Iniciar sessão ou registar-se
    • MF
    • 24 outubro 2007 editado

# 1

Arq. Pedro Barradas,
    Li as suas preciosas informações e agradecia que me esclarecesse algumas dúvidas:
    Tenho na zona de Castelo de Bode uma quinta com 3 casas quase em ruinas, penso em recuperá-las, mas para deitar contas a vida e considerando que têm no total aprox. 200, a zona não tem esgotos, tudo tem de ser feito.
    Quanto me poderá custar um projecto de arquitectura que inclua rigorazamente tudo? e a construção? Será que me poderia recomendar algum colega seu que tenha experiência em rústicos e que seja ali da zona?

Obrigada
    Maria do Rosário
  1.  # 2

Posso recomendar um gabinete de pessoas amigas, mais perto de Castelo de Bode, em Torres Vedras/ Campelos:
    Pedra Angular, Lda
    telefone: 261438190
    fax: 261438190
    email: [email protected]
    Arq.ª Crisitna Onofre/ Eng.º Luis Garrido
    contacte-os para saber mais e discutir os pontos relativos aos pontos q fala.

cump.
    Pedro
    • MF
    • 25 outubro 2007

# 3

Arq. Pedro Barradas,

Agradeço a sua informação mas Torres Vedras fica muito longe. O ideal seria um gabinete na zona de Tomar, pode me recomendar algum? Obrigada.
    Maria do Rosário
  2.  # 4

Dona Maria
    Que se note que para dar inicio a um processo desse tipo, apenas necessita de algumas reuniões iniciais com o futuro arquitecto que venha a fazer o seu projecto, penso que a distancia seja sempre contornavel, desde que exista vontade e desejo por parte do arquitecto para fazer um excelente trabalho, ....por exemplo no meu caso, tenho executado alguns projectos bem longe do meu escritorio (lisboa) e segundo escritorio em (lourinhã) e até á data, ninguem ficou mal impressionado ou sequer incomodado com o meu desempenho, que se note q este segundo espaço de trabalho é residencia tambem, no entanto , atirando no escuro , para 200m2 vamos imaginar que um projecto de arquitectura completo, com o devido projecto de execução, mais levantamento topográfico, e todas as especialidades necessárias, que á partida serão todas, 9800€ para arquitectura, 2000€ para engenharia, 600€ para levantamento topográfico, que se note q só para o licenciamento da arquitectura poderia ser estimado 250 desenhos impressos, mais todas as peças escritas necessárias, e todos estes valores já tem incluido o devido acompanhamento de obra e respectiva responsabilidade tecnica.....etc.etc.etc.
    •  
      FD
    • 7 novembro 2007

# 5

Olá arK pedro e benvindo!

Se quiser abrir uma discussão para divulgar a sua empresa pode fazê-lo. :)
  3.  # 6

Colocado por: MFArq. Pedro Barradas,
    Li as suas preciosas informações e agradecia que me esclarecesse algumas dúvidas:
    Tenho na zona de Castelo de Bode uma quinta com 3 casas quase em ruinas, penso em recuperá-las, mas para deitar contas a vida e considerando que têm no total aprox. 200, a zona não tem esgotos, tudo tem de ser feito.
    Quanto me poderá custar um projecto de arquitectura que inclua rigorazamente tudo? e a construção? Será que me poderia recomendar algum colega seu que tenha experiência em rústicos e que seja ali da zona?

Obrigada
    Maria do Rosário

Obviamente não conheço a questão, e vou dar a minha opiniao de modo geral.

Num caso como este, é perfeitamente possivel recuperar a casa, sem estar a necessitar de licenças da camara, projectos, e demais burocracias.

Quando se pretende apenas recuperar o existente, com algumas pequenas alterações em relação ao existente, basta ir pelo caminho mais curto. Além do mais é mais facil o recurso ao credito. E poupa dinheiro.
  4.  # 7

Boa tarde,
    Descobri este cantinho muito interessante e talvez alguém me possa orientar.
    Sou uma de 5 herdeiros de uma casa da Beira Baixa com orientação para a rua tradicional em pedra e no lado oposto para a estrada em alcatrão.
    Uma das casas do lado já ruiu e estou com receio que a próxima seja a nossa.
    Metade da casa foi remodelada há cerca de 30 anos, a virada para a estrada e com um pequeno pátio. A outra parte ainda tem as paredes em pedra e os 2 andares de tamanho pequeníssimo em madeira.
    a) Na hipótese de cair e atendendo que a parede em pedra parece ser comum às duas casas, de quem é a responsabilidade?
    b) Sabemos que o ideal era deitar tudo abaixo e fazer uma nova com 2 frentes, mas há o problema "money".
    c) Pomos a hipótese de arranjar o interior da parte mais antiga e aproveitar a mais recente. Será que é disparate?
    d)Todo o telhado precisa ser revisto.

Terei de levar lá um arquitecto ou engenheiro, mas no fundo não sei o que será mais vantajoso, dado que os possíveis interessados têm opiniões opostas e só a usariam para fins de semana e férias.
    Ainda não fizemos as partilhas.

Antecipadamente grata pela atenção
    •  
      FD
    • 9 novembro 2010

# 8

Colocado por: Bititaa) Na hipótese de cair e atendendo que a parede em pedra parece ser comum às duas casas, de quem é a responsabilidade?

Metade-metade?

Colocado por: BititaAinda não fizemos as partilhas.

Então, antes de tudo, deve reunir com os restantes herdeiros e ver o que querem realmente fazer ou gastar.
  5.  # 9

Compreendo!
    Obrigado

0.0080 seg. NEW