc...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., two-rok, DOGMA
  13.  # 73

Colocado por: pedro passos cuelho"estes" senhores não vivem de sites e muito menos lhe interessa se são bonitos ou feios,simples,ou assim ou assado,ou se vocês se interessam ou não por eles.

Se assim for, é justo. :)
  14.  # 74

Marco1
    ai esta uma boa oportunidade de negocio..um web site agregador de donos de obras em que eles poem la os seus pedidos e documentacao e os arquitectos consultam . Se procurarmos bem na web tenho quase a certeza que ja deve existir algo assim por ai algures. Nem me parece assim tao complexo de implementar. Em vez de ser o flickr para fotos era o www.donosdeobra.pt
    cumpts.
  15.  # 75

Colocado por: marco1a mim faciliava-me a vida se o cliente tivesse um site em que expusesse de forma completa toda a informação necessária, gostos, intenções, recursos, fotos, toda a papelada e documentos necessários, etc etc...
    Concordam com este comentário:Luis K. W.,DOGMA

Há clientes que não sabem explicar o que querem e apenas sabem as sensações que querem ter na casa nova.

No meu caso, os arquitectos que projectaram a minha casa já me conheciam há uns anos mas mesmo assim, pediram-me uma lista do que eu sabia que queria e uma lista do que eu sabia que não queria - resultou em 4 folhas de informação. Eu já tinha desenhados uns esboços, mas eles preferiram abordar a questão sem eles. Depois, perguntaram-me se eu tinha arquitectos cujo trabalho me me agradava (e quais os trabalos, especificamente), isto além de orçamento disponível, informação detalhada do terreno, etc... Resumindo, eles sabiam que perguntas fazer para obter a informação que precisavam.

Penso que os arquitectos podem colocar nos respectivos sites um separador "Informação a fornecer pelo dono-de-obra" ou qualquer título bem estudado. Aí, quando um cliente pesquisasse o site, conseguiria perceber o que cada arquitecto considera importante saber como ponto de partida e não só o concelho do terreno, levantamento topográfico, orçamento e número de quartos - que é o que a maior parte dos DO pensa ser o essencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  16.  # 76

Este é claramente um dos melhores OFF-TOPIC do fórum.
    Devem os caríssimos arquitectos, empreiteiros, engenheiros e demais empresários :) ler bem o tópico de abertura, e olhar para ele, como uma óptica crítica CONSTRUTIVA, e que apesar de beliscar o nosso gosto pessoal..vai ao encontro daquilo que os utilizadores muitas vezes pensam...

Um 'sitio' quer-se clean...simples, informação clara, simples, com poucos cliques, simples, com portefólio destacado e composto, simples e bonito... :) Parece fácil?? Não é ;)

Eu já aprendi alguma coisa com esta discussão...
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaotorres
  17.  # 77

Resumindo,

Danobrega já encontrou arquitecto?

Vá nos pondo ao corrente da sua situação. Já agora fiquei curioso com o desenrolar do tópico.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: DOGMA
  18.  # 78

Colocado por: LiMatosHá clientes que não sabem explicar o que querem e apenas sabem as sensações que querem ter na casa nova.

Não estou a ver o que tem uma coisa a ver com a outra. E se quiserem discutir este tema, penso que até poderá terá algumas vantagens para o arquitecto um cliente que não saiba exactamente o que quer e der alguma liberdade criativa ao profissional. Isto desde que o cliente "Melga" não entre num loop infinito de "não era isto que eu queria". :)

Por outro lado imagino que deva ser desesperante um arquitecto ouvir "Quero uma casa bonita.", ou outro pedido completamente subjectivo.

É engraçado, no entanto, ver-se aqui discutidos os sites dos "melhores e mais conceituados" arquitectos do mundo. Parece-me evidente que o contexto inicial da discussão não é "Como é que eu escolho entre um dos melhores arquitectos do mundo usando os seus sítios de Internet?". O sítio de Internet pode ser uma ferramenta de penetração no segmento de mercado discutido, ou seja, tótós como eu à procura de Arquitecto pela Internet para uma moradia. :P

Agora, se esse segmento de mercado existe e realmente compensa investir num sítio de Internet funcional para capturar clientes, cabe aos profissionais visados decidir.
  19.  # 79

Colocado por: adarqDanobrega já encontrou arquitecto?

Numa semana? Claro que não... Ainda há muita coisa para discutir. Estou apenas no trabalho inicial de criar uma lista para mostrar a quem usa as calças lá em casa. ;) Depois é preciso ir a reuniões e falar com as pessoas, fazer perguntas...
    • AXN
    • 29 julho 2011

# 80

Não se fie só na net. Visite as obras dos arquitectos que tem em mente. Os 3D's são sempre fantasticos, mas por vezes a obra real é deveras decepcionante.

Eu demorei mais de um ano até escolher o meu arquitecto.
    Concordam com este comentário: marco1, Luis K. W., two-rok, DOGMA

0.0294 seg. NEW