Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou à procura de arquitecto, ou melhor, gabinete de arquitectura para me aconselhar na compra de terreno e fazer o projecto de moradia .

Só queria deixar um comentário aos arquitectos deste fórum:

É incrível que defendam que uma casa deva ser desenhada por um arquitecto (que eu concordo) mas apresentem sítios na internet feitos por amadores ou em blogs ou sendo apenas uma página com contactos. Usem profissionais para criar os vossos sítos da Internet chiça!

Por outro lado, alguns sítios são demasiado "try hard", feitos em flash e são extremamente difíceis de navegar. Keep it short and simple! A sério... Encontram-se tantos sites de arquitectura que não há tempo nem pachorra para demorar muito tempo a perceber se é um possível candidato ou não. Na prática, penso que um potencial cliente, como eu, procura olhar para trabalho feito relacionado com o que procura fazer. No meu caso, o desejável seria poder rapidamente olhar para algumas imagens de moradias, incluindo projectos e se possível obra feita.

Uma nota engraçada é, procurando por arquitectos numa página do género das páginas amarelas, os sites são listados por ordem alfabética. Ainda estou nos Bs e já estou a ficar farto, coitados dos Zs...

Deixo aqui alguns critérios de selecção,

Site em flash a abrir com som -> ignorado
    Site em flash a abrir com um grande filme -> ignorado
    Site em blogspot ou similar -> ignorado
    Site com página minimalista -> ignorado
    Site sem trabalho efectuado / portfolio -> ignorado
    Sites com "Brevemente"s -> ignorado
    Sites com página em branco, ou azul (true story) -> que raio?
    Deadlinks -> enfim
    Sites em que seja preciso navegar imagem a imagem -> santa paciência. Adicionalmente, se não gostar nada da 1ª imagem, é provável que não vá ver as outras. :\
    ou ainda pior -> Sites em que aparece uma animação para abrir uma imagem em particular (tipicamente efeitos flash) -> santa paciência
    Empresas com nome de pessoa -> Não gosto muito, dá impressão de ser "one man show".

Enfim, espero que não pareça arrogante...

Nota: Espero que não comecem a chover propostas pois não tenho interesse em arranjar arquitecto através do fórum. Evito a todo o custo fazer negócios com amigos ou conhecidos de, e este fórum é como se fosse um. Além disso desenvolvi um mecanismo de defesa que é recusar toda e qualquer coisa que me ofereçam. Quando quero alguma coisa, procuro.

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: NMSantos
  2.  # 2

Boa noite,

Existe uma enorme variedade de arquitectos no país. E bons! Tente também reajustar o que pretende para diminuir a lista de candidatos. Por exemplo na selecção do tipo de terreno ou tipo de moradia, se de carácter contemporâneo, etc...

E se ajudar dou-lhe uma dica para acelerar o seu processo de selecção.
    Quando quer alguma coisa procura certo? Então não procure, encontre!!;)

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

bem, não é isso uma constante em várias coisas na net??

eu não tenho site nem procuro por aqui em 1ª instância arranjar trabalho, no entanto fiquei um bocado confuso com o que afinal quer.
    desculpe-me mas não percebi, não o acho arrogante mas efectivamente não o percebi. Talvez ache que esse não é o metodo de uma busca na net ou procura do "seu" arquitecto.
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
  4.  # 4

Colocado por: danobrega... apresentem sítios na internet feitos por amadores ou em blogs ou sendo apenas uma página com contactos.

Estou a mudar o site da minha empresa. E a intervenção do danobrega fez-me pensar.

(por acaso, não incorre em nenhum dos pecados que o danobrega apontou! Mas...)

Conhecem algum blog ou forum em que se ensine como fazer um site, ou se critique os sites uns dos outros (assim como nós zurzimos, digo, criticamos os projectos que por aqui aparecem)?
    Ah! E em que o pessoal seja tão porreiro como o deste forum, claro!
    Concordam com este comentário: ArqCastro
  5.  # 5

Colocado por: adarqPor exemplo na selecção do tipo de terreno ou tipo de moradia,

É o que estou a tentar fazer. Mas para isso preciso de rápidamente no site do arquitecto/empresa encontrar trabalhos parecidos com o que quero. ;)

Colocado por: marco1desculpe-me mas não percebi, não o acho arrogante mas efectivamente não o percebi. Talvez ache que esse não é o metodo de uma busca na net ou procura do "seu" arquitecto.

Eu pretendo várias coisas, mas numa 1ª fase um arquitecto/empresa que me faça o projecto de moradia do tipo clássico. Para isso estou a tentar encontrar alguns potenciais candidatos para de seguida entrar em contacto. A mensagem original é apenas um desabafo sobre o quão difícil é perceber se um determinado arquitecto encaixa no perfil geral ou não.

Cumprimentos.
  6.  # 6

boa noite
    mas o "Senhor" quer um Arquitecto ou quer um site??.o critério de escolha é ter um site há "sua" medida??
    Arquitectos..aproveitem,façam aí um site todo jeitoso num instante...quem sabe se não vai ser o escolhido.

cumprimentos.

(Marco 1...azar o seu,está excluído)
  7.  # 7

Primeiro de tudo, onde pretende adquirir o terreno?
    Em que zona?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  8.  # 8

boa noite
    penso que o "Rei" dos arquitectos Portugueses tem um blog.
    (está excluído também)

cumprimentos.
  9.  # 9

Colocado por: pedro passos cuelhoboa noite
    mas o "Senhor" quer um Arquitecto ou quer um site??.o critério de escolha é ter um site há "sua" medida??
    Arquitectos..aproveitem,façam aí um site todo jeitoso num estante...quem sabe se não vai ser o escolhido.

cumprimentos.

(Marco 1...azar o seu,está excluído)

hehe. Eu sei que vou criar alguma azia. :P No entanto é só a opinião de uma pessoa, a minha. Não sei se encaixo na média.

Repare no entanto que:

- Não disse que um arquitecto/empresa com um site mau é um mau arquitecto ou empresa. Apenas que, à primeira vista, não consigo perceber se é um potencial candidato ou não.
    - Não me lembro de outro critério de escolha inicial.

Mas talvez me possam ajudar. Como procurar?
  10.  # 10

Colocado por: pedro passos cuelhopenso que o "Rei" dos arquitectos Portugueses tem um blog.

Não acha que é uma comparação fora do contexto? :P Está excluído sim, mas não é por ter um blog. ;)
  11.  # 11

danobrega

já imaginou se precisar de um advogado para determinado assunto, como fará?

talvez lhe aconselhe que em vez de procurar por arquitecto, procure imagens do que gosta ou mesmo casos reais que tenha visto e depois contacte alguns gabinetes recomendados ou que tenham feito alguma coisa proximo de si e que goste e numa 1ª reunião logo fica com uma ideia de que é por ali ou não. Realmente percorrer a lista alfabetica não é solução.
  12.  # 12

Colocado por: danobrega- Não disse que um arquitecto/empresa com um site mau é um mau arquitecto ou empresa.

Nem o oposto!

Aqui há tempos vi um site absolutamente espectacular de um subempreiteiro que conheço.
    O tipo e a firma dele são ambos sarrabecos, mas quem só vir o site pensa que aquilo é o supra-sumo da subempreiteirice.
    Concordam com este comentário: danobrega
  13.  # 13

Colocado por: danobregaprojecto de moradia do tipo clássico.

parecido com isto?
      DSC_2435.jpg
  14.  # 14

Colocado por: danobregaNão acha que é uma comparação fora do contexto? :P Está excluído sim, mas não é por ter um blog. ;)

não é fora do contexto,é um blog e é de Arquitecto,só que deste você já tolera..

cumprimentos.
  15.  # 15

assim?

cumprimentos.
      DSC_2432.jpg
  16.  # 16

Colocado por: pedro passos cuelhoparecido com isto?

Da primeira página das imagens no google por "moradia clássica" encontrei este exemplo: http://www.pt.togofor-homes.com/immobilien/2/1/d/original_21d2e85523c324588b19a65092d465ac_1293120044_widthX800_heightX600_.jpg

Se calhar de moradia clássica isto não tem nada. Não sou entendido do assunto. :\ Nada como fotos. ;)
  17.  # 17

boa noite
    essa mais parece uma casa de férias do Algarve

cumprimentos
  18.  # 18

Pretende um gabinete para o ajudar na escolha do terreno e lhe projectar a moradia. Já agora qual a sua zona de interesse ? Se pretender construir uma moradia no Algarve provavelmente não irá procurar um gabinete em Bragança para lhe ajudar a escolher o terreno e lhe fazer o projecto.

www.gabineteop.com
  19.  # 19

danobrega...
    Ainda bem que o meu site não tem essas coisas que inumerou (também não gosto dos sites com esse tipo de "valências"...)
    Mas sim foi feito por mim... podia estar melhor.. podia ;)
    abraços.

PS: Realmente o tipo de arquitectura que pretende (tanto a casa dos "bifes" pseudo-algarvia, como o solar Minhoto fora de contexto urbanisitico e temporal.. não encaixa no nosso perfil de projecto. Teria uma enorme dificuldade ética e pessoal em lhe projectar qq dessas coisas.
    Pelo contrário, se fosse para o ajudar a recuperar e reabilitar um verdadeiro Solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • edg
    • 26 julho 2011 editado

# 20

Faltava essa. Por vezes o arquitecto é a pessoa "acusada" de não ser assim tão "esperta" como tenta de aparecer. Agora também os blogs e os outros instrumentos para a divulgação na internet não prestam. Ma porque um cliente não cria também o próprio blog? Uma página pessoal na qual se apresenta, fala um bocado de si, conta o que é que faz na vida e outras coisas assim? Só para deixar também aos arquitectos o direito à critica...

«Além disso desenvolvi um mecanismo de defesa que é recusar toda e qualquer coisa que me ofereçam. Quando quero alguma coisa, procuro». Pois, e não encontra.

0.0235 seg. NEW