Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Antes de mais, permitem de me apresentar primeiro.
    Chamo-me António e vivo nos Açores (ilha do Faial), tenho uma deficiência surdez profunda mas isso não me impede a tentar realizar um sonho meu, de ter um espaço meu, que recentemente vi um apartamento T1+1 na cidade da Horta, Ilha do Faial, actualmente vivo em casa dos meus pais.
    Actualmente estou com muita dúvidas se irei conseguir viver a minha história sem muitas preocupações.
    Primeiro, se conseguir o apartamento, iria pedir empréstimo no banco, no qual iria pagar durante 40 anos.
    Depois tinha que pagar:gás, água, luz, Internet que ainda não sei bem quando irá rodar a média.
    Falta ainda de saber quando eu iria pagar pela manutenção do condomínio, se eu ficar com apartamento com Área Bruta de 102,70m2, com 1 lugar de estacionamento e uma arrecadação na cave, que ainda não dá para eu saber pois ainda está em obras o prédio.
    Agora pergunto-me se existe alguém a viver num T1 com as mesmas características do referido T1, que me possa dizer a média do custo da manutenção do condomínio?
    Estou a fazer estas perguntas todas que para alguns utilizadores do fórum parecem algo estúpidas, mas eu tenho o meu motivo para vos perguntar porque eu tenho um salário mínimo, que estou efectivo no quadro e precisava de saber ou ficar esclarecido se irei ficar bem, pois não estou nos meus planos de viver dentro da ponte (claro que não existem as pontes na ilha), mas é uma forma de expressão.
    É preciso de planear bem as coisas!
    •  
      FD
    • 3 agosto 2011

# 2

Colocado por: m0nam3Agora pergunto-me se existe alguém a viver num T1 com as mesmas características do referido T1, que me possa dizer a média do custo da manutenção do condomínio?

Depende muito dos gastos com o prédio mas, não conte com menos de 25€~30€/mês.
    • pom
    • 3 agosto 2011

# 3

Colocado por: m0nam3Bom dia.
    Estou a fazer estas perguntas todas que para alguns utilizadores do fórum parecem algo estúpidas, mas eu tenho o meu motivo para vos perguntar porque eu tenho um salário mínimo, que estou efectivo no quadro e precisava de saber ou ficar esclarecido se irei ficar bem, pois não estou nos meus planos de viver dentro da ponte (claro que não existem as pontes na ilha), mas é uma forma de expressão.
    É preciso de planear bem as coisas!

Já começou pelo principal...saber se o banco lhe empresta ?
    Com o salário minimo e a 40 anos....ou tem uns grandes fiadores ou então o seu sonho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Oliveira
  2.  # 4

Se tem um grau de deficiência reconhecido oficialmente por junta médica, até há alguns anos alguns bancos como a CGD concediam empréstimos bonificados, ou seja, com taxas de juro mais baixas, o que diminuía a prestação. Penso que essa medida terá acabado. Contudo, se tem mesmo um salário mínimo, provavelmente aquilo que irá pagar só de empréstimo e seguros estará perto do valor total do seu salário, a não ser que tenha bastante dinheiro de parte para dar de entrada.
  3.  # 5

Efectivamente a CGD (não vi outros bancos mas também devem ter) disponibiliza uma taxa baixa (0,971% que creio que precisa adicionar o spread) para pessoas com grau de deficiência - ver no fim da seguinte página https://www.cgd.pt/Particulares/Taxas-Juro/Pages/Credito-Habitacao.aspx . E também pode fazer a simulação (https://simuladores.cgd.pt/servlet/credHabApp/) e ficar a saber quanto vai ficar a pagar mensalmente.
    De notar que deve ter sempre em conta que actualmente a taxa de juro definida pelo Banco Central Europeu está baixa (1,5%), mas certamente que no futuro vai aumentar e consequentemente a prestação mensal.
  4.  # 6

Desculpe a indiscrição, mas quanto é ao certo o seu ordenado liquido por mês? Qual seria o valor a pedir ao banco?
    Não lhe quero estragar o sonho, mas nas suas condições muito dificilmente algum banco lhe concede um empréstimo...a sua taxa de esforço seria brutal...

Actualmente isto está bom para comprar casa, mas é apenas para aqueles que não precisam de pedir empréstimos...
  5.  # 7

Caríssimo m0nam33, boa tarde.
    Com excepção de um (FD), não lhe responderam à questão que suscitou, ou seja o custo de "manutenção" do condomínio.
    É sempre uma questão de difícil resposta, na medida em que a Propriedade Horizontal (escritura) ainda não foi elaborada, mas onde poderá indagar a permilagem da fracção que pretende adquirir. Só a partir daí poderá saber o montante da quota a que irá ficar sujeito e de acordo com orçamento anual do condomínio.
    Nesse sentido é recomendável que aponte para os números que lhe foram adiantados. Cumptos, [email protected]

0.0131 seg. NEW