Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Estou a construir casa e agora chegou a altura de vir o electricista e então começaram a surgir as duvidas... muitas decisões a tomar... por exemplo, quantas tomadas acham necessárias nos quartos? e na sala? e na cozinha? e na casa de banho? e no corredor/ hall?
    obrigado
  2.  # 2

na minha +/-
    tomadas 220V
    Quartos: 5
    sala: 9
    cozinha: 11
    wc: 1 ou 2
    hall entrada: 3
    corredor: 1
    escritório: 9
    garagem: 6 (3 sala máquinas)
    arrecadação: 4
    exterior: 3
    lavandaria: 4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  3.  # 3

...por exemplo, quantas tomadas acham necessárias nos quartos? e na sala? e na cozinha? e na casa de banho? e no corredor/ hall?

Depende do nível de equipamento que pretende e que pode ser "superior" (S), "normal" (N) ou "mínimo" (M).

A título de exemplo, para um quarto ou divisão c/ aprox. 12m2 pode ter de 7 (nível S) a três tomadas (nível M); onze a sete numa cozinha; oito a cinco numa kitchenette; ...

boa sorte para sua casa.
    • eu
    • 26 julho 2011

# 4

Na realidade as tomadas são baratas e são muito úteis, por isso coloque bastantes. Algumas dicas:

-Nas cozinhas são necessárias muitas, no mínimo umas 14;
    -Na sala, na zona da TV são necessárias pelo menos umas 8;
    -Nos quartos, coloque sempre tomadas duplas na zona das mesas de cabeceira, pois uma estará sempre ligada ao candeeiro e a outra será necessária para um rádio, carregador, aspirador, etc...
    Concordam com este comentário: treladocao
  4.  # 5

Um conselho: faça a gestão e distribuição das tomadas com o auxílio da planta da sua casa (desenhe os símbolos com a forma de uma forquilha de dois dentes invertida para as tomadas e com a forma de um x para os pontos de luz). Tenha sempre presentes as suas necessidades e as suas rotinas (se forem boas...). Depois disso - mas só então - troque impressões com o seu electricista que será para si uma preciosa ajuda nessas decisões.
  5.  # 6

Nossa não fazia ideia que eram necessárias tantas tomadas! tinham me falado em:
    quartos = 4
    sala = 4
    cozinha = 8/10
  6.  # 7

Colocado por: lumarydaniNossa não fazia ideia que eram necessárias tantas tomadas! tinham me falado em:
    quartos = 4
    sala = 4
    cozinha = 8/10

A lumarydani, melhor do que ninguém, terá a percepção das suas necessidades e dos seus hábitos. As quantidades que aqui referi são meramente indicativas e só podem ser racionalmente determinadas a partir das características da planta e em função das dimensões dos espaços. Deste modo, as quantidades que a lumarydani aqui menciona podem ser as mais acertadas.
  7.  # 8

Colocado por: euNa realidade as tomadas são baratas e são muito úteis, por isso coloque bastantes. Algumas dicas:

-Nas cozinhas são necessárias muitas, no mínimo umas 14;
    -Na sala, na zona da TV são necessárias pelo menos umas 8;
    -Nos quartos, coloque sempre tomadas duplas na zona das mesas de cabeceira, pois uma estará sempre ligada ao candeeiro e a outra será necessária para um rádio, carregador, aspirador, etc...
    Concordam com este comentário:treladocao

Acho que é a 1ªvez que vejo alguém com os mesmos argumentos que eu, quanto ao nº de tomadas a utilizar :-)

As tomadas junto às camas são todas duplas, exactamente por isso, assim como atrás da TV tinha marcado 8, mas decidi reduzir para 6 só por causa de economizar um circuito no QE (poupei um disjuntor e respectiva cablagem).

Mas não se esqueça de deixar tomadas independentes para:
    MLR
    MSR
    MLL
    Forno
    Fogão/Placa
    Termoacumulador
    Aquecimentos/Ar Condicionado
    Ligação a Quadros técnicos
    Recuperador calor
    .
    .
    .
    WC's 2 tomadas (secador e máquina da cera ligadas ao mesmo tempo - a minha mulher agradece ;) ) + futura ligação a toalheiro eléctrico
    No exterior deixe num local tomadas para quando precisar aspirar o carro, por exemplo...

Faça a distribuição numa planta e peça sugestões ao electricista.

Mas a dica maior é esta: fale com quem for fazer a COZINHA para ver como vai ser a distribuição dos móveis/equipamentos, e assim distribuir tomadas em conformidade.
    E já agora, lembre-se, se quiser um frigorifico tipo americano de 2 portas, se tiver dispensor de água/gelo, necessita de um ponto de água nesse local..
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjafonso, lumarydani
  8.  # 9

Colocado por: lumarydaniBoa tarde!

Estou a construir casa e agora chegou a altura de vir o electricista e então começaram a surgir as duvidas... muitas decisões a tomar... por exemplo, quantas tomadas acham necessárias nos quartos? e na sala? e na cozinha? e na casa de banho? e no corredor/ hall?
    obrigado

isso não se pode perguntar assim sem pormenores, tem de ser visto com o tamanho de cada espaço e com a utilização dos mesmos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • kami
    • 30 julho 2011

# 10

Boas

Isto é muito relativo...

Por exemplo eu coloquei apenas 1 tomada na zona da TV. Assim só tenho de fazer um furo no móvel (para permitir que ele encoste à parede) e depois ligam todas através de uma pequena extensão com 3/5/8 tomadas...

Tem de se imaginar a viver na casa e pensar nas suas necessidades do dia a dia...

Cumps
  9.  # 11

Mas a questao das tomadas de tv e afins, já nao têem que estar previstas no projedto do I.T.E.D.
  10.  # 12

o nº de tomadas de tv sim, têm de estar previstas no ITED.
    Mas, as tomadas ELÉCTRICAS junto á tv, é outra coisa ;)

Eu, no meu caso particular, junto á TV terei:
    TV + box MEO + Router + DVD + sistema som + consola + outros...

0.0163 seg. NEW