Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos!

    Sou da zona de Brcelos / Esposende e gostava de saber se conhecem algumas empresa preparada para construção de habitação anti-sismica, penso que é assim que se diz.

    Muito obrigada,

    Sofia Abreu
  2.  # 2

    O que entende por anti-sismica? Hoje todos os projectos são calculados tendo em atenção a probabilidade de ocorrência de um sismo. Qualquer empreiteiro que saiba ler um projecto está habilitado
    Concordam com este comentário: XPTObras
  3.  # 3

    Boa tarde Sofia, penso que estará a confundir certamente alguns conceitos.

    Sabendo que infelizmente alguns empreiteiros ainda apregoam a construcção anti-sismica da mesma forma que apregoa a habitação ter A/C, na verdade a ideia não pode estar mais errada e desviada daquilo que é o dimensionamento de uma estrutura.

    As estruturas, do ponto de vista regulamentar, são desde 1958 dimensionadas para a acção do sismo, considerando sismos tipo, previsto nos mesmo. Na realidade esta é uma obrigatoriedade que é em regra seguida pelo projectista de estruturas e fundações (estabilidade). Apesar de se verificar que na generalidade assim seja, existem algumas falhas nas disposições construtivas apresentadas em projecto, mas que dependerá sempre da equipa de projecto e de obra.

    A construcção anti-sismica é uma coisa diferente...está geralmente associada a mecanismos que dissipam a acção do sismo nas estruturas e é (ou deveria ser) utilizada em estruturas de elevado grau de importância com tempos de vida útil superiores ou iguais a 100 anos (numa habitação considera-se esse período 50 anos). Nestes casos temos escola, coliseus, hospitais, quarteis, etc. Pesquise pela estrutura do Hospital da Luz, em Lisboa.

    Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: XPTObras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  4.  # 4

    O que pretende é mesmo uma construção anti-sísmica ou está a confundir com o conceito SISMO? (http://www.sismo.eu/site/concept.asp?v=pt)
    Concordam com este comentário: rosa76
  5.  # 5

    Cara Sofia,

    hoje em dia os projectos de estrutura são elaborados em softwares que já contemplam coeficientes de protecção para a ocorrência de sismos. Talvez esteja mesmo a confundir alguns termos.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

    Olá nuno,

    Antes de existirem "esses softwares" já se dimensionavam todo o tipo de estruturas à acção sísmica.

    Cumps.

    P.S: não são coeficientes de protecção. Raios...que estive quase a fazer uma metáfora provocativa com os softwares de desenho, desculpe, arquitectura.

    Cumps.
  7.  # 7

    Colocado por: doisarquitectosjá contemplam coeficientes de protecção para a ocorrência de sismos


    Já agora, só por curiosidade, contemplam a ocorrência de que sismos? Essa frase só por si é igual a dizer absolutamente nada. Há sismos todos os dias em Portugal, e há sismos e sismos...

    Para quem tiver interesse, consegue ver aqui os sismos em tempo real:

    http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/

    São muito mais do que uma pessoa "normal" imagina.
  8.  # 8

    Boa tarde a todos,

    Sou nova aqui no fórum, vagueava pelos tópicos e deparei-me com este, que suscitou a minha atenção.

    Sinto particular curiosidade sobre a forma como as construções reagem a um sismo.

    Entendo que a resistência sísmica depende da combinação de uma série de variáveis (tipo de construção, tipo de solo, tectónica da região, ...), mas gostaria de deixar a seguinte questão: um apartamento de boa construção, recente, mas localizado a 200 metros de uma falha activa é candidato a sofrer danos severos num sismo de magnitude considerável?

    Muito obrigada a todos pela disponibilidade e atenção
  9.  # 9

    boas,

    o meu português simples e directo foi suficiente para perceberem o que quis dizer ou tenho de pedir ajuda a um engenheiro para vos explicar melhor?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  10.  # 10

    Colocado por: SofiaabreuBoa Tarde a todos!

    Sou da zona de Brcelos / Esposende e gostava de saber se conhecem algumas empresa preparada para construção de habitação anti-sismica, penso que é assim que se diz.

    Muito obrigada,

    Sofia Abreu

    está a falar em estrutura de betão
    se for sistema anti-sísmico é outra coisa
    tem este exemplo mas é caro :)
    http://www.thomasnet.com/white-papers/abstract/101637/seismic-protection-with-fluid-viscous-dampers-for-the-torre-mayor-a-57story-office-tower-in-mexico-city-mexico.html
    http://www.taylordevices.com/Tech-Paper-archives/literature-pdf/71-SeismicProtectionwithFVD.pdf
  11.  # 11

    Boas pessoal,
    Ando a procura de orçamentos, alguém consegue ou conhece empreiteiros (e ou empresas construtoras da base/ fundações e tudo o mais necessário bem como a estrutura da mesma) com boa relação custo/qualidade na zona de Oliveira de Azeméis - Aveiro
    já agora criei este tópico que gostava que me ajudessem e comentassem caso percebam do assunto.

    https://forumdacasa.com/discussion/19909/tipos-de-fundacoes-alicerces-para-moradia-terrea/
  12.  # 12

    Colocado por: doisarquitectosCara Sofia,

    hoje em dia os projectos de estrutura são elaborados em softwares que já contemplam coeficientes de protecção para a ocorrência de sismos. Talvez esteja mesmo a confundir alguns termos.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com



    O problema é que os softwares não vão amarrar o ferro na obra nem definem as boas práticas construtivas :)
 
0.0155 seg. NEW