Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fui herdeira de 2 casas há morte de minha mãe em 2000.
    Uma das casas está habitada por uma sra com 73 anos de idade, não tenho contrato de arrendamento com ela, pois ela é sucessora do contrato feito em 1969 entre o meu pai e s/mãe, pois viveu com a mãe e ficou com a casa.
    Eu presentemente tenho necessidade da casa para mim e para meus filhos, será que há alguma forma de convidar a sra. a sair? Após estes anos e com obras feitas na casa, será que é preferivel pedir avaliação do imóvel, uma vez que o mesmo não rende práticamente nada, tirando as despesas com seguros e condominio. Antecipadamente grata,
    ECMBB
  2.  # 2

    Retirar a senhora é virtualmente impossivel.

    Quanto á avaliação do imóvel... vale mais estar quieta. Assim que pedir a avalização começa a pagar IMI pela nova avaliação. O aumento da renda se calhar não cobre o aumento do imposto.

    Mas sem nos dar mais informação, não é fácil responder.
    •  
      FD
    • 26 julho 2011

     # 3

    É como o PBarata diz.
    Tendo a senhora mais de 65 anos é impossível tirá-la da casa. A única hipótese é negociando.

    Quanto à actualização da renda, veja se há comissão arbitral na sua câmara municipal. Se não houver, nem se dê ao trabalho.
  3.  # 4

    FD
    Peço desculpa..mas entao a Zita baptista por habitar nao sei onde hé considerada nesse Pais como uma cidadao de segunda zona que nao tem os mesmos direitos como qualquer cidadao de Lisboa Porto ao Setubal?
    Nem pensar nisso! queixa ao Provedor de Justiça Europeu em Lisboa
  4.  # 5

    Bom dia,
    Agradeço imenso os vossos comentários, era aliás a minha ideia, neste país quem é honesto não tem direito nem ao que é seu.
    Tenho pena de viver num país que não zela pelo bem estar dos seus contribuintes. Pois no meu caso tenho necessidade urgente do imóvel e não posso usufruir dele e no entanto a sra tem uma renda de 150 euros por uma casa em boas condições que só me tem dado prejuízo. Penso que na "Europa/CEE" as coisas não são assim ( lei do inquilinato) e estava na esperança de poderem vir a mudar, mas se calhar estou errada.
    PBarata(posso tratar assim?) para esclarecer a situação que mais informações precisaria? - Que a outra casa que tenho está alugada(único rendimento que tenho além do meu ordenado de F.P.) e que tendo 2 filhos a precisarem de viverem nelas ou desenvolverem um local de trabalho (atelier), pois o mais velho precisa iniciar actividade, após curso de 3anos bem suados (deslocado para o norte do país) que acabou este ano.O mais novo ainda estuda, mas breve precisará de habitação.
    É uma situação bastante complicada eu sei, só que é também uma questão de justiça social e eu aos 55 anos com um ordenado de miséria da função pública de assistente técnica, sempre cumpri os meus deveres de cidadã e vejo-me agora com: marido desempregado( sem direito a subsidio de desemprego), 2 filhos (22 e 23 anos) sem rendimentos e com um bem que é meu e não tenho como faze-lo dar-me qualquer lucro.Pois para manter o imóvel em condições, já gastei mais em obras que alguma vez recuperarei.
    Realmente é só mais um português (ou digamos antes 4) agregado familiar a desagregar-se e a ruir por falta de não ter tido oportunismo e ter sido cumpridor numa sociedade liberal pós 25 Abril.......
    Obrigada a todos.
    Cumprimentos e tenham um bom dia de trabalho.
  5.  # 6

    Boas novamente,

    Na situação que descreve, terá que esperar que a dita senhora saia de livre vontade... Ou negoceia.

    Quanto à actualização da Renda, deverá ir câmara municipal saber se existe comissão arbitral. Como o FD disee, se a comissão não existir, esqueça.

    Se existir e se pedir a avaliaçao às finanças, em quanto aumentará o IMI? Se o possivel aumento da renda compensar, no mínimo o IMI Ok, senão esqueça.

    Existe ainda o risco da comissão arbitral a obrigar a fazer obras, para poder subir a renda, e nesse caso de certeza que não compensa.

    Como já viu a grande probabilidade é que não vale a pena, aliás não é por acaso que quase ninguem utilizou este mecanismo de aumentos de rendas antigas. E tenho quase a certeza que quem utilizou, bem se arrependeu.
    •  
      FD
    • 27 julho 2011

     # 7

    Colocado por: zita baptistanuma sociedade liberal pós 25 Abril

    Se fosse uma sociedade liberal, se calhar este problema já estava resolvido.
  6.  # 8

    Bom, muito obrigada pelas informações e esclarecimentos a todos vós.
    Dá para perceber que não tenho direito a nada, sem uma canseira e um monte de dores de cabeça( burocratas ++)e horas perdidas na CM e Finanças,( mais vale ser cigano!!!!!) pelo menos em Coimbra....têm direito a casa, subsídios e um bairro só para eles....
    Só peço uma sociedade justa e apolitica para todos sermos realmente iguais.
  7.  # 9

    A câmara de Coimbra tem comissão arbitral.

    http://www.cm-coimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=363&Itemid=137

    Penso que nesta página tem toda a informação que necessita.


    Que saudades dos aninhos em que estive por lá....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zita baptista
  8.  # 10

    Bom dia, PBarata e obrigada por todas as informações, vou ver a página que me indica.
    Raro é quem passa por Coimbra e não fica com saudades!!!!
    Tem realmente um certo encanto, por diversas razões e é sempre bom voltar...
 
0.0146 seg. NEW