Colocado por: HugoRaiderHoje desloquei-me a um solicitador e a opinião dada foi que o melhor é mesmo fazer a doação de 50% à minha namorada por quota disponível e os restantes 50% para mim, precavendo assim ambas as partes, caso algo dê para o torto (espero que não ) eu terei sempre direito a metade do terreno e ela a outra metade, para ter posse dos 100% será necessário compensar monetáriamente o "conjuge".
Colocado por: Luis K. W.
Se o casal se zangar no dia SEGUINTE ao das doações você terá recebido 50% de um terreno... a título de quê?!?
Continuo a achar que o melhor é haver doação (pelo valor matricial) do terreno para a sua namorada, uma vez que de avô para neta só pagaria 0,8% de imposto (+ escritura + registo).
E depois ela vender-lhe-ia a si uma parte do terreno - com valor proporcional ao valor matricial.
No final, depois da casa construída, ela seria proprietária de uma percentagem da propriedade correspondente ao valor do terreno, e você seria proprietáario de uma percentagem correspondente ao valor que pagou pela construção (ao propor as percentagens de 20% e 80% estou a mandar valores ao calhas. Se fosse na Quinta da Marinha/Cascais poderia ir aos 50-50)
Colocado por: HugoRaider Terei que lhe pagar o terreno obviamente ou dar a minha parte, pois a parte dos 50% que me "dão" é para beneficio de ambos, no caso de nos chatear eu não tinha interesse em ficar com 50% do terreno, além disso penso que seja tipo as ações de uma empresa se esta for de 2 sócios e cada um tiver 50% de ações, nenhum pode fazer nada sem o outro e no terreno pelo que me percebi é a mesma situação.
Colocado por: HugoRaiderSr. Eng. Luis K. W.Esqueça os títulos honoríficos, s.f.f. :-)
Se eu entendi do modo correcto esta é a opção MAIS justa para ambos, estou a raciocinar direito?SE o valor comercial do terreno for de 50 e você investir 100 na construção , parece-me que a partição 1/3 - 2/3 é a correcta, sim.
Mas certifique-se que o valormatricial(que é diferente do valorcomercial) do terreno é mesmo de 50mil. Deve haver por aí um zero a mais...
Colocado por: HugoRaiderDei um valor ao calhas sobre o valor comercial, como saber o valor matricial?
É o valor atribuído pelas FINANÇAS (e sobre o qual o avô da sua namorada paga o IMI).
Colocado por: HugoRaiderA ideia do Luis K. W. na teoria seria a mais correcta mas na prática não é assim, eu ao comprar uma percentagem do terreno teria que pagar na mesma os tais 10% de imposto,Já se sabia...
A opção mais vantajosa financeiramente na questão do terreno até seria eu casar neste momento pelo registo civil (não seria obrigatório morar para já juntos), podendo assim usufruir da doação gratuita do terreno à minha "mulher" e a mim.Cuidado com o Artigo 1722º (bens próprios), e 1733º (bens próprios excluídos da comunhão) do Código Civil.
No caso de no futuro algo dê errado eu nunca terei direito a comprar os restantes 50%, e estando a casa feita eu legalmente só terei direito a 50% do que gastei na construção, no entanto, será celebrado um acordo entre mim e a minha namorada que me pagará o que gastei na construção da casa e ficaria ela com a casa.Infelizmente, todos nós sabemos que há algumas probabilidades de isso acontecer.