Iniciar sessão ou registar-se
    • shey
    • 10 agosto 2011 editado

     # 1

    Olá! tenho um crédito de habitação no valor de 129 mil euros, onde tenho associado os seguros. Gostaria de saber se é vantagem amortizar o meu crédito e o que tenho que ter em consideração dos custos associados à amortização antecipada IRS, mais taxas ao banco. O meu spread é baixo, 0.25% com taxa variável e neste momento tenho esta casa arrendada. Há alguma "calculadora" onde possa simular o valor que irei pagar após amortizar o crédito? Obrigada desde já a vossa ajuda
    •  
      FD
    • 10 agosto 2011

     # 2

    Com esse spread não precisa de calculadora para nada.
    Se não tem dificuldades em pagar a prestação mensal, invista esse dinheiro num qualquer depósito a prazo que, em princípio, lhe renderá mais.

    Os únicos custos com a amortização são os definidos pelo seu contrato, com um máximo de 0,5% do valor que amortizar (sendo a taxa variável).
    IRS sobre esta amortização não deverá pagar. Se o valor da prestação anual continuar acima dos 3000€ (não me recordo do valor exacto) não deverá perder dinheiro com a dedução (se a faz).
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shey
    • eu
    • 10 agosto 2011

     # 3

    Tendo essa taxa de juro, não compensa amortizar.

    É melhor pegar no dinheiro que tem e fazer uma aplicação, por exemplo certificados do tesouro. Além de ter uma taxa boa (7% em alguns casos), está a ajudar o país a sair da crise financeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shey
  1.  # 4

    Por acaso tenho muitas dúvidas em relação a este assunto.
    Isto porque tendo eu um empréstimo bancário cujo valor em dívida ascende a cerca de €26000,00, a taxa de juro está associada à Euribor a 6 meses (actualmente de 1,749%) e um spread de 0,875%, a TAE (taxa anual efectiva) é de 8,887%.
    Eu não consigo encontrar nenhuma aplicação que me garanta uma taxa igual ou superior a este valor.`
    • eu
    • 10 agosto 2011

     # 5

    Colocado por: Meia Cuca1,749%) e um spread de 0,875%, aTAE (taxa anual efectiva) é de 8,887%.

    Não percebo estas contas... como é que a TAE é de 8,8 % ?
  2.  # 6

    Seguros e comissões altíssimos?
  3.  # 7

    A TAEG (Taxa Anual Efectiva Global) traduz o custo total do crédito. Este valor exprime-se em percentagem anual do montante do crédito obtido. A TAEG incorpora despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros bem como restantes encargos obrigatórios a suportar (como os impostos, selagem, comissões e seguros de vida).
    Ver em http://www.acabem.com/banco/taeg.htm

    Esta taxa encontra-se especificada no contrato celebrado com o banco e nas comunicações enviadas por este sempre que exista uma alteração da taxa de juro nominal.
 
0.0111 seg. NEW