Iniciar sessão ou registar-se
    • AXN
    • 29 julho 2011

# 1

Qual é o melhor Isolamento para o sistema ETICS??

Já me falaram em tantas.....

EPS 100; EPS 150; EPS 200;
    XPS;
    PIR (masterblock);
    Lã de Rocha;
    Cortiça;

Destes todos, qual é o melhor? (sem contar com o preço)
    E qual deles é que é melhor em termos qualidade/preço?

Obrigado
    • AXN
    • 1 agosto 2011

# 2

????
    • eu
    • 1 agosto 2011

# 3

Colocado por: AXNE qual deles é que é melhor em termos qualidade/preço?

EPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AXN
  1.  # 4

O isolamento recomendado pela marca do sistema integral
  2.  # 5

Sem contar com o preço o que tiver menor coeficiente unitário de condutibilidade térmica
    • AXN
    • 1 agosto 2011

# 6

Tanto papel que vou ter de ler (certificados, ensaios, fichas técnicas, ect)

Essas placas de isolamento por vácuo, o que são??? Sabe-me dizer o preço? e quem o vende? Obrigado
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

# 7

Colocado por: AXNEssas placas de isolamento por vácuo, o que são??? Sabe-me dizer o preço? e quem o vende? Obrigado

LOL... ele estava a brincar, isso não se aplica em habitações.

Use EPS que fica bem servidr. Acredite que na prática, não vai sentir diferenças entre EPS, PIR, cortiça, etc...

Preocupe-se é com as caixilharias e principalmente os vidros...
    • AXN
    • 1 agosto 2011

# 8

Mas o eps. Qual ? O de 100? 150? 200?
  3.  # 9

Colocado por: Anonimo16062021
    Bom,se formos por ai então temos que recorrer as placas de isolamento por vácuo

Estava a falar em relação aos mais comuns, obviamente.

Mas parece-me que o vácuo será a melhor solução com relação qualidade/preço (e a partir de agora não é para levar o resto do "post" a sério).
    Ora vejamos:
    O calor é a transferência de energia de um sistema para outro. É esta mesma energia é em suma a energia cinética das partículas desse sistema, a energia pela sua vibração.
    Estando no vácuo, temos então o vazio absoluto, logo não há partículas, logo não há transferência de energia já que não há partículas no vácuo para onde essa energia possa ser transmitida.
    Ou seja, a casa mantém-se com a temperatura constante, bastando aquece-la uma única vez para a temperatura escolhida (considerando que não se abre portas, ...) Logo, por muito que custe o sistema, a longo prazo, vai acabar por ser a melhor solução qualidade/preço.
    A não ser que todo este raciocinio até seja absurdo, pelo menos na prática será :)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  4.  # 10

Agora um preço médio por cm, converter para perdas por cm de espessura e pronto :)
    • eu
    • 1 agosto 2011

# 11

Colocado por: Anonimo16062021Quem lhe disse isso?

Holy ****, não sabia que os preços dessas placas já justificavam o seu uso em habitação... quantas já aplicou ?
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

# 12

Colocado por: kugu_eluEstando no vácuo, temos então o vazio absoluto, logo não há partículas, logo não há transferência de energia

Portanto, como entre o Sol e a Terra existe vácuo, não há transferência de energia do Sol para a Terra. ;)

Esqueceu-se da radiação, uma das formas mais eficientes de transporte de energia.
    • eu
    • 1 agosto 2011

# 13

Caro AXN, eis algo que deve ter em mente:

O comportamento térmico de uma casa depende de muitos factores e tem que haver um grande equilíbrio entre todos eles, pois o comportamento geral vai depender acima de tudo do elo mais fraco.

O que quero dizer com isto? Não vale a pena investir balúrdios no isolamento e depois usar vãos grandes com vidros apenas... bons. Preocupe-se sempre com o elo mais fraco e não gaste balúrdios só para ter um comportamento térmico global que é apenas melhor uns 2%.
    Concordam com este comentário: system32
    • AXN
    • 1 agosto 2011

# 14

Srº DOGMA, agora estragou tudo, tanta coisa que vou ter de ler.... (estou a brincar),
    Mas quanto custa (mt2) desse material (VIPs) e qual é a empresa que o representa e/ou aplica (zona centro).

Obrigado.

PS: Ainda vou comprar umas ovelhas, mando-as tosquiar e aproveito a lã para o revestimento, e depois convido o pessoal do forum para ajudar a comer a chanfana....... ;o))
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

# 15

Colocado por: AXNMas quanto custa (mt2) desse material (VIPs)

Eis a pergunta que normalmente só o cliente é que está preocupado em fazer... os instaladores só pensam nos melhores sistemas... qualidade... qualidade...

Pois, não são eles a pagar...
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

# 16

Colocado por: Anonimo16062021Algumas boas centenas de m2,e já agora porque essa sua pergunta? tem duvidas?

Tenho curiosidade, principalmente sobre os preços. Qual é o preço do material por m2? Ou é um segredo dos Deuses?

Em que tipo de obras aplicou? Moradias?
    • AXN
    • 1 agosto 2011

# 17

É só para ter uma orientação. e como não encontro nada na net... Agradecia
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

# 18

Colocado por: AXNÉ só para ter uma orientação. e como não encontro nada na net

Sabe que em Portugal, os profissionais gostam de esconder os preços reais, para depois poderem espremer os clientes...

De vez em quando lá aparecem as tabelas de preços, mas são sempre preços inflacionados, que não correspondem aos reais... abra os olhos!

Só para ter uma ideia, e um factor de comparação, estes foram os preços que me deram para EPS com diferentes espessuras (IVA não incluído):

EPS 100/N-S/ENCAIXE
    2CM 1,11€/M2
    3CM 1,69€/M2
    4CM 2,24€/M2
    5CM 2,78€/M2
    6CM 3,38€/M2
    8CM 4,48€/M2
    10CM 5,58€/M2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AXN
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

# 19

Já agora, sei que o vácuo é muito difícil de manter por longos períodos. Daqui a 10 ou 15 anos, a eficiência deve ser menor...

Esses painéis dizem alguma coisa sobre isso ?
    • AXN
    • 1 agosto 2011

# 20

E o xps não é melhor que o eps?

0.0226 seg. NEW