Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Ainda acrescento aos comentários do Neon, o seguinte;
    Temos Arquitecos a fazer má arquitectura; engenheiros a fazer má engenharia. Os outros não comento, pois não deveriam fazer projectos, mas sim desenhar os projectos dos outros.
    Aos ATAE, seria outra conversa.

quanto à qualidade dos projectos, em especial os de hidraulica.. é verdade a maior parte são uma "m...a" e quantos não mando eu para trás para serem refeitos, normalmente por falta de "projecto" (aparentemente os calculos estão correctos - mas eu não analiso essa parte, apesar de ter tido várias formações complementares na area da hidraulica que me permitem ter sentid de analise sobre o que me é mostrado), o problema é que não são projectos com redes optimizadas para aquele projecto, são uma série de traçados esquemáticos... que não podem nem devem ser executados em obra - portanto não servem para o fim...
    • Nss
    • 25 maio 2012

# 502

Colocado por: Neon
    O dono de obra também faz parte desta equação. Para ele os projectos e a fiscalização são mais uma contrariedade e um gasto de dinheiro.
    Quem baixar mais as calças è que ganha a cenoura, e obviamente que "bom" e "barato" são duas palavras que não conjugam :)

Bom dia

Concordo que o dono de obra devia ser mais responsável nas atitudes que toma. Mas quando o dono de obra é alertado por quem vai executar o trabalho, para falhas técnicas nos projectos e depois chama os entendidos na matéria e eles encolhem os ombros sem saber o que alterar e respeitando a ideia do executante.
    Não acha que o dono de obra fica lixado por ter pago uma pipa de massa por projectos tipo copy past e ainda por cima têm de pagar extras ao executante por alterações que não estavam previstas?

Volto a referir, à bons e maus profissionais em todas as áreas com predominancia para os maus, infelizmente.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 503

Nss

a questão está tambem precisamente porque NÃO É ESSA PIPA DE MASSA, por isso aparecem os copy past, 90% dos clientes se lhes dão o preço justo por um bom projecto, fogem logo de seguida para a chafarica ao lado que faz por menos 30 a 40 % e com os tais copy past.
    não há inocentes nisto tudo.
    como o Neon disse muito bem: " Quem baixar mais as calças è que ganha a cenoura, e obviamente que "bom" e "barato" são duas palavras que não conjugam :)"
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok
  3.  # 504

Colocado por: TROLHA...digo digo... eu não me vendo e não sou cobarde!!...e para comer,como na companhia da minha familia!

Caramba eu a pensar que ia comer a paços!!!
  4.  # 505

Quanto aos regulamentos penso que sim podemos por a hipotese de sistemas e materiais novos que possam dispensar certos preceitos nessas normas.

A diferença dos novos materiais resume-se ao simples facto de terem diferentes coeficientes de rugosidade, NÃO TÊM QUALQUER OUTRA IMPLICAÇÃO.

Fiquem também com esta:

- O dimensionamento incorrecto dos tubos de queda, com taxas de ocupação imprópria provoca a formação de tampões que, ao rebentarem com a variação da pressão produzem as descargas ruidosas. É por isso essencial garantir uma correcta taxa de ocupação do tubo - o TROLHA sabe o que é a taxa de ocupação?
    - Qualquer alteração do traçado dos ramais de descarga deve ter em atenção a distância entre o sifão e a secção ventilada; pode ser - e é quase sempre - imprescindível alterar o diâmetro do ramal, entre outras medidas a tomar - o TROLHA sabe disto? Sabe como calcular o diâmetro indicado?
    Só por curiosidade: algum de vocês ouviu falar na redução do da altura do fecho hídrico do sifão devido à formação de um tampão no ramal de descarga aquando de uma descarga? O TROLHA já ouviu falar nisto?
    Não, pois não? Bem me parecia.

A má qualidade dos projectos:

É geral e também sou da opinião que cada vez estão piores (o mesmo se passa com a qualidade de execução). Alguns apontamentos em relação a isto:

- Não servindo de justificação, os clientes buscam o mais barato sem qualquer preocupação com a qualidade do produto que lhes será apresentado.
    - Onde estão os coordenadores de projecto e o que fazem?
    - Nunca aceitei nem aceito trabalhos no fórum, mas estou disposto a abrir uma excepção: entreguem-me um projecto de águas e saneamento para fazer - podem estipular o preço que quiserem, pagam o que entenderem. Eu faço-o e publico-o aqui, depois então podem criticar.
    Até lá ... vão catar piolhos e falar mal do raio que os parta, ou acham que os projectistas são todos uns nabos que não sabem o que fazem?

Para o Sr. TROLHA:

os comes e bebes são mais interessantes que os copy paste!!

O TROLHA ofereceu-me um almoço numa visita que lhe fiz à zona dele e a obras dele. Como muito bem sabe por mais que uma vez o convidei para virem cá almoçar - no restaurante ou em minha casa - mas or motivos que só ele sabe nunca aconteceu.
    Não gosto de ficar a dever nada a ninguém: faça o favor de mandar a conta do almoço que me ofereceu e com que agora aproveita para mandar estas atoardas - e vá chamar interesseiro ao raio que o parta: recorda-se quem negou a "oferta" que o TROLHA fez por lhe ter apresentado um possível cliente (e meu amigo)?
    - É sinal de muito má educação oferecer um almoço para pegar nisso como argumento para criticar o convidado. Não só é mal educado, é de coisa de puto.
    A seriedade, meu senhor, não se anuncia: pratica-se.
  5.  # 506

- Se algum de vocês me der uma explicação lógica para o facto de permitirem que um picheleiro fazer o que quer - independentemente da qualidade da execução - mas não permitirem mesmo ao pedreiro que executa a estrutura eu dou-lhes um doce.

- Se algum de vocês me provar que o TROLHA ou qualquer um pode mudar a seu bel-prazer o traçado da rede sem que os diâmetros sejam novamente definidos e sem fazer a mínima ideia das consequências, eu ofereço o champanhe para acompanhar o doce.

E a isto, nenhum dono de obra responde? O gato comeu-lhes a língua?
  6.  # 507

Eh eh.... eu como DO respondo para o doce :-)

Aceito mais facilmente alterações pedidas de um picheleiro do que o pedreiro que executa a estrutura porque:
    - se a canalização ficar mal feita, abre-se o chão/parede e repara-se e o pior que poderá acontecer é umas inundações/humidades/obras
    - se a estrutura ficar mal feita posso levar com ela encima :-) e não acordar mais

Por acaso, na minha obra, tivemos que mudar a posição de dois pilares e após conversa com o arquiteto e este ter concordado foi chamado o eng. das estruturas para novo calculo.

A respeito do champanhe.... devem-se contar pelos dedos da mão os picheleiros que sigam o que está escrito nos projetos :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  7.  # 508

Colocado por: j cardoso

E a isto, nenhum dono de obra responde? O gato comeu-lhes a língua?

Contra mim falo: se certos aspectos da obra me mereceram toda a atenção e cuidado outros houve que (erradamente!) não mereceram isso. Falo concretamente de toda a canalização e electricidade. Não há desculpas, mas verdade é que ocorreu isso.
    Depois da obra feita cada vez mais sinto que antes de nos metermos numa construção, quase que precisamos de tirar vários cursos para fazer as coisas bem feitas.
    A realidade é que o tempo não chega para tudo, e qualquer um de nós tem por uma razão ou outra mais interesse por uma área ou por outra. Acho que nem olhei nunca com olhos de ver para o projecto de hidráulica. Para o de electricidade já olhei bem mais, mas só mesmo para a parte do projecto para a localização de pontos de luz e isso. Depois "desliguei" completamente...
    Quanto ao cumprimento do estipulado pelo projecto nessas áreas, o desinteresse foi tal que infelizmente nem faço ideia se se fizeram muitas alterações ou não. Resta "acender uma vela" e esperar que quem fez o trabalho soubesse minimamente o que fazia, o que pela minha experiência noutras partes da obra, parece cada vez mais raro... E que o DT (que era presença assídua), tambem tenha feito a parte dele...
    Em relação à parte de estrutura, o engº responsável pelo projecto (não era o DT) acompanhou sempre muito, muito de perto toda a obra e sei que não houve qualquer alteração ao projectado, pois a única vez que o empreiteiro tentou alterar uma coisa qualquer numa laje ele simplesmente disse que não.
    Aqui fica a minha penitência
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  8.  # 509

... para si basta lhe perguntar que sistemas conhece e que trabalhou....quais??

Ou seja, para si as perguntas que coloquei são chinês - já calculava.
    Como é que se diz ? ... Já me lembro, é assim: Com papas e bolo se enganam os tolos.

Mas esteja à vontade, estou disposto a satisfazer-lhe esse seu desejo, mas só quando souber comportar-se como um HOMEM - acha que um dia vai conseguir? Eu cá tenho as minhas dúvidas ... Até lá não passa de um rapazote com jeito para a pichelaria.
  9.  # 510

As pastilhas, anda a esquecer-se de tomar as pastilhas ...
  10.  # 511

Não se preocupe comigo, já os tem no papo, tenho a certeza que não lhe vai faltar trabalho - não era isso que queria? Já o outro seu desejo é que vai ser mais difícil, isto de "dar a volta" a quem não percebe puto do assunto e se deixa enrolar com a beleza das fotos as do seu trabalho E DAS OUTRAS QUE NÃO TÊM NADA A VER CONSIGO até não é difícil, já aos que percebem alguma coisa disto é mais difícil, e não é dessa forma que vai conseguir a prenda que gostava, vou continuar a olhar para si como um executante de excelência cujo único mal é não conhecer os seus próprios limites. Deixe lá, pode ser que um dia isso passe.

PS: não se esqueça de mandar a conta do almoço.
  11.  # 512

Declaração:
    Eu, j cardoso, com morada lá para as bandas de cima, homem das obras de profissão e mau feitio por vocação, declaro por minha honra que já disse tudo o que tinha a dizer sobre este assunto, sobre o qual não tornarei a pronunciar-me (a não ser que mude de ideias).

Inté ...
  12.  # 513

Colocado por: TROLHA...
    gajo reles!!!

Quem mal anda mal acaba ...
  13.  # 514

se essa for para mim vai ter de se esforçar mais.

No dia em que for preciso acredite que me esforçarei.-
  14.  # 515

Colocado por: TROLHA...isto são alguns exemplos daquilo que vocês projectam e fiscalizam.....e alguns andam por aqui!!

nunca vos vi comentar estas "coisas"
      DSC_1388.jpg

Isso não é verdade! Se há coisa que este forum prima é pela critica.
  15.  # 516

ora mostre-me lá as suas criticas....diga lá quais são os tópicos??

Caro TROLHA
    Sou um dos muito admiradores do seu trabalho nunca o neguei, aprendi muito com as suas fotos, contudo não considero que isso seja suficiente para lhe dever qualquer tipo de explicação.
  16.  # 517

meu Senhor ou é ou não é!!

Não é!
  17.  # 518

Colocado por: TROLHA.......mas vou por mais umas fotos daquelas que vocês ditos técnicos gostam,projectaram e fiscalizaram,mas,que nunca comentaram....estranho não é??

È!
    Quase tanto como a sua atitude em nunca comentar as fotos que aqui posta.
  18.  # 519

eu compreendo,você faz parte da classe,portanto era impensável pensar de outra forma!

Com muito orgulho! Licenciei-me com 40 anos!
  19.  # 520

pergunte?

Qual a sua solução para a hipótese de o DT ou o DF não assinar o termo de responsabilidade final de uma obra onde você não cumpriu o projecto?

0.1402 seg. NEW