Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    será melhor meter os 4 iguais?
  2.  # 2

    Boas!

    Também gostava de perceber melhor de iluminação ...

    Estou a montar tectos falsos neste momento no corredor, quartos e sala, e como não tenho a certeza de como vou querer os pontos de luz, nem tenho a certeza de quantos pontos de luz, então estou a passar imensos tubos para uma caixa de derivação, a fazer uma espécie de grelha por forma a conseguir meter pontos de luz em quase qualquer ponto dos tectos.

    Quais os tipos / quantidade de iluminação recomendaveis para salas, corredores, quartos ?
  3.  # 3

    Tatiana,
    Os 4 locais que tem para pontos de luz na sala, pensa em colocar candeeiros ou focos? Por outro lado, a sua sala é grande ou pequena? É uma sala clara (muitas janelas), com muita luz ou escura (acabamentos e revestimentos escuros)?
    Esses 4 locais ficam no centro do tecto ou estão espalhados de que forma?
    Só para ter algumas ideias..

    Civismo,
    A sua pergunta terei mais dificuldade em sugerir, não gosto de grelhas de iluminação..mas alguém há-de aparecer provavelmente a sugerir leds (que é coisa que também não aprecio).
  4.  # 4

    Civismo, de qualquer forma, aqui deixo umas "noções básicas" sobre a iluminação, pode ser que ajude..
    As luzes/lâmpadas incandescentes normais são utilizadas para a iluminação geral, visto que proporcionam luz quente em todas as direcções. As luzes/lâmpadas incandescentes de halogéneo difundem luz branca e quente e têm boa utilização iluminadora.
    As lâmpadas fluorescentes fornecem grande quantidade de luz difusa, mas interferem na definição das cores, e a sua luz fria "fomenta" a actividade. Tornam-se mais baratas que as lâmpadas convencionais, visto que duram, por norma, 10 a 20 vezes mais que as incandescentes. Devido ao tipo de luz que projectam não são aconselháveis para as zonas de descanso da casa.
  5.  # 5

    CMartin,

    Desculpe, mas não concordo nada consigo.
    As lâmpadas incandescentes SÃO PARA ACABAR. Já deveriam ser proibidas (se é que já não o são).
    O que se deveria usar agora são as fluorescentes ou leds. Quanto à cor das fluorescentes... existe para todos os gostos desde o branco frio ao branco quente (semelhante às incandescentes). E sim, SÃO aconselháveis para zonas de descanso.
  6.  # 6

    CMartim,
    Para os quatro locais penso colocar candeeiros, e queria saber se ficam melhor se forem os 4 iguais ou se poderia por 2 a dois (já tenho dois) com efeito de cristais.
    A sala é grande, mas tem apenas duas janelas, parte das paredes são em tijoleira acabamentos escuros que contrastam com o branco do tecto, chão um pilar que não está centralizado...
    a sala esta mal dividida em 4 partes de áreas iguais duas a duas....
    Espero ter ajudado e peço desculpa pela demora
  7.  # 7

    Mike Melga,
    As noções básicas sobre a iluminação que coloquei acima ainda são válidas, sob o ponto de vista de decoração e funcionalidade (que a mim, como imagina, é o que mais me agrada) e, se quiser ir pelo prisma "energético" da coisa (sobre o qual percebo menos, mas enfim)..embora exista a tendência de haver "uma "evolução" das lâmpadas incandescentes, não significa que irão acabar .."Para facilitar a transição, pode continuar a utilizar um tipo de lâmpada incandescente melhorada com tecnologia de halogéneo.
    As lâmpadas deste tipo parecem-se muito com as lâmpadas antigas e emitem o mesmo tipo de luz e com a mesma qualidade assim que são ligadas."
    Mas não acredite na minha palavra vá à fonte que eu utilizei para lhe dizer isto:
    http://ec.europa.eu/energy/lumen/editorial/index_pt.htm

    É o site da Comissão Europeia, onde se enumeram as regras para as lâmpadas e energia.

    No meu ponto de vista, embora haja uma variado leque de lâmpadas fluorescentes de diversas intensidades, eu continuo a preferir (e a comprar)o quentinho das incandescentes. A polémica da substituição das incandescentes pelas leds ou fluorescentes , se a conhece, centra-se na discussão se é por razões de mercado (comerciais) ou ecológicas que a lâmpada incandescente vá ser "aperfeiçoada" com nova tecnologia.

    Resumindo, que eu saiba, não vai acabar, vai ser "optimizada", e vai pagar o dobro ou triplo por ela.
    Por outro lado, como sabemos, há sempre as tendências (de moda, do "in", do "mercado", da "novidade"), e sim, se calhar a tendência agora é para as/os (?) leds.
  8.  # 8

    De resto, para não confudir ninguem, não sou decoradora nem profissional da área..mas adoro o tema e tenho aprendido imenso, para poder aplicar em minha casa, o que mais gosto. Tem funcionado bem, para mim, no entanto, é bom saberem que os meus gostos nem sempre se coadunam com coisa nenhuma..e muitas vezes com os de ninguém (!).
    Posso oferecer uma opinião, que é o que eu faria se tivesse que optar, e pode-se achar um boa ou uma má opinião. Claro.
  9.  # 9

    Colocado por: tatianaoctavioCMartim,
    Para os quatro locais penso colocar candeeiros, e queria saber se ficam melhor se forem os 4 iguais ou se poderia por 2 a dois (já tenho dois) com efeito de cristais.
    A sala é grande, mas tem apenas duas janelas, parte das paredes são em tijoleira acabamentos escuros que contrastam com o branco do tecto, chão um pilar que não está centralizado...
    a sala esta mal dividida em 4 partes de áreas iguais duas a duas....
    Espero ter ajudado e peço desculpa pela demora


    Tatiana,
    Acho que pensou bem em colocar dois a dois (em vez dos 4 iguais). Numa parte da sala coloque os tais dois que já tem, com efeitos de cristais e na segunda parte coloque outros dois, do mesmo modelo entre eles mas com pequenas nuances.

    Por exemplo, um maior e um mais pequeno, mas do mesmo modelo. Imagine, se escolher com abat-jour, um poderá ser maior com uma cor de abat-jour preto transparente, e o outro mais pequeno com o abat-jour em cinza claro. (Não sei que cor vai usar na decoração, portanto é apenas um exemplo).

    Pode ainda pendurá-los de forma diferente, um mais junto ao tecto, e o outro mais rebaixado, por cima de uma mesa por exemplo.
  10.  # 10

    Palpites.. sem fotos do local é complicado.
    Concordam com este comentário: tatianaoctavio
  11.  # 11

    Fico grata C. Martim, pelas sugestões estava mesmo na duvida. Pedro Barradas amanhã trago fotos, não sabia que dava pra mete-las LOL... a ver se as tiro hoje, mas no momento a sala está completamente vazia, ainda falta a pintura e uns pequenos arranjos.
    Quanto as cores a encomenda que já fizemos inclui dois sofás em pele castanha 2+3 lugares, cor de tijolo e branco paredes tecto e chão como já referi, 2 cadeirões e as almofadas com os mesmos tons que são com listas laranja dois tons + bege, cortinados com fita de franzir com laterais em seda bege e meio em organza as riscas com tons parecidos ao dos cadeirões e almofadas dos sofás (mais fraco) bege e meio em organza, a calha ficará invisível. o móvel de TV castanho e com isto só conseguirei preencher parte da dita sala o resto ainda n faço ideia de como o farei.
  12.  # 12

    Civismo,
    Não entendo muito de iluminação, e onde me encontro não existe tanta variedade, ainda não tinha ouvido falar de lâmpadas LED, só mesmo da TV, mas acredito que seja a mesma tecnologia.
    Na minha opinião esteticamente falando, acho que deve optar por focos de encastre (não tenho a certeza do nome), aqueles que ficam embutidos no tecto falso, normalmente estes costumão ser de halogenio, que em termos decorativos e de iluminação são perfeitos mas no que toca ao ambiente e etc, são do piorio....
    Ficam bem se as dispuser em numeros pares, e de forma harmoniosa, não dispense fita métrica jamais, relativamente aos pontos de luz, penso que deverá primeiro escolher as lâmpadas, ver o tipo de consumo e consultar um electricista, para ver quantos pontos irá necessitar, para evitar subcargas eléctricas.
 
0.0157 seg. NEW