Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Ora aqui está mais um a preparar-se para iniciar a construção de uma moradia e, tal como acontece com tantos outros, com muitíssimas dúvidas a respeito das opções mais acertadas a tomar em relação a variadíssimos aspectos.
    Trata-se da construção (e em partes reconstrução) de uma moradia unifamiliar e anexo, numa pequena propriedade onde já existem umas paredes de pedra de uma habitação antiga (nota-se que algumas foram reconstruídas – mas de forma muito pouco consistente!). A habitação é apenas de rés-do-chão com cave para garagem. O anexo é rés-do-chão e andar.
    O projecto de arquitectura já está aprovado; estamos em fase de tomar decisões para os projectos de especialidades. E aqui começam as dúvidas:
    - Qual a escolha mais vantajosa (qualidade/preço) em relação ao tipo de tubagem a instalar para águas sanitárias quente e fria (PPR, PEX, etc.);
    - Qual a escolha mais acertada/vantajosa para aquecimento/arrefecimento de águas/climatização? Além dos painéis solares; bomba de calor/chiller (conhecem a marca Galletti?) para ventiloconvectores ou outra opção? Neste caso qual a tubagem mais indicada? Multicamadas de prensar?
    - Mesmo quando, à priori, não se está a pensar utilizar gás, será boa ideia fazer a instalação da rede de gás? Qual a vossa opinião a este respeito?
    - E para a rede de esgotos? PVC?
    - O local não é abastecido por rede pública de saneamento; pela indicação do técnico que esta a elaborar os projectos de especialidades, a Câmara Municipal obriga a que seja instalada uma fossa estanque de 25 mil litros!!! É mesmo assim?
    - Como se trata de uma casa com paredes em pedra (típica do Minho) e telhado em telha aba e canudo vermelho natural, deve-se ou não colocar caleiras para aparar águas pluviais?
    - Está previsto pelo arquitecto utilizar placas de cortiça negra para colocar entre as paredes de pedra e as interiores em alvenaria; qual a vossa opinião?
    Ficam por agora estas questões. Se puderem contribuir para o meu esclarecimento ficarei muito grato. Obrigado.
    Cumprimentos
    A. Martins
  2.  # 2

... a Câmara Municipal obriga a que seja instalada uma fossa estanque de 25 mil litros!!! É mesmo assim?

Pode ser, depende.

V = P x C x Ca x T

em que:

V – volume útil (m3)
    P – nº de utentes
    C – capitação de águas residuais = 200 l/hab/dia
    Ca – coeficiente de afluência à rede = 0.8
    T – tempo entre limpezas (dias)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a.martins
  3.  # 3

Porque não pede o licenciamento de uma fossa depuradora/ digestora + vala/trincheira de infiltração...
    Tem de tratar disso na ARH da sua região.
  4.  # 4

Coloca muita questão que devia ser respondida pelos seus projectistas.
    Colocado por: a.martins- Está previsto pelo arquitecto utilizar placas de cortiça negra para colocar entre as paredes de pedra e as interiores em alvenaria; qual a vossa opinião?
    1. Se a cortiça apanhar humidade vai ser um excelente viveiro para bicharada...
    2. Sobre O QUE é que as paredes interiores em alvenaria vão ser construídas?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • mog
    • 2 agosto 2011

# 5

Colocado por: a.martins

- Qual a escolha mais acertada/vantajosa para aquecimento/arrefecimento de águas/climatização? Além dos painéis solares; bomba de calor/chiller (conhecem a marca Galletti?) para ventiloconvectores ou outra opção? Neste caso qual a tubagem mais indicada? Multicamadas de prensar?

Estou a acabar de construir a minha casa e optei por uma bomba de calor e piso radiante. Disseram-me maravilhas deste sistema, mas daqui a um ano cá estarei para relatar a minha experiência:)

Colocado por: a.martins
    - Mesmo quando, à priori, não se está a pensar utilizar gás, será boa ideia fazer a instalação da rede de gás? Qual a vossa opinião a este respeito?

Julgo que a instalação de gás será obrigatória (no meu caso foi o que me disseram, mas não sei...) mesmo que não haja rede de gás na zona.

Colocado por: a.martins- Como se trata de uma casa com paredes em pedra (típica do Minho) e telhado em telha aba e canudo vermelho natural, deve-se ou não colocar caleiras para aparar águas pluviais?

Ainda neste fim de semana vi uma casa antiga reconstruida (também no Minho) onde não puseram caleiras. Pessoalmente, acho que se deve por, neste caso optando por uma cor que não choque com a casa. É mais prático, embora não tão bonito...

Cumps.
  5.  # 6

Colocado por: a.martinsbomba de calor/chiller para ventiloconvectores

como solução acho muito mau, porque consegue fazer o mesmo com equipamentos à vista tal como os ventilo-convectores, mas mais agradáveis que estes, com melhores rendimentos, mais baixo preço global de aquisição\instalação, com custos de exploração idênticos e menor manutenção, como seja o AC multisplit,
  6.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasPorque não pede o licenciamento de uma fossa depuradora/ digestora + vala/trincheira de infiltração...
    Tem de tratar disso na ARH da sua região.
    Muito obrigado pela sugestão. Irei contactar com o técnico projectista para lhe colocar a questão.
  7.  # 8

Colocado por: Luis K. W.Coloca muita questão que devia ser respondida pelos seus projectistas.
    1. Se a cortiça apanhar humidade vai ser um excelente viveiro para bicharada...
    2. Sobre O QUE é que as paredes interiores em alvenaria vão ser construídas?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Muito obrigado pelo conselho quanto à cortiça. Irei confrontar o arquitecto com a questão.
    Quanto à alvernaria, o que está previsto é ser construída uma estrutura por dentro das paredes de pedra existentes com sapatas, pilares, pórticos, laje de piso e laje de cobertura. Por isso, a alvenaria em tijolo vazado será assente sobre os pórticos de suporte da laje de piso (penso eu! Não sou técnico...).
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  8.  # 9

Colocado por: mog

Estou a acabar de construir a minha casa e optei por uma bomba de calor e piso radiante. Disseram-me maravilhas deste sistema, mas daqui a um ano cá estarei para relatar a minha experiência:)

As informações que vão surgindo são quase unânimes quanto às vantagens da bomba de calor, no entanto, quanto ao piso irradiante, já tenho dúvidas, pois dizem que para arrefecimento são mais eficazes os ventilo-convectores!
    Ainda vou "partir um pouco mais de pedra" até decidir. Obrigado pela colaboração.

Julgo que a instalação de gás será obrigatória (no meu caso foi o que me disseram, mas não sei...) mesmo que não haja rede de gás na zona.

Ainda neste fim de semana vi uma casa antiga reconstruida (também no Minho) onde não puseram caleiras. Pessoalmente, acho que se deve por, neste caso optando por uma cor que não choque com a casa. É mais prático, embora não tão bonito...

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:a.martins
  9.  # 10

Colocado por: mog

Cumps.
  10.  # 11

Colocado por: jorgealves
    como solução acho muito mau, porque consegue fazer o mesmo com equipamentos à vista tal como os ventilo-convectores, mas mais agradáveis que estes, com melhores rendimentos, mais baixo preço global de aquisição\instalação, com custos de exploração idênticos e menor manutenção, como seja o AC multisplit,

Muito obrigado pelo seu parecer, no entanto, sou alérgico a AC...
    Concordam com este comentário: Expat
  11.  # 12

Colocado por: mogEstou a acabar de construir a minha casa e optei por uma bomba de calor e piso radiante. Disseram-me maravilhas deste sistema, mas daqui a um ano cá estarei para relatar a minha experiência:)

As informações que vão surgindo são quase unânimes quanto às vantagens da bomba de calor, no entanto, quanto ao piso irradiante, já tenho dúvidas, pois dizem que para arrefecimento são mais eficazes os ventilo-convectores!
    Ainda vou "partir um pouco mais de pedra" até decidir. Obrigado pela colaboração.

Colocado por: mogJulgo que a instalação de gás será obrigatória (no meu caso foi o que me disseram, mas não sei...) mesmo que não haja rede de gás na zona.

Vou confrontar o projectista com a questão. Obrigado.

Colocado por: mogAinda neste fim de semana vi uma casa antiga reconstruida (também no Minho) onde não puseram caleiras. Pessoalmente, acho que se deve por, neste caso optando por uma cor que não choque com a casa. É mais prático, embora não tão bonito...

É mais um assunto que ainda terá de ser melhor analisado.
    De qualquer forma, mesmo que se venha a decidir não instalar as caleiras, estamos a pensar instalar a tubagem de encaminhamento das águas por dentro das paredes, pois podemos vir a mudar de ideias e, mais feio ainda que as caleiras, são os tubos à vista (mais tratando-se de paredes de pedra).
    Muito obrigado pela opinião.
  12.  # 13

Colocado por: a.martinssou alérgico a AC

e qual a diferença para ventilo-convectores????????

se me permite responder, eu diria, nenhuma,

para casos de hipersensibilidade comprovada só tem o piso radiante hidraulico ligado numa bomba de calor,
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  13.  # 14

Colocado por: jorgealves
    e qual a diferença para ventilo-convectores????????

se me permite responder, eu diria, nenhuma,

para casos de hipersensibilidade comprovada só tem o piso radiante hidraulico ligado numa bomba de calor,

Obrigado pelo alerta.
    Nunca permaneci em locais climatizados por ventiloconvectores!!!! Vou analisar melhor este assunto.
    Se dispuser de mais informações para que me ajudem á tomada de decisão agradeço. Mais uma vez obrigado pelo alerta.
  14.  # 15

Colocado por: a.martinsMuito obrigado pelo conselho quanto à cortiça. Irei confrontar o arquitecto com a questão.
    Quanto à alvernaria, o que está previsto é ser construída uma estrutura por dentro das paredes de pedra existentes com sapatas, pilares, pórticos, laje de piso e laje de cobertura. Por isso, a alvenaria em tijolo vazado será assente sobre os pórticos de suporte da laje de piso (penso eu! Não sou técnico...).
    Concordam com este comentário:Luis K. W.

Olá boa tarde,
    Já obtive uma resposta do fornecedor das palcas de aglomerado negro de cortiça.
    Afinal, pelos vistos, a questão levantada é uma falsa questão!
    O fornecedor (Amorim Isolamentos S.A.) enviou-me a Ficha Técnica do produto que, não falando especificamente da possibilidade do aparecimento de bichos quando em contacto com a humidade, pelas características indicadas isso é muito pouco provável. Até porque, essas placas são colocadas no exterior de edíficos e isso nunca aconteceu.
    Envio o documento (enviado pela Amorin Isolamentos, S.A.) para v/análise/comentários. Obrigado.
  15.  # 16

Colocado por: a.martins ...e isso nunca aconteceu.

Duvido...!

(ps: eu não falei de «roedores»)
  16.  # 17

Colocado por: Luis K. W.
    Duvido...!

(ps: eu não falei de «roedores»)

Aqui vai mais um documento que recebi da Amorim Isolamentos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  17.  # 18

Ok.
    Confesso que estava a fazer de advogado do diabo.

Tenho embalagens de aglomerado negro de cortiça no meu armazém há vários anos e estranhei aquilo NÃO se ter estragado NEM ter aparecido qualquer bicho, mas pensei que isto se devesse exclusivamente à óptima qualidade de construção das instalações (feitas pela minha empresa, claro).
    :-)))
  18.  # 19

Colocado por: DOGMAeu tenho alguns lotes de cortiça em cima de uma cobertura/terraço e eles tem bicharada lá criada....são uns casulos feitos com folhas de plantas

Olá, boa tarde,

Terá a haver com a cortiça? Não poderá ser que essa bicharada faça esses casulos com folhas de plantas sobre outras superfícies também?
    Cumprimentos
    A. Martins
  19.  # 20

Boa noite,
    Aqui vai a mensagem recebida da Isocor...
    Se alguém tiver experiência com a utilização das placas de aglomerado negro de cortiça, utilizadas na caixa de ar entre as paredes, agradecia comentários.
    Obrigado.
    P.S. O ficheiro em PDF é muito "pesado"... não sei como reduzi-lo!!! Segue a mensagem apenas.

0.0240 seg. NEW