Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos

Iniciei esta discussão por me encontrar com dúvidas relativamente ao aquecimento a escolher e isolamento a fazer numa moradia que herdei dos meus avós.
    A moradia em questão com cerca de 20 anos, tem parede dupla com caixa de ar. Tenho alguns problemas de "salitre" ligeiros a moderados nas paredes interiores de algumas divisões.
    Na remodelação que irei fazer vou mudar o chão e colocar soalho flutuante e mosaico novos. Vou colocar vidro duplo e modar os estores.

O que poderei fazer relativamente ao isolamento das paredes interior e/ou exterior?

Que aquecimento escolher?

Desculpem colocar mais um topico, mas estou um pouco baralhada com tanta informação, mas uma coisa è fazer uma casa nova outra è remodelar uma casa.
    Agradecia que dessem a vossa opinião

Obrigada. Rita.
  2.  # 2

ou coloca sistema de gesso cartonado pelo interior com uns bons cm de isolamento, ou então outra hipótese será injectar puliuretano na caixa de ar
    Concordam com este comentário: levi
  3.  # 3

Pode tomar também em consideração o tipo de janelas e vidro...
    • eu
    • 31 julho 2011

# 4

Colocado por: coolrainO que poderei fazer relativamente ao isolamento das paredes interior e/ou exterior?

Eu recomendo o isolamento pelo exterior, pois:
    -Melhora o aspecto exterior, que já não deve estar muito bom;
    -Melhora o isolamento;
    -Resolve de vez as infiltrações e esses problemas de salitre...
  4.  # 5

Colocado por: coolrainTenho alguns problemas de "salitre" ligeiros a moderados nas paredes interiores de algumas divisões.
    Na remodelação que irei fazer vou mudar o chão e colocar soalho flutuante e mosaico novos.

Cara coolrain, se tem problemas de "salitre" derivado da humidade por capilaridade e vai aplicar soalho flutuante sem o resolver, corre o risco de ter de o trocar dentro de pouco tempo.

Colocado por: euEu recomendo o isolamento pelo exterior, pois:

- Resolve de vez as infiltrações e esses problemas de salitre...

Em que se baseia para fazer esta afirmação?

Cumprimentos.
    • eu
    • 1 agosto 2011 editado

# 6

Colocado por: rui moreiraEm que se baseia para fazer esta afirmação?

Na estrutura do sistema, que é quase 100% à prova de infiltrações: tem um revestimento acrílico, não fissura e o EPS não absorve água.
  5.  # 7

Colocado por: euNa estrutura do sistema, que é quase 100% à prova de infiltrações

E quem lhe disse que a habitação da coolrain sofria com infiltrações pela envolvente exterior?

Cumprimentos.
  6.  # 8

Se existir infiltrações por capilaridade o sistema ETIC não via resolver nada, porque este consiste apenas em isolar termicamente o edifício pelo exterior assim como isola-o das águas provenientes do exterior que poderiam-se infiltrar pelo exterior das paredes. No entanto se a fonte das infiltrações é a água do solo, que sobe pelas fundações da casa e pela base das paredes assentes no terreno, ou vigotas de assentamento, ou o que for, aí este sistema em anda vai ajudar, até porque este mesmo sistema deve estar colocado a alguns centímetros do chão já para evitar que a água se infiltre nele. Pode ainda este sistema estar enterrado se devidamente tratado para impedir que a água lhe chegue, como já foi aqui explicado noutro tópico. No entanto isto apenas protege o sistema ETIC.
  7.  # 9

Agradeço as respostas,

Para complementar a informação a casa em questão encontra-se em bom estado exterior e não tem fissuras.
    Por curiosidade, embora com quase 20 anos a pintura interior da casa ainda é a original! nunca apresentou blor nos tectos , é soalheira.

A salitre que apresenta, encontra-se maioritariamente nas paredes do centro da casa rente ao rodapé
    Fiquei preocupada com o comentário do rui moreirado da possibilidade do chão flutuante se estragar rapidamente... :(

E relativamento a aquecimento? o que escolher?
    se optar por piso radiante corro o risco do calor se perder para a terra devido ao fraco isolamento do chão da casa? desculpem se a pergunta é tola, mas eu nao percebo nada de construção civil

Obrigada
  8.  # 10

Colocado por: coolrainE relativamento a aquecimento? o que escolher?
    se optar por piso radiante corro o risco do calor se perder para a terra devido ao fraco isolamento do chão da casa?

Caro coolrain, se optar por piso radiante terá de reformular o piso térreo o que acarreta trabalhos com algum peso no orçamento final. Tem possibilidade de aplicar piso radiante hidráulico ou piso radiante eléctrico(pesquise no fórum).

Para além deste, poderá aplicar ar condicionado, radiadores, ventiloconvectores, emissores térmicos, entre outros.

Melhor opinião terá quando partilhar o orçamento disponível, a planta da casa, as características, algumas fotos e mais informação que lhe pareça razoável.

Cumprimentos.
  9.  # 11

Srª. Rita,
    Sou instalador solar,
    Para a questão do aquecimento sem duvida que deve considerar o sistema solar como apoio para aqs + aquecimento, depois se só pretender aquecimento deverá optar por radiadores, pois não necessitam mais de 60º para serem eficazes, se pretender arrefecer a casa no verão então terá que investir em ventiloconvectores e numa bomba de calor, [pub]se estiver interessada poderei lhe fazer um projeto e respetivo orçamento, para tal uma visita á moradia em questão será essencial,
    [email protected][/pub]
  10.  # 12

Colocado por: coolrainOla a todos

Iniciei esta discussão por me encontrar com dúvidas relativamente ao aquecimento a escolher e isolamento a fazer numa moradia que herdei dos meus avós.
    A moradia em questão com cerca de 20 anos, tem parede dupla com caixa de ar. Tenho alguns problemas de "salitre" ligeiros a moderados nas paredes interiores de algumas divisões.
    Na remodelação que irei fazer vou mudar o chão e colocar soalho flutuante e mosaico novos. Vou colocar vidro duplo e modar os estores.

O que poderei fazer relativamente ao isolamento das paredes interior e/ou exterior?

Que aquecimento escolher?

Desculpem colocar mais um topico, mas estou um pouco baralhada com tanta informação, mas uma coisa è fazer uma casa nova outra è remodelar uma casa.
    Agradecia que dessem a vossa opinião

Obrigada. Rita.

Pedroso diz:
    Pelo seu diálogo percebemos que pretende melhorar as condições térmicas da casa que herdou. Como ajuda no caso das caixas de ar que é a forma mais económica de conseguir o objetivo propomos a insuflação de celulose com 45 kg/m3 densidade.
    Como vai substituir os pavimentos e dada a idade da casa só depois de saber o que existe como base de pavimento e a folga entre o actual e a base, a podemos aconselhar. Se precisar consulte a STANKA.
      IMAGEM ISOFLOC.jpg
  11.  # 13

Colocado por: coolrainse optar por piso radiante corro o risco do calor se perder para a terra devido ao fraco isolamento do chão da casa?

para poder considerar esta hipótese tem que reservar 6 a 15cm na ALTURA do piso, o que numa reconstrução pode ser complicado e muito caro,

para remodelação aconselharia A\C se for para aquecimento\arrefecimento e radiadores de baixa temperatura para somente aquecimento com bomba de calor associada com EVENTUAL apoio solar se for em zona favorável e se tiver verba disponível para isso,
  12.  # 14

Caro Anonimo16062021,

deve estar colocado a alguns centímetros do chão já para evitar que a água se infiltre nele. Pode ainda este sistema estar enterrado se devidamente tratado para impedir que a água lhe chegue, como já foi aqui explicado noutro tópico

mas que raio de mania de citar algo e deixar desconhecida todo o sue contexto. Mas sim, tem razão, estou a falar de certos sistemas ETICs de certas marcas, até porque o sistema ETIC não especifica nada para alem de ser um sistema de isolamento pelo exterior com um acabamento que proteja o material isolante ao choque, humidade .....E tal como disse o sistema deve ficar a alguns centímetros do chão ou pode também ficar enterrado se devidamente isolado.
  13.  # 15

isolado da acções tais como a da água por estar submerso no solo...isolado=protegido.
  14.  # 16

Eu não disse que teria de ser um isolamento/protecção externa...só referi que o sistema tem de estar isolado, ou se preferir, protegido já que estar exposto ao ar ou estar exposto ao solo são coisas diferentes.
  15.  # 17

Quando falo em protecção externa, quero dizer um elemento/composto externo ao próprio isolamento com o intuito de o proteger.
    E sim, eu percebi que se referia aos expostos ao solo, quando se referiu nos materiais apropriados para tais fins.
  16.  # 18

não me está a perceber.....se há materiais apropriados, os próprios materiais já são por si só o "isolamento/protecção" que refiro.
  17.  # 19

Posso dar o meu exemplo que é parecido
    Moradia com 25 anos, levou ETICS , mas antes imbuti pelo exterior uma instalação de AC com varias bombas de calor estrategicamente colocadas para não se verem , e minorar o tamanho dos tubos.
    Tambem mudei os aluminisod de correr de vidro simples por uns de aluminio com corte termico de batente com vidros duplos, alguns termicos.
    Agora tenho um isolamento 5* e consumos de AC no maximo 150€ no pino do inverno)
    Note-se que a casa são quase 300m2 em 2 pisos e o telhado do sotão (habitado) só agora está a levar isolamento.

Preferia piso radiante com bomba de calor mas os problemas são demasiado grandes numa remodelação (mas se fosse de construção raiz não tinha dividas).
  18.  # 20

Como isolamento térmico e ou acústico o melhor é a celulose. Consulte o site da isofloc.Com ou o blog da stanka.
      29122010467.jpg

0.0212 seg. NEW