Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas...
    Para começar, isto não está previsto no projecto, é um extra para auxiliar o painel solar.
    A minha duvida é a questão da segurança...
    Preferia o gás fora de casa, mas posso estar a exagerar no meu medo, e perco na temperatura da água enquanto circula por fora.
    Por isso peço a quem entende disso e a quem quer dar opinião.
    Obrigado
    • eu
    • 1 agosto 2011

     # 2

    A melhor forma de apoio ao painel solar é a resistência eléctrica, com um relógio e tarifa bi-horária. Assim, escusa de se preocupar com o gás.
    •  
      FD
    • 1 agosto 2011 editado

     # 3

    Também depende muito de onde é que está a pensar instalar o esquentador.
    Se houver ventilação suficiente, acho que não há razão para receios... há milhões de casas com esquentador.
  2.  # 4

    seria na garagem, é uma habitação pequena.... continuo inclinado para o colocar fora. Cerca de 3metros da habitação...
    Obrigado pelas opiniões
  3.  # 5

    seria na garagem,
    tem a certeza? é que na garagem aquando das inspecções vão reprovar isso
  4.  # 6

    Pronto.. Mais uma que aprendi..
    Restava-me a cozinha..
    Obrigado...
  5.  # 7

    Isole convenientemente a tubagem, fale com o seu instalador que isso não vai ser um problema.
    • eu
    • 1 agosto 2011

     # 8

    Moura, acredite em mim: esqueça o gás e use electricidade.
  6.  # 9

    na cozinha não vou usar gás... Mas no painel acho que é mais eficaz o esquentador, porque apenas vai funcionar quando necessitar da agua e esta estiver abaixo da temperatura ideal. Enquanto a resistência elétrica, funciona independentemente de eu estar a precisa da água ou não..
    Concordam com este comentário: system32
  7.  # 10

    Se fõr uma moradia no Algarve terá que ter o esquentador/caldeira fora de casa, tanto quanto sei, sendo que isto é assim desde que aqueles turistas morreram na década de 80 por causa do gás
    • eu
    • 2 agosto 2011

     # 11

    Colocado por: Moura82na cozinha não vou usar gás... Mas no painel acho que é mais eficaz o esquentador, porque apenas vai funcionar quando necessitar da agua e esta estiver abaixo da temperatura ideal. Enquanto a resistência elétrica, funciona independentemente de eu estar a precisa da água ou não..

    Usa água quente todos os dias? Quantas pessoas são?
  8.  # 12

    sinceramente.. se não vai utilizar gás em casa.
    qual é o tipo de sistema solar CF ou TS?
    Qual a zona do pais. ( Se for Zona Sul, não tenha "medo" do apoio electrico)
    Use o apoio electrico. com controlador horário.
    Nos meses de Verão a resistência normalmente estará desligada.
    No Inverno, utiliza a a resistência com o temporizador horário.
    O valor que irá dispender em Instalação de gás, casota e caldeira.. dará para Dezenas de anos de electriciade para complemento das AQS.

    PARAMONTE.... Não existe legislação de instalações de gás.. especifica para o ALGARVE;)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    • eu
    • 2 agosto 2011

     # 13

    Colocado por: Pedro BarradasO valor que irá dispender em Instalação de gás, casota e caldeira.. dará para Dezenas de anos de electriciade para complemento das AQS.

    E não é só isso. O aquecimento de água com electricidade (tarifa bi-horária) já é mais barato do que com gás de garrafa.
  9.  # 14

    Colocado por: eu
    E não é só isso. O aquecimento de água com electricidade (tarifa bi-horária) já é mais barato do que com gás de garrafa.



    Gaz???para quê...Não é preciso e está fora de moda!
  10.  # 15

    A água quente que vou usar, será o normal para uso domestico, somos duas pessoas..É na zona norte. Vou pedir preços da aplicação do apoio electrico.
  11.  # 16

    Colocado por: Moura82Vou pedir preços da aplicação do apoio electrico.

    se for termosifão, o apoio eléctrico já costuma vir incorporado de fabrica, pode e deve é instalar um relógio para o controlar,
    • kami
    • 3 agosto 2011

     # 17

    Boas

    Isso de usar a tarifa bi-horária e tal... e que o gás já não se usa é tudo muito bonito... até ao momento em que toda familia tem de tomar banho todos de seguida... ou então quando alguém toma banho de imersão e gasta a água toda do acumulador... se não tiver algo que aqueça a água imediatamente (esquentador)... e se for o último a tomar banho...vai ter de esperar mais de meia hora até ter água quente !!!!

    Cumps
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, system32
  12.  # 18

    Colocado por: kami...vai ter de esperar mais de meia hora até ter água quente !!!!
    Lembre-se que isto de tomar banho de água quente era um luxo só para alguns há apenas uns 60 anos. :-)

    Eu não tenho esse problema. Costumo tomar duche de água fria (para me habituar ao choque térmico das provas de OW/Águas Abertas).
    • eu
    • 3 agosto 2011 editado

     # 19

    Colocado por: kamiIsso de usar a tarifa bi-horária e tal... e que o gás já não se usa é tudo muito bonito... até ao momento em que toda familia tem de tomar banho todos de seguida...

    Se o sistema estiver bem dimensionado, isso não acontecerá. Não se esqueça que a temperatura no depósito fica bem elevada, em torno dos 70 graus. Esta água quente é depois misturada com água fria na válvula termostática de saída do acumulador, pelo que por exemplo, um acumulador de 200 litros, produz quase 400 litros de água quente para banhos...

    Cá em casa, somos 4 e a água quente dá perfeitamente para um banho de imersão e mais 3 duches. E ainda sobra água quente...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  13.  # 20

    obrigado pelas opiniões...
    Escolhi a apção painel solar + esquentador...
    E coloquei-o no exterior, a cerca de 1,5m da casa entre a casa de banho que mais vai ser usada e a cozinha.
    Para diminuir a espera da água quente :)
    Obrigado
 
0.0205 seg. NEW