Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    DOGMA,


    isto faz-me lembrar quando andavam a instalar a rede de saneamento aqui na zona,o meu tubo da obra era de maior diâmetro do que o tubo do colector principal.


    para alguns projectos hidráulicos de grande dimensão a sorte são os novos grupos bombagem que vão tapando alguns buracos ou compensando as pilhas da calculadora que estavam meias gastas.



    Deve perceber que este calculo para ser preciso implicaria conhecer o pico de utilização de água a que a rede vai abastecer. O que é impossível a não ser que considere que todas as torneiras em todas as casa estão abertas, e mesmo assim teria de adivinhar as novas casas que iriam ser construídas, bem como os equipamentos, e ai teria colectores enormes.
    No entanto há sempre os bons projectistas e os projectistas normais. E as vezes da-se pouca atenção e também aparecem erros.
  2.  # 22

    Colocado por: DOGMA
    vou lhe perdoar porque não é a sua área...
    você não anda muito a par disto pois não??


    Se está a falar em tecnicas novas, estou sempre aberto a novso conhecimentos. Como já sabe esta não é a minha área. Quando disse bomba o que queria dizer era um dispositivo que aumenta-se a energia da água :)
  3.  # 23

    mas a "coincidência" penso que é ponto de honra em qualquer calculo.


    Pode sim, mas não para o projectista porque:
    Este calculo passa por:
    -Definir um horizonte de projecto;
    -Definir uma taxa de crescimento da população servida;
    -Definir uma taxa para o crescimento do consumo;
    -Utilizar uma lei de simultaneidade de utilização de água - e aqui é que está o problema, se é que os outros já não são um problema. Primeiro, isto precisa de um estudo, que não vai ser o projectista a fazer. O projectista vai utilizar os do regulamento (logo neste facto se percebe da impossibilidade de dar mérito a quem quer que seja). Estas leis baseiam-se na probabilidade de se ter x torneiras abertas cada uma com um caudal definido (como deve saber nem todas as torneiras têm o mesmo caudal, a minha torneira do lavatório pode ter uns meros 3 l/s "very green" e a sua ser antiga e ter uns 7l/s) - já tem aqui mais um entrave. Depois ainda tem outro problema, que são os hábitos de cada família/comunidade/cidade/região/pais/continente.....Na minha casa podemos ter o habito de tomar banho a noite e em sua de manha, ou então na sua e na minha a noite - tem logo aqui uma diferença de solicitações. No meu bairro porque somos todos ricos gostamos de tomar banhos todos ao mesmo tempo porque temos uma banheira para cada um, no seu bairro cada casa só tem uma banheira. Se for uma zona balnear é natural que ao fim da tarde haja um pico de duches, se for no campo os duches podem já ser mais dispersos.....e podia estar aqui o resto do dia a supor (nada do que referi atrás cor responde com a verdade, eu nem banheira tenho).
    Agora imagine fazer isso para uma zona da qual nem sequer sabe como vai ser no futuro. A não ser que sempre que for fornecida uma nova ligação a por ex uma casa se mude a tubagem toda :)
    Será o mesmo que projectar uma rede semaforica. Por vezes está verde e não tem carros para passar. Poderia por um identificador de veículos mas isso trás custos bem como se alguém estacionar o carro junto do identificador o sinal fica sempre aberto, ou pelo menos aberto durante o tempo máximo definido. Se tem um itinerário com os semáforos coordenados num sentido, para que só pare no máximo uma vez no vermelho, terá que não os ter coordenados no sentido oposto a não ser que faça uma fase para cada movimento (o que é absurdo na maior parte dos casos em Portugal), e mesmo assim se não for à velocidade definida pelo projectista (se é que houve um projectista) via apanhar vermelhos na mesma. E nem me vou alongar que este sim já é um off "assunto"

    uma válvula de banheira de dupla função (descarga e enchimento)....como se faz para não fazer contaminação à água da rede (ou outra)...????

    Não conheço nem nunca reparei em tal facto no regulamento. Eu nem gosto de regulamentos.
    Se tiver interessado em dizer quais as vantagens deste sistema e já agora as contra partidas, sou todo ouvidos :)
  4.  # 24

    ... e sobre a ciência,o que se diz hoje amanhã pode ser o contrario....nenhuma é exacta.

    Não seja assim até porque você sabe que eu sei que você sabe perfeitamente que isso não é verdade!

    ... e sobre esse laboratório....foi lá que fiquei a saber que alguns dos regulamentos cá estão obsoletos.

    Esse laboratório usa a ciência que você diz que não é exacta e é assim que chegam às conclusões que chegam.

    Vamos assentar ideias:

    - Eu não sei fazer instalações de pichelaria e não o faço. Reconheço que o DOGMA faz umas instalações como eu nunca vi outro picheleiro fazer.

    - O DOGMA não tem conhecimentos de hidráulica para rebater o que foi dito. Nenhum picheleiro, só pelo simples facto de o ser, sabe definir os diâmetros mais adequados; por muito que você "dispare" para o ar para isso é necessário ter conhecimentos que não tem - nem tem obrigação de ter. É a mesma coisa com os pedreiros: sabem fazer uma estrutura mas não saibam calculá-la (nem têm de saber), embora alguns tenham a mania que sabem.

    Cumprimentos (extensíveis à Sra. Administradora e ao "trolhita")
  5.  # 25

    caudalimetro não tenho..tenho uma garrafa de um litro e um cronómetro :) mas esse caudalimetro dava-me jeito que tenho de ir fazer umas verificações :)
  6.  # 26

    ... você faz os cálculos,mas eu confirmo-os na pratica,tenho equipamento para testar e ver se realmente se os débitos estão conforme.

    Parece que estamos de acordo.

    uma válvula de banheira de dupla função (descarga e enchimento)....como se faz para não fazer contaminação à água da rede (ou outra)...?

    Não sei, mas sei que se procurar essa informação posso obtê-la e estou em condições de a entender.

    ... sabe seleccionar uma bomba...uma bomba hidráulica?

    Sei. Agora responda: sabe calcular a altura manométrica que uma bomba deve ter para elevar a água de um depósito na cave, por exemplo, até ao 5º andar (ou qualquer outro)?

    também não preciso mais.

    Precisamente.
  7.  # 27

    Colocado por: j cardoso

    Sei. Agora responda: sabe calcular a altura manométrica que uma bomba deve ter para elevar a água de um depósito na cave, por exemplo, até ao 5º andar (ou qualquer outro)?
    É pá... eu preciso de saber algo parecido :-)
    E que tal uma ajudinha :-)
  8.  # 28

    Estou de férias!
  9.  # 29

    Colocado por: j cardosoEstou de férias!
    Também queria :-) estar...
  10.  # 30

    Colocado por: DOGMAvocê bem sabe porque não respondi....num tema parecido começaram as picardias...foi ou não foi??

    e eu disse que não falava mais nesse tópico...foi??
    E respeitei a sua opção... no entanto, este meu pedido agora era para j cardoso :-)
  11.  # 31

    Colocado por: DOGMA
    pois mas não é igual....isso é um improviso,e na matemática não existe lugar para improvisos....dizem.

    isso é mais estilo...Mack Gaiver....


    Não é improviso...é o mesmo sistema que o seu, mas manual e com mais interação do homem. O que obviamente trás mais erros.
  12.  # 32

    E que tal uma ajudinha

    A net é amiga e o tsantos também (Fórum Projest Engenharia)

    Até é simples, só é preciso muita atenção às unidades:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13.  # 33

    Colocado por: DOGMA
    igual ao meu????...está errado senhor!!

    já agora,eu quando tenho necessidade consulto o manual "ARQUIMEDES"...(tenho mesmo)

    parece que o nosso "ARQUIMEDES" antes de os "estatutos" que teve,também foi um tipo Mick Gyver...da época.

    na Hidraulica ele foi,é,um REI.


    Eu não disse igual, nem para lá caminha. Eu disse que era o mesmo sistema, ou seja, o mesmo sistema de funcionamento. O seu mede o volume de água que passa durante um determinado tempo e calcula assim o caudal...o meu também...obviamente que na opção dos dois a garrafa só servia mesmo para encher com Pepsi cola (desculpem a publicidade - e não, não sou vendedor da Pepsi ou de um distribuidor da mesma nem ganho comissão) e o relógio para cumprir o calendário.
  14.  # 34

    Qual sigla? Refere-se à palavra net?
  15.  # 35

    Ora, se eu dissesse "capacidade de aspiração da bomba" não tinha tanta "cagança".

    PS: as reclamações devem ser enviadas para o Fórum Projest ao cuidado de tsantos, o autor do texto. Se por acaso quiser mesmo reclamar comigo faça o favor de preencher o impresso 351/C em triplicado e esperar a sua vez. Será atendido à pedrada logo que possível.
  16.  # 36

    Para a o mafgod

    Vai precisar disto:

    Qa = caudal acumulado (soma dos caudais dos aparelhos servidos pela rede) em litros / segundo

    Qc = caudal de cálculo em litros / segundo

    - Se 25 < Qa < 500:

    Qc = 0,2525 Qa elevado a 0,7587

    - Se 3,5 < Qa < 25:

    Qc = 0,5226 Qa elevado a 0,5364

    - Se Qa < 3,5:

    Qc = 0,5469 Qa elevado a 0.5137
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Erdnaxela
  17.  # 37

    Assim muito a sério que ninguém nos ouve, eu quero que as siglas se ... não ligo a siglas e tenho muitas dúvidas que o Arquimedes soubesse calcular a altura manométrica de uma bomba. Também não acredito que tenha ateado fogo aos barcos com ajuda de espelhos, mas lá que é uma história bonita ...
  18.  # 38

    DOGMA,
    Não é a profissão que define o indivíduo mas o indivíduo que define a sua profissão.
    Já ouvi engº a dizer barbaridades bem como trolhas, ou pintores, ou economistas. Assim como já ouvi outros a dizerem coisas muito acertadas e sábias. Por isso não me aprece que será a profissão/curso/arte que vai definir a capacidade de qualquer um. Até lhe digo mais, qualquer um (de uma forma genérica) pode tirar um curso de engenharia por exemplo. Basta para tal ter dinheiro (para pagar as propinas e essas coisas todas) e acima de tudo tempo (10 anitos para fazer a coisa descansada).
    Também dá jeito ser trabalhador estudante para não ter que ir às aulas e poder repetir o exame umas 3 vezes. Se quiser muito e ainda tiver dinheiro a por ai universidades privadas onde este se faz com maior facilidade e com jeitinho e bons conhecimentos "políticos" ainda consegue transferência para uma faculdade de renome (por ex FEUP) e obter uma equivalencia a todas as cadeiras dando-lhe desde logo vantagem sobre todos os outros da mesma faculdade.
    O único problema nessa equivalência é chegar no quinto ano a uma especialização com uma média de 14 ou mais (devido à equivalência) e depois andar à "nora" (acontece, conheço casos). No entanto nada impede que estes que pedem equivalência tenham realmente capacidades (também conheço caso apesar de ter sido público para público, foi da ISEP para a FEUP).....
    Por isso era ARQUIMEDES um trolha? não sei, é irrelevante a não ser que me interesse o que ele fazia quando não estava a queimar formigas :)
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  19.  # 39

    Colocado por: kugu_elufoi da ISEP para a FEUP)


    Do ISEP para a FEUP, caro Kugo_elu!

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  20.  # 40

    Desculpe...é porque no ISEP tem muito mais meninas para infortúnio da FEUP XD
 
0.0207 seg. NEW