Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola,

    Será que me podem dar uma opinião sobre a probabilidade do seguinte problema ter como origem/consequência um problema estrutural da habitação?
    Não tenho acesso(para já) ao projecto de estabilidade pelo que não sei se naquele canto está um pilar. Mas, apesar de ser um canto da casa, não deveria estar la um pilar dada a posição da caleira, certo?.

    Obrigado.
      P1030353a.JPG
      P1030352a.JPG
  2.  # 2

    Pois, é bem provável...pode ainda estar na origem algum assentamento ou rotação.
    Um técnico será a melhor opção, a situação aprece-me grave.
  3.  # 3

    Pois...
    Pelo que me parece já houve uma reparação no passado (o cimento já está emendado) mas voltou a descair o que ainda me preocupa mais.

    A minha duvida é mesmo se isto é um problema da compactação das terras na frente da habitação (que tem uma cave enterrada neste ponto) e o muro ao descair levou a alvenaria a que estava ligado ou se é um problema a nivel da estabilidade da habitação :/

    Que tipo de tecnico é que me pode fazer uma availação sobre isto? Deve bastar uma analise "visual" no local ou será necessário "partir" a parede para ver o que la esta por dentro?
  4.  # 4

    Á priori uma avaliação visual deverá bastar. Por baixo voce diz ter uma cave, no interior há algumas fissuras na zona?
  5.  # 5

    No interior da cave não se vêm fissuras.

    A opinião de um construtor conhecido assim como do construtor da casa é que existe um abatimento do terreno onde assenta a calçada. Mas que não afecta o pilar. Há é um desligar daquela parte da estrutura do pilar motivada pelo tal abatimento do terreno.
  6.  # 6

    Daqui onde estou, apontaria para precisamente isso. se fosse estrutural teria que haver fissuras pela face interior do pilar na cave.
  7.  # 7

    se lá está um pilar ou não eu não sei, nada como consultar o projecto de estabilidade agora que essa tijoleira está muito mal tratada esta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  8.  # 8

    Colocado por: Piafinho Há é um desligar daquela parte da estrutura do pilar motivada pelo tal abatimento do terreno.
    Em vez de «estrutura do pilar» quer dizer «revestimento do pilar», não é?
    Em princípio, parece que é isso: O abatimento das terras arrastou a calçada e aquele mureto, e a tijoleira - em vez de estalar mesmo na ligação ao cunhal da casa - estalou um bocado mais para dentro dando essa impressão de o cunhal estar estalado.
    ESPERO que seja isso...!
    Concordam com este comentário: LiMatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  9.  # 9

    A minha preocupação é como abateu essa parte do terreno que nem tem assim tão elevada sobrecarga em comparação com a parte que não abateu. A não ser que essa parte que abateu ter sido cavada e posteriormente aterrada com má compactação.
  10.  # 10

    Ele diz ter uma cave por baixo, portanto deverá ser má compactação das terras.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  11.  # 11

    Pode haver um problema com o atravessamento daquele tubo de queda para aquela caixa que ali está e arraste algum terreno com a drenagem de água (uma das hipóteses). Também me parece que esteja relacionado com o abatimento de terras mal compactadas - pode ser tudo junto.

    Se fosse uma anomalia estrutural do edifício, os efeitos seriam mais notórios (por exemplo, uma fenda vertical do tubo de queda para cima).
    Concordam com este comentário: Luis K. W., kuGu_eLu
  12.  # 12

    Concordo com o/a LiMatos,
    O próprio tubo de queda, na parte enterrada apresenta uma debilidade ao suporte naquela zona. Situação idêntica a um rasgo numa parede, são sempre zonas "problemáticas".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  13.  # 13

    Colocado por: kugu_eluConcordo com o/a LiMatos,
    O próprio tubo de queda, na parte enterrada apresenta uma debilidade ao suporte naquela zona. Situação idêntica a um rasgo numa parede, são sempre zonas "problemáticas".

    A LiMatos, mas não me ofendo com o.
    De facto, essas zonas não são reforçadas por norma e deveriam ser.
    Abra essa caixa e veja se há alguma coisa de errado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  14.  # 14

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Aparentemente o problema não deverá ser a nivel da estrutura mas apenas resultante da ma compactação/deslocação de terras devido a eventuais infiltrações.

    Possivel Solução :
    - Garantir que não existem fissuras na zona. Quer na cave quer no R/C.
    - ver o estado da caixa e ver se não existem fugas/mau isolamento e reparar o interior da caixa/isolamento dos tubos.
    - Desligar o mureto da casa e criar ali uma junta para que após arranjo, caso exista novamente movimentação de terras, não volte a partir a tijoleira da casa.

    Para já não se justifica estar a desfazer a calçada e fazer uma nova compactação do terreno certo?

    Obrigado.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., smanuelm, LiMatos
    • fbb
    • 12 agosto 2011

     # 15

    Boas noites à comunidade.

    Julgo que se deveria verificar onde está a estrutura do edifício (o traçado da fenda parece-me suspeito) - isto consegue-se com um simples detector de armaduras ou então contactar alguma empresa de diagnóstico.
    Pode-se ainda verificar se este abatimento se dá ao longo de toda a fachada ou somente neste local - assim podem-se eliminar algumas hipóteses, porque também depende da idade do edifício (abatimentos devido a má compactação costumam surgir passado pouco tempo).

    Talvez com mais algumas imagens possa colaborar mais um pouco.

    FBB
  15.  # 16

    fbb,
    Não leve a mal ter discordado, mas não concordo com a seguinte frase:

    Pode-se ainda verificar se este abatimento se dá ao longo de toda a fachada ou somente neste local - assim podem-se eliminar algumas hipóteses, porque também depende da idade do edifício (abatimentos devido a má compactação costumam surgir passado pouco tempo).



    Isto porque se for um terreno muito argiloso, onde existe estratificação das camadas devido as partículas argilosas serem alongadas, a existência de água nestes solos e a sua expulsão são acontecimentos demorados porque a água, com a sobrecarga, é expulsa maioritariamente na horizontal o que leva muito mais tempo. Só com a água expulsa é que o solo vai absorver toda a carga e assim atingir a compactação final para essa mesma carga. Ainda temos o facto de que a zona que abateu ser a zona menos carregada. Já se fosse no caso de areia a compactação é mais rápida e a água é libertada rapidamente porque consegue circular em ambas as direcções principais.
    Concordam com este comentário: LiMatos
    • fbb
    • 12 agosto 2011

     # 17

    Caro Kugu_elu

    Claro que não levo a mal a sua opinião, porque também é válida.

    Contudo e se percebi bem, trata-se de um edifício com cave, pelo este deslocamento se dá que numa zona de aterro (uma vez que se encontra junto ao muro de contenção da cave, zona esta alvo de aterro e compactação posterior).
    Assim sendo e tratando-se de um aterro, as terras não costumam ser argilosas (espero eu), pelo que o fenómeno de compactação diferida no tempo, característica das argilas não deverá ocorrer. Soma ainda o facto de ser uma área onde a compactação é geralmente deficitária (dificuldade em colocar equipamento pesado, acesso, pouca vontade, etc... - temos algum ensaio proctor do local para ver o grau de compactação?... geralmente não existe.

    Mas tratam-se de suposições, porque as informações são reduzidas e qualquer certeza é adivinhação

    FBB
  16.  # 18

    sem ser engenheiro
    eu diria que deve passar ali um pilar e como já foi dito houve deslocamento de terras que causou a rachadela.
 
0.0204 seg. NEW