Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Costa53

em que é que ficamos?? o homem diz que não entopem e pelo largo historial de aplicações que já deve ter feito afirma-o com convicção de experiência real, e o costa fala em regulamento que tambem tem a sua razão de ser mas perante isto dai a dizer que ele borrou a pintura acho que é forte demais.
    Concordam com este comentário: two-rok, jorgealves
  2.  # 422

Sem querer entrar em discussões se está bem ou está mal, só gostava de saber como é que resolvem o problema se o director técnico da obra se recusar a assinar este papelinho:

____________________________, morador em ______________________, contribuinte nº____________, inscrito na Ordem dos Engenheiros com o nº ________, declara na qualidade de técnico responsável pela direcção técnica da obra, que a obra localizada ____________________________________, à qual foi atribuído o alvará de autorização de construção nº _____, cujo titular é ______________________com sede em ____________________________, se encontra concluída desde ___________, em conformidade com o projecto aprovado e com as condicionantes da informação dada ao projecto, e que as alterações efectuadas ao projecto estão em conformidade com as normas legais e regulamentares aplicáveis, designadamente o Decreto Regulamentar nº 23/95, de 23 de Agosto e o Regulamento de Água e de Águas Residuais de __________.
  3.  # 423

....
  4.  # 424

Colocado por: ddgvcptqual o regulamento!?

Não leu o meu post?
  5.  # 425

Colocado por: Picareta
    Não leu o meu post?

so vi depois... obrigado!!!
  6.  # 426

Colocado por: PicaretaSem querer entrar em discussões se está bem ou está mal

Estava a falar das bocas de limpeza, o resto está muito bem.
  7.  # 427

Colocado por: TROLHA....agora você fala fala mas não mostra nada!!

pois isto é verdade... com excepção de alguns donos de obra que postam aqui as fotos... não vejo aqui muitos profissionais a colocarem fotos dos seus trabalhos!! é fácil mandar postas de pescada!!! haja é coragem para colocar aqui fotos!!!
  8.  # 428

Colocado por: ddgvcpté fácil mandar postas de pescada!!!

Sendo assim do que depender de mim, vai começar a comer carne:)
  9.  # 429

Pergunto eu... aqueles tubos nas fotos anteriores são ramais de descarga ou tubos de queda!?... ou nem uma uma coisa ou outra?
  10.  # 430

Colocado por: Picareta
    Sendo assim do que depender de mim, vai começar a comer carne:)

obrigado... se for no restaurante Manel em Matosinhos... qualquer coisa vai!!!
  11.  # 431

em que é que ficamos?? o homem diz que não entopem e pelo largo historial de aplicações que já deve ter feito afirma-o com convicção de experiência real, e o costa fala em regulamento que tambem tem a sua razão de ser mas perante isto dai a dizer que ele borrou a pintura acho que é forte demais.

Não, não é. A alta qualidade do trabalho dele - a melhor que conheo - não o impede destas falhas- é MESMO uma falha.
  12.  # 432

ok j cardoso, não cumpre o regulamento, mas será que entope??

o engraçado é que já vi alguns casos executados em "tubo cinzentinho" sem bocas nenhumas e ali, em tectos de caves, á vista de toda a gente e os regulamentos "foram á vida".
  13.  # 433

Colocado por: ddgvcptPergunto eu... aqueles tubos nas fotos anteriores são ramais de descarga ou tubos de queda!?... ou nem uma uma coisa ou outra?

a isto ninguem me responde!? tenho curiosidade em saber ao certo...
  14.  # 434

Não fale do que não sabe. Sim, porque neste caso não sabe.
  15.  # 435

o engraçado é que já vi alguns casos executados em "tubo cinzentinho" sem bocas nenhumas e ali, em tectos de caves, á vista de toda a gente e os regulamentos "foram á vida".

Também já vi casas projectadas por desenhadores e por engenheiros e as pessoas vivem nelas. Nãoque dizer que estejam bem. O TROLHA é do género: um grande "desenhador" mas nunca saberá "projectar" - é demasiado vaidoso para admitir que não sabe tudo.
    Concordam com este comentário: Costa53
  16.  # 436

Colocado por: ddgvcpta isto ninguem me responde!? tenho curiosidade em saber ao certo...

colectores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ddgvcpt
  17.  # 437

Qualquer técnico sabe que em troços de esgotos residuais e com a agravante neste caso de ser em linha horizontal que é obrigatório levar boca de limpeza e em mudanças de direcção porque só estamos a ver um pequeno troço o suficiente para entendermos a necessidade desta boca de limpeza porque necessariamente estes esgotos ainda vão ter que mudar de direção.

Eu compreendo que esteticamente fica feio, ver-se uma porta de visita para este fim, mas através de perfil oculto consegue-se disfarçar bem esta situação!

O que está em causa é levar com moralismos de certas pessoas que desconhecendo a minha capacidade técnica e profissional utiliza a argumentação do bota abaixo! E depois virem apresentar este trabalho que não está errado, de forma alguma e não pretendo que seja um estigma mas sim, perante o forum, esclarecer de situações como esta, da necessidade de levar boca de limpeza.

De certeza que no projecto se é que existe está lá referenciado as bocas de limpeza agora se o técnico decidiu colocar ou não já é outro problema, eu coloco sempre, se o dono da obra decide tapar ou ignorar as bocas de limpeza, já não é problema meu, terei que ficar é bem com a minha consciência.
  18.  # 438

Colocado por: Costa53Qualquer técnico sabe que em troços de esgotos residuais e com a agravante neste caso de ser em linha horizontal que é obrigatório levar boca de limpeza e em mudanças de direcção porque só estamos a ver um pequeno troço o suficiente para entendermos a necessidade desta boca de limpeza porque necessariamente estes esgotos ainda vão ter que mudar de direção.

Eu compreendo que esteticamente fica feio, ver-se uma porta de visita para este fim, mas através de perfil oculto consegue-se disfarçar bem esta situação!

O que está em causa é levar com moralismos de certas pessoas que desconhecendo a minha capacidade técnica e profissional utiliza a argumentação do bota abaixo! E depois virem apresentar este trabalho que não está errado, de forma alguma e não pretendo que seja um estigma mas sim, perante o forum, esclarecer de situações como esta, da necessidade de levar boca de limpeza.

De certeza que no projecto se é que existe está lá referenciado as bocas de limpeza agora se o técnico decidiu colocar ou não já é outro problema, eu coloco sempre, se o dono da obra decide tapar ou ignorar as bocas de limpeza, já não é problema meu, terei que ficar é bem com a minha consciência.

Boa noite sr Costa... uma duvida!?... li na diagonal o regulamento... salvaguardando a minha ignorância (que é total)... no regulamento que o sr invocou diz que as bocas de limpeza são obrigatórias nos tubos de queda!? o que não estou a perceber bem? obrigado...
  19.  # 439

Colocado por: ddgvcptBoa noite sr Costa... uma duvida!?... li na diagonal o regulamento... salvaguardando a minha ignorância (que é total)... no regulamento que o sr invocou diz que as bocas de limpeza são obrigatórias nos tubos de queda!? o que não estou a perceber bem? obrigado...

Sim no regulamento de águas e esgotos nos troços horizontais e verticais é obrigatório levar bocas de limpeza. aliás antigamente toda a gente utilizava este metodo há cerca de 10 anos para cá na realidade muita gente esquece de o fazer.

Em particular nos troços horizontais, já imaginou num comprimento de 5 m por ex. não levar uma boca de limpeza o problema que pode acontecer em caso de entupimento.

Outro aspecto relevante é a inclinação(pendente) que se deve dar aos tubos, nos projectos deve constar também esta inclinação agora se os projectistas ignoram é outro problema!

Desconheço neste caso concreto qual a inclinação dada, mas para salvaguardar neste troço horizontal, devia sempre levar boca de limpeza
  20.  # 440

Colocado por: TROLHA...esta vai ser um bicho de 7 cabeças para eles...

Para eles! Para mim não é de certeza!

Eu acho que voçê gosta muito de desenho geométrico passa a vida a fazer riscos ou será que em tempos foi tubista é que você é picheleiro só de vivendas! É que os tubistas é que utilizam muito esta técnica especialmente os da industria naval!

Agora gostava de o ver a utilizar estes métodos de traços e marcações em prédios de 10/15 andares de 40 e 50 inquilinos e ver o seu rendimento!

E já agora não se esqueça de dizer ao seu trolha quando colocar argamassa nesse autoclismo de colocar a esferovite no interior para não encher o autoclismo de massa senão um dia quando quiserem arrancar por algum motivo é uma tragédia!

0.1176 seg. NEW