Depois de muito procurar e de ver várias casas e já ter algum negocio quase fechado que acabou por ir a vida por uma ou outra razão... acho que é desta.. contudo para não parecer mal tem que haver um "se"... Agora estou interessado num terreno de 450 a 500m2, então encontrei um terreno na zona de Matosinhos (acho que ainda é Leça da palmeira ou Lavra) que me agrada. O problema é que são dois lotes. Cada lote tem 240m2 e são pegados um ao outro, cada um pode levar uma casa de 3 frentes sendo que as casas que ficariam "pegadas" seriam as desses dois lotes. O loteamento está devidamente autorizado (tenho uma copia do alvará comigo), a área de implantação é de 85m2 e pode fazer-se cave / R/C / 1º e recuado com 30m2.
- A minha questão aqui é se posso avançar para a compra deste terreno e se será fácil e natural conseguir juntar os dois lotes e conseguir construir uma vivenda de 4 frentes com a área do construção dos dois lotes (ou inclusive um pouco menor 150-155 m2 área de implantação) ou se isto burocraticamente é complicado e melhor procuro um terreno que tenha essa área e seja um só lote (algo bem complicado nessa área).
é possivel... mas vai ter de promover a alteração do alvará de loteamento. informe-se bem dos custos de projectos ( alteração dos parametros urbanisticos) e das TAXAS da CAMARA, conservatória e afins...
Pedro obrigado pela resposta, o assunto aqui não é tanto o que vai custar a nível de taxas, mas sim se se pode fazer e "é só meter o papel" ou se "se pode fazer mas requer aprovação e se pode ser ou não", pois em caso de incerteza não avanço no negócio (dado que é um investimento avultado).
Se vai pedir para alterar loteamento para transformar os dois lotes em apenas um nunca mais sai disso. Está o senhor de bengala e ainda com o problema para resolver lol. Agora a solução é mt simples compra os dois lotes, como duas propriedades separadas, e faz apenas e só uma casa. Provavelmente vai é pagar mais de taxas e impostos porque é como se tivesse duas habitações e não apenas uma
a minha opinião vai de encontro a esta última muitas burocracias/muito tempo nelas - câmara/registo/finanças/proprietários...à primeira vista parece-me mesmo muito burocracia, o que se pode tornar desesperante. cumprimentos
Caros amigos. mesmo comprando os dois lotes, estando previsto uma habitação unifamiliar por lote, fora outras regras urbanisitcas, e se for pretendido ocupar AMBOS os lotes com um edificio unifamilar, terá de haver alteração ao Alvará de loteamento.
e o acordo dos restantes proprietários dos outros lotes ou de 2/3 dos mesmos. um processo de alteração a um loteamento tanto pode ser expedito como pode ser algo demorado e até não pode essa sua pretensão ser autorizada pela camara por uma questão de uniformidade da frente urbana. como aqui ninguem sabe quais as condicionantes desse loteamento o mais simples e rápido é ir á camara e expor a sua pretensão.