Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Será verdade esta noticia avançada pelo jornal de negócio em base de uma noticia do CM??????

    =========================================================

    Famílias com créditos em incumprimento poderão vender imóveis ao Estado
    As famílias que tiverem dificuldades em conseguirem cumprir os seus empréstimos, poderão vender a sua casa ao Estado, através de um fundo de investimento que será criado, passar a pagar uma renda e ter a opção de recompra mais tarde.

    --------------------------------------------------------------------------------

    Jornal de Negócios Online
    [email protected]


    As famílias que tiverem dificuldades em conseguirem cumprir os seus empréstimos, poderão vender a sua casa ao Estado, através de um fundo de investimento que será criado, passar a pagar uma renda e ter a opção de recompra mais tarde.

    A notícia é avançada pelo “Correio da Manhã” que, na edição de hoje revela que a partir de 2009 as famílias com dificuldades financeiras em cumprir os encargos com o crédito à habitação vão poder substituir, durante um determinado prazo temporal, a prestação mensal da casa por uma renda de valor mais baixo.

    Com a criação do Fundo de Investimento Imobiliário em Arrendamento Habitacional

    (FIIAH), prevista no Orçamento do Estado para 2009, o Governo cria condições para as famílias reduzirem os gastos com habitação, dando-lhe a hipótese de recomprar a mesma casa, e permite à Banca diminuir o crédito malparado, uma das fontes dos seus problemas de liquidez, acrescenta o jornal.

    Este fundo será constituído por capitais do Estado e dos próprios bancos, que deram a concordância a esta medida do Governo após terem sido contactados por responsáveis do Ministérios das Finanças, adianta o “Correio da Manhã”.
  2.  # 2

    É uma das medidas do orçamento de estado para 2009. Então se nao houver dinheiro para pagar ao banco, vão ter dinehiro para pagar uma renda??
  3.  # 3

    Colocado por: ParreiraÉ uma das medidas do orçamento de estado para 2009. Então se nao houver dinheiro para pagar ao banco, vão ter dinehiro para pagar uma renda??


    A não ser que durante algum tempo as pessoas paguem somente os juros e não abatam nada ao empréstimo (!!!!).

    A ser verdade irá ser engraçado de ver esse plano a ser implementado.
  4.  # 4


    A não ser que durante algum tempo as pessoas paguem somente os juros e não abatam nada ao empréstimo (!!!!).


    ...o que aliás já sucede em muitos casos...
  5.  # 5

    Mais algumas informações relacionadas com este assunto:

    Fonte: BPI

    ==============================================

    Fundos de investimento podem adquirir casas para arrendar a antigos proprietários


    14/10/2008


    O Governo vai criar um novo mecanismo financeiro que permitirá às famílias com maiores dificuldades no pagamento das prestações da casa aos bancos, alienar os imóveis a fundos de investimento imobiliários especialmente destinados ao arrendamento habitacional.

    Ao vender o imóvel ao fundo de investimento ou sociedade gestora do fundo, o ex-proprietário continua a ter o usufruto do imóvel, passado a pagar uma renda.

    As vendas dos imóveis por parte dos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) só são possíveis nos cinco anos após a entrada em vigor da Lei. Caso o ex-proprietário pretenda, poderá voltar a adquirir o imóvel alienado, mas apenas até 31 de Dezembro de 2020.

    O Governo terá ainda que regulamentar em que moldes será feito o exercício da opção de recompra do imóvel. A medida acaba por ser também uma ajuda à banca, ao reduzir a possibilidade de incumprimentos dos particulares à banca, em especial num período de crise financeira, em que o acesso dos bancos a financiamento é mais restritivo, e de abrandamento da economia em que o risco de um aumento do desemprego é maior.

    Os fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às Sociedades de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (SIIAH) criados nos próximos cinco anos poderão usufruir de um alargado conjunto de benefícios fiscais até 2020.
  6.  # 6

    Que grande palhaçada! É o que dá ser ano eleitoral...

    Enquanto uns poupam e esfolam-se para juntar um pé-de meia para a compra de casa, os incumpridores são ajudados pelo estado.
    • AnaT
    • 15 outubro 2008

     # 7

    Colocado por: peter_pan__Que grande palhaçada! É o que dá ser ano eleitoral...

    Enquanto uns poupam e esfolam-se para juntar um pé-de meia para a compra de casa, os incumpridores são ajudados pelo estado.


    Mais uma vez se mete tudo no mesmo saco.

    Penso que pode ser uma solução desde que se verifique qual a razão do incumprimento.

    Se não pagarem a "renda" para terem um carrão à porta ou para irem de férias para o Brasil...

    Mas existem muitos casos de desemprego, de emprego precário, a recibo verde... Os casos de divórcio ou separação em que fica apenas uma das partes com as despesas que costumavam ser partilhadas pelo casal...

    Que sei eu.
    • AnaT
    • 15 outubro 2008

     # 8

    E ainda bem que é ano eleitoral.

    Pode ser que sirva para dar uma folguinha nos "apertos" porque neste país ninguém pensa a médio ou longo prazo.
  7.  # 9

    Colocado por: AnaTMas existem muitos casos de desemprego, de emprego precário, a recibo verde... Os casos de divórcio ou separação em que fica apenas uma das partes com as despesas que costumavam ser partilhadas pelo casal...

    Julgo que são esses os casos em que se poderá recorrer a esta lei, mas se para se ter acesso a isto, basta estar divorciado, então vamos ter muitos divórcios por ai. Se já se divorciam para pagar menos no IRS ao usarem as pensões de alimentos.
 
0.0141 seg. NEW