Iniciar sessão ou registar-se
    • Nobo
    • 26 julho 2011 editado

     # 1

    Estou a finalizar o processo de compra de uma habitação secundária (Óbidos). Estava a ver os custos de escritura, IMT, etc., e vejo que 2011 é o último ano de isenção da minha habitação principal (Odivelas), pelo que estava a pensar trocar "a ordem", ou seja, tornar a nova casa como habitação principal para ficar isento. Isto é possível ou só ficamos isentos uma única vez?

    Muito obrigado pela vossa opinião.
    • joah
    • 26 julho 2011

     # 2

    Julgo ser apenas uma única vez.
    •  
      FD
    • 26 julho 2011

     # 3

    São impostos diferentes, sabe disso certo?
    O IMT paga-se uma única vez no acto da compra e incide sobre o valor de venda.
    Se for para habitação própria e permanente, tem um descontinho e até é possível que esteja isento.
    Para habitação secundária, não há descontos.

    No que ao IMI diz respeito, é a mesma coisa.
    Se for habitação própria e permanente tem direito à isenção duas vezes na vida.
    Habitação secundária, não tem isenção ou desconto.

    Pode sempre fazer o que diz, mudar a morada fiscal para a nova casa.
    Veja lá é se depois não lhe acontece isto...
    • Nobo
    • 26 julho 2011

     # 4

    Obrigado FD!
    Eu sei que corro sempre esse risco, mas creio que faltarão provas às Finanças, isto é, pelo menos, a minha impressão. Ou seja, penso que ao fazer da casa de Óbidos a HPP e alterar a morada fiscal para lá - alterando também na empresa onde trabalho -, não estou a omitir. De facto, considero que lá passará a ser "a minha casa" porque é o lugar onde nasci, apesar de continuar a trabalhar e a viver durante a semana em Lisboa. Ou estarei a ser muito ingénuo nesta perspectiva?

    O "medo" que tenho é que esta compra surge precisamente no ano em que a minha actual HPP em Odivelas termina a isenção de IMI - Dezembro 2011. E isso pode levantar suspeitas, não acha?

    Abraço e obrigado
  1.  # 5

    ola a todos, ainda sou nova por ca e talvez nao esteja a inserir a minha questao no sitio certa mas...
    tenho um apartamento ao qual pertendo fazer permuta por uma vivenda, sendo que gostaria que me podessem dar uma ideia aproximada de quanto dinheiro precisarei pra tratar da escritura e todos os outros assuntos relacionados. o valor acima do apartamento para a nova casa ja tenho mas o resto ...se alguem estiver dentro do assunto agradecia
    •  
      FD
    • 8 agosto 2011

     # 6

    Colocado por: titatitadar uma ideia aproximada de quanto dinheiro precisarei pra tratar da escritura e todos os outros assuntos relacionados

    Quanto custa comprar casa?
    As tabelas são de 2009 mas como só quer uma ideia, a diferença não há-de ser muita...
 
0.0116 seg. NEW