Iniciar sessão ou registar-se
    • jo113
    • 30 julho 2011 editado

     # 1

    Boa tarde!

    Antes de mais parabéns pelo fórum! Tem sido uma fonte de pesquisa quase diária ao longo de 2 anos...
    Desde que comecei a pensar em construir casa que tenho feita imensa pesquisa e tenho encontrado quase todas as respostas aqui.

    Um muito obrigado a todos os utilizadores!


    Vou passar agora ao assunto que me fez (finalmente!) registar neste fórum...

    Recebi um terreno como prenda e incentivo para avançar com o meu sonho!
    Confesso que não é o terreno dos meus sonhos mas penso que está mais adequado ao que conseguirei pagar... Como tal bola para a frente e a cavalo dado não se olha a dente!

    O terreno é num loteamento e tem 10 metros de frente por 25 de comprimento.
    Pelo que me andei a informar só poderei construir em 75% da área total. A casa terá 3 frentes.
    Ora, eu sempre quis um jardim grande, não grande com piscina e assim, mas grande o suficiente para fazer uma área de lazer. E com um terreno deste tamanho não me parece possível, a não ser que abdique no tamanho da casa.
    A minha ideia era fazer a garagem na cave e aproveitar assim parte de trás da casa só para jardim.

    Mas, disseram-me (um engenheiro amigo) para nem sequer pensar nisso pois o terreno é muito plano e numa zona muito húmida e com cave iria andar sempre aflita com infiltrações.

    Será mesmo assim, ou uma boa construção e impermeabilização resolveriam o assunto?

    Agradeço imenso a ajuda que me puderam dar porque não queria avançar com o projecto por teimosia e depois arrepender-me para o resto da vida.
  1.  # 2

    qual é a área de implantação permitida pelo loteamento? ou seja a área do poligono de implantação e sua configuração, afastamentos ás extremas.
    O regulamento do loteamento permite cave ?
    • eu
    • 30 julho 2011

     # 3

    Se a cave for muito bem feita, com um poço a recolher a água e a aliviar a pressão, não terá problemas nenhuns.

    Mas veja bem a parte sublinhada da frase...
  2.  # 4

    Colocado por: eufor muito bem feita,

    Conhece alguma? (numa zona húmida, claro)

    Colocado por: jo113
    Será mesmo assim, ou uma boa construção e impermeabilização resolveriam o assunto?

    É mesmo assim

    Colocado por: jo113radeço imenso a ajuda que me puderam dar porque não queria avançar com o projecto por teimosia e depois arrepender-me para o resto da vida.

    Uma achega, sabe quanto custa uma cave?
  3.  # 5

    Caro Jo113
    Lembre-se que uma cave implica ter sempre um poço de bombagem de aguas pluviais e de infiltração e os respectivos custos energeticos que daí advêm.
    cumps
  4.  # 6

    Lembre-se que uma cave implica ter sempre um poço de bombagem de aguas pluviais e de infiltração e os respectivos custos energeticos que daí advêm.


    Eram mesmo esses tipos de custos extras que queria evitar, tenho um amiga que quando falha a luz a bomba pára de funcionar e a cave inunda, não quero de todo uma situação assim.

    Uma achega, sabe quanto custa uma cave?


    Tenho a ideia que o metro quadrado não será tão caro como nos pisos nobres, mas em termos de fundações e remoção de terra a coisa já complica a nivel monetário, mas confesso que não sei até que ponto...
  5.  # 7

    Caro marco 1, fiz um esquema muito rudimentar das medidas da casa e terreno, a garagem ainda não sei ao certo como vai ficar, pois há a opção de a fazer como no desenho, com anexos incluidos, ou mesmo só garagem para dois carros.
      Desenho.png
  6.  # 8

    Eram mesmo esses tipos de custos extras que queria evitar, tenho um amiga que quando falha a luz a bomba pára de funcionar e a cave inunda, não quero de todo uma situação assim.


    Quando há falha de energia electrica, pode ter inundações apenas devido a chuvas, mas se tiver um nivel freático elevado o problema é maior.
    E além dos custos da energia electrica, tem tambem os custos de manutenção do equipamento.
  7.  # 9

    jo113

    embora ainda não dê para ter uma ideia concreta das condicionantes desse lote, parece-me no entanto que se o terreno é muito plano e lhe permitem fazer toda essa largura de anexo, será melhor mesmo não fazer cave e optar por uma casa de r/c mais 1º andar.
    o ideal neste caso seria ainda era que fosse permitido fazer um alpendre ( ou mesmo uma pergola em que podia com vidro ou outro material proteger da chuva) na passagem e deixar mais terreno livre para trás.
    Meta aqui o sentido do norte e as áreas permitidas pelo loteamento.
  8.  # 10

    Colocado por: jo113mas confesso que não sei até que ponto...


    30000 a 50000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo113
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

     # 11

    Colocado por: PauloCorreiaConhece alguma? (numa zona húmida, claro)

    Conheço muito poucas, é verdade... mas é possível fazer o trabalho bem feito.
  9.  # 12

    Colocado por: jo113Mas, disseram-me (um engenheiro amigo) para nem sequer pensar nisso pois o terreno é muito plano e numa zona muito húmida e com cave iria andar sempre aflita com infiltrações.

    Será mesmo assim, ou uma boa construção e impermeabilização resolveriam o assunto?

    bem eu diria que depende da quantidade dessa humidade""
    mas se é o terreno é bastante húmido eu partilho da mesma opinião do seu amigo.
    tente fazer a garagem em anexo, ou incorporada de alguma forma na casa(perímetro de implantação)
    assim por alto pelos números de áreas de que falou é possível fazer, mantendo espaços de jardim e pátio, agora isto sem pensar em grandes garagens.
  10.  # 13

    A frente da casa ficaria orientada para oeste.

    O terreno permite r/c e 1º andar, com uma área de implantação de 75%.
    Confesso que ainda não sei bem como calcular este valor em metros e se já inclui os arrumos.

    A casa construida ao lado, num lote igual tem o dito alpendre na passagem e é aí que fica o carro.
    Mas sinceramente preferia uma garagem fechada, para além do facto de ter que guardar 2 carros.
  11.  # 14

    Colocado por: jo113A frente da casa ficaria orientada para oeste.

    O terreno permite r/c e 1º andar, com uma área de implantação de 75%.
    Confesso que ainda não sei bem como calcular este valor em metros e se já inclui os arrumos.

    A casa construída ao lado, num lote igual tem o dito alpendre na passagem e é aí que fica o carro.
    Mas sinceramente preferia uma garagem fechada, para além do facto de ter que guardar 2 carros.

    para melhor entendimento teria de se ter os dados todos de loteamento. em todo o caso volto a dizer que me parece possivel - à primeira vista.
    para dois carros necessita apenas de 25/30m2 minimo
  12.  # 15

    Caves, só se tiver hipotese de escoar as àguas da chuva graviticamente. Caso precise de bombagem, então não corra o risco. Não podemos prever quando á que vai faltar a luz, ou quando é que a bomba vai avariar.
  13.  # 16

    Colocado por: smanuelmCaves, só se tiver hipotese de escoar as àguas da chuva graviticamente. Caso precise de bombagem, então não corra o risco. Não podemos prever quando á que vai faltar a luz, ou quando é que a bomba vai avariar.
    carissimo tambem não podemos prever quando vamos desta para melhor, mas a malta arrisca, essa de poder a faltar a luz tem solução coloca um gerador para prevenir a falta de luz
  14.  # 17

    Colocado por: pdavidmarques
    carissimo tambem não podemos prever quando vamos desta para melhor, mas a malta arrisca, essa de poder a faltar a luz tem solução coloca um gerador para prevenir a falta de luz

    Sim, soluções há várias, e o gerador até é uma delas (o gerador tambem traz muitos inconvenientes). Havendo dinheiro há sempre mais qualquer coisa que se possa fazer ou comprar. Mas olhe que já vi caves de moradias a serem inundadas mesmo com as bombas a funcionar 100%, a chuva era tanta que o colector não dava vazão, e os primeiros a sofrerem eram as caves
  15.  # 18

    para melhor entendimento teria de se ter os dados todos de loteamento. em todo o caso volto a dizer que me parece possivel - à primeira vista.
    para dois carros necessita apenas de 25/30m2 minimo


    A área de implantação do terreno é de 75% , 84m2, ou seja, um rectangulo de 7x12.
    Penso que a garagem incluida nesta area me limitaria a casa em si...



    E cave só queria mesmo se tivesse garantia que não precisaria de bombas, geradores e afins. E mesmo assim, parece-me que que teria problemas, pois a zona é mesmo muito humida, com um ribeiro a passar a poucos metros.
  16.  # 19

    Colocado por: jo113
    E cave só queria mesmo se tivesse garantia que não precisaria de bombas, geradores e afins. E mesmo assim, parece-me que que teria problemas, pois a zona é mesmo muito humida, com um ribeiro a passar a poucos metros.


    O aumento do nivel freatico na zona, iria trazer problemas quase de certeza.
 
0.0194 seg. NEW