Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos foristas

    Preparo-me para começar o meu sonho. Será que existe algum mês do ano mais favorável ao inicio da construção ?
    Existe sazonalidade para estas coisas? Parece-me bem que as funda pés sejam feitas com tempo seco, mas e o resto ? A estrutura também se aconselha um tempo seco?
    Ou será que e completamente indiferente o período inicial ?
    Cumprimentos
  2.  # 2

    A presa do betão é uma reação química onde, principalmente, o cimento (ligante) reage com a água e liberta energia (aquece). A presa do betão não é a evaporação da água de amassadura do betão. A cura de betões para ensaios laboratoriais faz-se dentro de água.

    Quanta mais humidade houver, melhor cura terá o betão. As betonagens não podem ser feitas com temperaturas inferiores a 5º (condiciona a reação química) e não convém que sejam feitas em ambientes demasiado secos e/ou quentes. Para betonagens em tempo quente, é habitual tentar contrabalançar esse efeito com regas e, em alguns casos, com aspersores.
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  3.  # 3

    Indiferente não é.
    Logo à partida se faz a construção no inverno, temperaturas baixas, a estrutura terá o seu ponto de equilíbrio térmico para essa temperatura, ou seja, o diferencial de temperatura a contar para as dilatações será a temperatura mais alta de verão menos a temperatura de inverno (suponhamos mais baixa) podemos estar a falar da ordem dos 30ºC. O mesmo se passa se a construção/estrutura for feita na temperatura mais alta do verão. Vai ter dilatações iguais a L*alpha*30. Já se fizer o mesmo mas durante a temperatura média entre a máxima e a mínima ficará com dilatações de L*alpha*15 (a estrutura comprime no inverno, dilata no verão e no outono e primavera está em equilíbrio, isto considerando um clima temperado e de uma forma muito genérica).
    Fazer a parte estrutural em tempo seco, e supondo esta ser em betão, ou conter betão, vai levar a que durante a cura do mesmo tenha de haver cuidados redobrados para se andar a regar o betão impedindo que ajam excessos de evaporação....
    Fazer a construção em tempo de chuva pode também levar a humidades pós construção.
    Logo, o mês ideal penso que depende do tempo de construção da casa e a forma como esta está programada.
    Concordam com este comentário: LiMatos
 
0.0083 seg. NEW