Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Ando a pesquisar soluções para terraços. Prefiro que sejam considerados amovíveis para não pedir aos restantes condónimos (o prédio só tem 4 anos, ainda tem apartamentos para vender e já anda tudo à, digamos, batatada). Então aqui vai:

- Um guarda-sol. Aqui não dá, é uma zona extremamente ventosa e nem um dia duram
    - Toldos. Só se fosse com um sensor, que em caso de vento recolhessem, mas este era necessário pedir autorização...
    - Cortinas de vidro aqui não dá, pois não dá para colocar calhas superiores e era preciso auorização...
    - Pensei numa solução (que sei que vão achar absurda) mas aqui vai para ouvir opiniões: era um telheiro de madeira com telhas mas, da vez de aparafusado na parede colocava as estacas num vaso daqueles grandes alentejanos. Encher os vasos de terra não podia porque apodrecia a madeira, cimento, depois não dá para tirar. Bom, sei que vão "delirar" com minhas invenções mas aceito sujestões :)
      DSCF4741.JPG
  2.  # 2

Outra foto
      DSCF4742.JPG
  3.  # 3

E outra
      DSCF4743.JPG
  4.  # 4

Um telheiro de madeira com telhas e tudo amovível ?! ... não me parece que exista alguma maneira de fazer isso. Pelo menos de maneira a não levar com umas quantas telhas na cabeça quando for para desmontar.

Há um tipo de cobertura que imita a telha, mas continuamos com o problema da desmontagem.
    Para fazer uma coisa mais ligeira de modo a ser mais fácil para desmontar, não vai ter tanta resistência. E depois ou é levado pelo vento ou alguém leva com aquilo tudo pela cabeça.

Acha que não consegue a autorização dos restantes condóminos para fazer um telheiro nas traseiras ?

Penso que seria a melhor opção, e assim fazia uma coisa robusta e fixa...e não um puzzle.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tortulia
  5.  # 5

Obrigado pelo seu comentário. Preferia sim uma estrutura fixa mas, em Janeiro ( proxima reunião) penso que irá ser reprovado qualquer coisa que proponha. Infelizmente, às vezes as pessoas são invejosas e, olhe eu sei lá. Só de colocar grades internas (que posso sem aprovação de condónimo) houve gente que tentou protestou (em vão, claro). Inclusive, os apartamentos não estão todos vendidos e como roubaram gasolina ao meu carro coloquei-o (mais uma vizinha) num parqueamento não vendido. Houve logo uma queixa, que era infundada pois tinha ordem do construtor. Por isto preferia estruturas amoviveis. Cumprimentos

Teresa Neves
    • kami
    • 6 agosto 2011 editado

# 6

Arranje um bom chapéu... Não se safa com mais nada... ou então

Olhe este exemplo: (2ª imagem)

http://coimbracity.olx.pt/toldos-coberturas-tendas-coberturas-de-piscinas-guarda-sois-reclamos-luminosos-iid-182934342#pics

ou este (3ª imagem)

http://brasilia.olx.com.br/sombreamento-sombreadores-48-9967-6617-iid-36390426

ou mais economico... algo deste género (foto 7)

http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?tema=casa-jardim&id=1078078

Se prender bem o vento não leva!!!

Cumps
  6.  # 7

Boas,

Pode sempre colocar uma tenda daquelas que se vendem nos aki's, izi's,... leroy's, ou então umas pérgolas (mais caro).
    Pode prendê-las ao chão para não voarem.
    Tem aqui alguns exemplos:

http://www.leroymerlin.pt/lmpt/bricolage/folhetos/Jardim2011/index_pagina.jsp?pagina=40
  7.  # 8

Sr. Bzidroglio,

Esta solução que apresentou e a de tenda de pergolas, só se fosse aparafusado no chão, senao a ventania leva e parte tudo. E pregar ao chão tambem preciso de autorização ou não?
  8.  # 9

Colocado por: tortuliaSr. Bzidroglio,

Esta solução que apresentou e a de tenda de pergolas, só se fosse aparafusado no chão, senao a ventania leva e parte tudo. E pregar ao chão tambem preciso de autorização ou não?

Quanto a isso não lhe sei dar a certeza mas diria que se não tiver nada do condomínio por baixo (por exemplo garagens) penso que poderia fazer isso sem autorização.
    Mas se tiver algo por baixo tenha cuidado pois pode estar a dar cabo de isolamentos existentes levando a infiltrações.

Se não quiser furar o chão pode sempre amarrar à lateral (gradeamento ou outro).

Boa sorte :-)
  9.  # 10

Colocado por: tortuliaSr. Bzidroglio,

Boas, sinceramente eu não sei porque levantam tantos problemas os seus vizinhos...até parece que você quer meter o toldo por cima das casas deles também...eu não compreendo porque razão não pode fazer aquilo que quiser naquilo que é seu, que você pagou e não os seus vizinhos...isto claro sendo desque que não os prejudique e mantenha uma certa toada de respeito...é que assim, ainda não está tudo vendido já é só zaragata o melhor que tem a fazer é trocar (claro que não é fácil) e deixa-los "decapitarem-se" uns aos outros...Eu acho que podia meter qualquer uma das soluções apresentadas, e sinceramente eu não vejo qual o problema de as aparafusar a chão...eu queria lá saber que o meu vizinho metesse um toldo e o aparafuzasse ao chão??? Com sorte ainda dava sombra para mim também...!
  10.  # 11

Sr. Rodrigo, já somos dois que não entendem a natureza humana :) Mudar até mudava mas, imagine senão conseguem vender os restantes apartamentos, o meu, já usado ,está muito desvalorizado. Alem disso, nesta zona, as construções estão a descer a pique e há milhares de apartamentos novos há venda. Vim para aqui há 3 anos, muito repentinamente e com dois cães (que pode ver na foto) nem pensei bem. Ate me agradou o facto de ter um portão directamente para a rua e não incomodar assim ninguém. Enfim, agora só mudo quando esta tiver totalmente paga e até vou ter pena porque a acho muito linda. O chão do terraço serve de tecto á garagem.
  11.  # 12

Colocado por: tortuliaO chão do terraço serve de tecto á garagem.

Então antes de fazer furos pense duas vezes....
    Além disso acho que é considerado parte comum por ser o tecto das garagens.
    Pense na solução de amarrar lateralmente ao gradeamento.

Inté
  12.  # 13

Colocado por: tortuliaSr. Rodrigo, já somos dois que não entendem a natureza humana :) Mudar até mudava mas, imagine senão conseguem vender os restantes apartamentos, o meu, já usado ,está muito desvalorizado. Alem disso, nesta zona, as construções estão a descer a pique e há milhares de apartamentos novos há venda. Vim para aqui há 3 anos, muito repentinamente e com dois cães (que pode ver na foto) nem pensei bem. Ate me agradou o facto de ter um portão directamente para a rua e não incomodar assim ninguém. Enfim, agora só mudo quando esta tiver totalmente paga e até vou ter pena porque a acho muito linda. O chão do terraço serve de tecto á garagem.
    Pois aí tenho de concordar com o Sr. Bridroglio em ter cuidado a furar o chão...! Realmente eu como amante de "patudos" não pude deixar de reparar que os cães iam apreciar uma boa sombrinha...!
    • naar
    • 6 agosto 2011

# 14

- Pensei numa solução (que sei que vão achar absurda) mas aqui vai para ouvir opiniões: era um telheiro de madeira com telhas mas, da vez de aparafusado na parede colocava as estacas num vaso daqueles grandes alentejanos. Encher os vasos de terra não podia porque apodrecia a madeira, cimento, depois não dá para tirar.

Não sei porque será absurda :) está quase lá :)

Eu fiz assim:

Estrutura em tubo quadrado de inox 316, os pilares foram soldados a um canteiro em chapa de inox de um dos lados e do outro apenas encostados a uma parede lateral existente, o canteiro foi cheio de pedra e terra e plantei uns arbustos pequenos a cobertura foi feita em vidro laminado (pois não necessitava de sombreamento, apenas de protecção da chuva para passar para uma cobertura já existente no terraço).

Como o seu problema é o sombreamento pode optar por paineis sandwich a imitar telha lusa ou ripado de madeira aparafusado á estrutura, mas como estes são muito mais leves que o vidro laminado terá que reforçar as bases, ou seja os canteiros, se não optar por inox pode sempre mandar fazer em aço corten que ficam bonitos com o ripado de madeira e pesados :)

É uma ideia!
  13.  # 15

Sr. naar não podia colocar aqui uma foto ou enviar para o meu mail? Agradecia imenso

[email protected]
  14.  # 16

Boa Tarde a Todos!

O meu nome é Pedro, sou novo neste fórum e precisava de ajuda pf :(

Vou colocar a minha duvida neste tópico pq envolve os 2 factores essenciais do meu prob; terraços e furos:
    - Estou a pensar colocar um barracão de jardim em resina no meu terraço, e como moro num 8º andar que no Inverno é mm mt ventoso, queria fixa-lo ao chão por intermédio de parafusos por forma a evitar algum acidente. Sucede que quer neste tópico quer noutros que tenho lido vejo q toda a gente "ai e tal ñ fure o chão pq depois pode dar infiltrações na cobertura e para os vizinhos e + ñ sei o quê", mas ñ consigo perceber pq.... daí as minhas questôes e desde já desculpem a minha ignorância e desconhecimento neste assunto.

Perguntas:
    - é mm certo que qq furo que faça no meu terraço vá causar infiltrações, independentemente do tamanho dos parafusos?
    - qual a profundidade a que posso fazer furos sem chegar ao isolamento?
    - mm a colocar bucha no furo e posteriormente o parafuso poderá haver infiltrações?
    - ñ é possivel isolar os buracos com algum material para impedir infiltrações, estilo silicone COLA E VEDA, ou algum produto tipo betume (como se usa nos lavatórios por ex)?

Desde já o meu mto obg pela v/ compreensão, e ajuda que me possam dar!
    • naar
    • 8 agosto 2011

# 17

Perguntas:
    - é mm certo que qq furo que faça no meu terraço vá causar infiltrações, independentemente do tamanho dos parafusos?
    - Não
    - qual a profundidade a que posso fazer furos sem chegar ao isolamento?
    - Depende a que profundidade se encontra o isolamento.
    - mm a colocar bucha no furo e posteriormente o parafuso poderá haver infiltrações?
    - Pode.
    - ñ é possivel isolar os buracos com algum material para impedir infiltrações, estilo silicone COLA E VEDA, ou algum produto tipo betume (como se usa nos lavatórios por ex)?
    - É

Mas, agora imagine que o seu vizinho de baixo tem uma infiltração proveniente do seu terraço mesmo sem estar relacionada com as suas furações, imagine agora a quem ele vai pedir responsabilidades :)
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  15.  # 18

Boas,no Ikea existe uns toldos que talvez lhe resolva o problema,custam 20,45 e trazem umas peças para prender com molas,é muito facil tirar e por.
    http://www.ikea.com/pt/pt/search/?query=toldos
  16.  # 19

Boas Tardes!

luiscampos, mt obg pelo seu conselho e pelo link mas eu ñ quero pôr sombra no terraço; o meu problema é a fixação de um barracão de resina para arrumação... no verão ñ tenho prob mas no inverno tenho medo que o vento o desloque e/ou danifique :(

Olá naar, antes demais obg pela consideração do seu aviso, pois realmente caso houvesse infiltração, ñ duvido q o vizinho de baixo me quisesse pedir responsabilidades, e a ultima coisa q eu quero são probs pq tb quero viver tranquilo, no entanto nesse cenário "azarado" creio q há peritagens levadas a cabo pelas seguradoras antes de pagarem reparações e tinha de se auferir se era devido aos furos ou ñ....

Mas se me permite, abusava + 1 bocadinho da sua boa vontade, e perguntava-lhe qto á questão do isolamento dos buracos, como poderia eu fazer esse isolamento; ou seja a minha duvida prende-se com o "procedimento", pois ñ sei se devo furar, pôr o material isolante, e depois a bucha, ou se devo fazer noutra ordem qq. É q eu estava a pensar usar silicone cola -e-veda mas ñ sei se puser logo no buraco ñ vai obstruir o mesmo e impedir de colocar a bucha e o posterior parafuso :(

Estive tb a ver a situação da profundidade do isolamento, e onde tenho a grelha de escoamento verifiquei q tenho a tijoleira, depois uma camada de cimento (ñ sei e é a chamada betoneira) e depois ñ vejo mais nada... creio q o isolamento estará debaixo da camada de cimento?
  17.  # 20

Atenção que sendo o terraço o tecto das garagens são considerados partes comuns e tem vantagens e desvantagens, vantagens de ser parte comum quando tiver infiltrações para as garagens e vai ter não duvide disso todos tem de pagar, desvantagem quando quer colocar lá alguma coisa que afecte a estectica do terraço deve pedir autorização.

Essa conversa de não poder colocar o que quiser no seu terraço é mesmo isso só conversa, a lei tem de ser respeitado o terraço é parte comum e como tal deve pedir autorização.

Dito isto, eu tive autorização do meu condominio para colocar uma pérgula e como não queria furar nada foi esta a solução que arranjei.

Estrado de madeira do ikea, vasos em madeira em que meti os barrotes e enchi de cimento passado dois anos de chuva os vazos deram de si (óbvio dahhh), mas depois já tinha a estrutura em cimento então comprei ripas de madeira cortei e aparafuzei à estrutura de cimento e está com o aspecto actual.

As caninhas em madeira para a sombra, oe inverno são guardadas no verão volto a colocar.
    Concordam com este comentário: naar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
      PERGULA.JPG

0.0218 seg. NEW