Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite ao forum,

A ver se alguma(s) alma caridosa me esclarece sobre o meu problema. Sou casado desde 1999 e a viver em casa de sogro desde essa data. O Imóvel está no nome dele e registo predial idem. A minha questão é muito simples: poderei eu ( ou a minha mulher, filha única e legitima herdeira..) iniciar um processo de usucapião de imóvel visto vivermos, habitarmos e cuidarmos do mesmo há 12 anos ? Existe alguma outra lei que poderemos invocar ? Mudar as fechaduras é sempre uma solução...

Desde já obgd por qualquer ajuda/dica/info.

Cumps,
    S.
  2.  # 2

Esqueci-me de mencionar que o meu sogro nao vive connosco...tem casa própria.
  3.  # 3

Colocado por: SideSpinA ver se alguma(s) alma caridosa me esclarece sobre o meu problema. Sou casado desde 1999 e a viver em casa de sogro desde essa data. O Imóvel está no nome dele e registo predial idem. A minha questão é muito simples: poderei eu ( ou a minha mulher, filha única e legitima herdeira..) iniciar um processo de usucapião de imóvel visto vivermos, habitarmos e cuidarmos do mesmo há 12 anos ? Existe alguma outra lei que poderemos invocar ? Mudar as fechaduras é sempre uma solução...
    Há várias discussões, aqui no Forum sobre usucapião (pesquise também em «uso campeão» e outras variantes deste estilo) ;-)
    Mas, não estou a ver...
    1.- o prazo de 12 anos não chega.
    2.- se pagam renda, nem pensar (era bom!).
    3.- se bastasse residir na casa - mesmo sem contrato de arrendamento - nesse caso os porteiros que habitam num apartamento de um prédio sem pagar renda, também poderiam alegar o mesmo.
    Mesmo que vocês não tenham nunca pago renda, a justiça irá deduzir que foram para lá viver com o acordo do seu sogro e que, portanto, têm um "contrato de comodato" (pesquise aqui no Forum).

Vamos à parte sumarenta: conte-nos a razão da sua pergunta.
  4.  # 4

iep. uso campeão, como o luís diz, é o termo a procurar.
    se a sua esposa é a única herdeira, qual é a pressa? ou, como o luís diz, 'conte-nos a razão da sua pergunta'... :))))
  5.  # 5

Bom dia!

Desde já obgd pelas respostas!
    Então Luis K o sumo é o seguinte. Eu e a minha mulher temos vivido desde 1999 nesta casa. Acontece que de há uns tempos para cá, o meu sogro tem "atirado" à cara que a casa é dele, que estamos ali por especial favor dele, etc,,etc. Ja todos sabemos que ele é o proprietario e que nunca pagamos renda, uma vez que e como o Luis diz, fomos para lá viver com o acordo dele.
    A minha 1ª pergunta ia no sentido de saber como ocupante da casa desde 1999 que direitos tenho eu, ou se estou à merçê das idiotices e estados de espirito do meu sogro. Uma outra questão ja agora: A agua de casa (da companhia) é paga por mim. A casa tem tb um furo hertziano. No mês passado a bomba de agua antiga avariou, e com o CONSENTIMENTO DELE adquiri uma bomba de agua nova, respectivo balao de pressao, instalei canos novos, tudo à volta de 900€. Utilizamos agora 90% dessa agua desse furo. Como na casa onde reside tem de pagar agua da companhia, vem (quase) todos os dias! retirar agua para garrafões para regar o quintal dele. Ele pode fazer isso? Usar o meu equipamento na propriedade dele? É que se der para o torto...vai ser a gota de àgua :)

Mto obgd a todos,
    Cumps
    S
    •  
      FD
    • 11 agosto 2011 editado

# 6

Colocado por: SideSpinA minha 1ª pergunta ia no sentido de saber como ocupante da casa desde 1999 que direitos tenho eu

Como o Luís disse, é um contrato de comodato. Os únicos direitos que tem são os seguintes (comodante = proprietário, comodatário = SideSpin):

Artigo 1133.º
    (Actos que impedem ou diminuem o uso da coisa)
    1. O comodante deve abster-se de actos que impeçam ou restrinjam o uso da coisa pelo comodatário, mas não é obrigado a assegurar-lhe esse uso.
    2. Se este for privado dos seus direitos ou perturbado no exercício deles, pode usar, mesmo contra o comodante, dos meios facultados ao possuidor nos artigos 1276.º e seguintes.

Artigo 1134.º
    (Responsabilidade do comodante)
    O comodante não responde pelos vícios ou limitações do direito nem pelos vícios da coisa, excepto quando se tiver expressamente responsabilizado ou tiver procedido com dolo.

Defesa da posse
    Artigo 1276.º
    (Acção de prevenção)
    Se o possuidor tiver justo receio de ser perturbado ou esbulhado por outrem, será o autor da ameaça, a requerimento do ameaçado, intimado para se abster de lhe fazer agravo, sob pena de multa e responsabilidade pelo prejuízo que causar.

Já as obrigações...

Artigo 1135.º
    (Obrigações do comodatário)
    São obrigações do comodatário:
    a) Guardar e conservar a coisa emprestada;
    b) Facultar ao comodante o exame dela;
    c) Não a aplicar a fim diverso daquele a que a coisa se destina;
    d) Não fazer dela uma utilização imprudente;
    e) Tolerar quaisquer benfeitorias que o comodante queira realizar na coisa;
    f) Não proporcionar a terceiro o uso da coisa, excepto se o comodante o autorizar;
    g) Avisar imediatamente o comodante, sempre que tenha conhecimento de vícios na coisa ou saiba que a ameaça algum perigo ou que terceiro se arroga direitos em relação a ela, desde que o facto seja ignorado do comodante;
    h) Restituir a coisa findo o contrato.

Fonte: Código Civil

Se a situação actual não o satisfaz deverá começar a pensar em sair dessa casa.
    Se nada foi estabelecido quanto ao prazo ou destino da casa, o comodante (seu sogro) pode terminar o contrato de comodato em qualquer altura e o SideSpin só tem é que sair, não há nada a que possa recorrer para o impedir.
  6.  # 7

daí o termo uso à campeão.
    que há pessoas complicadas, é verdade. que se as pessoas complicadas forem da família é uma chatice do caraças, é também verdade.
    que se vocês se estão a sentir perturbados podem procurar outra alternativa de alojamento, também é verdade.
  7.  # 8

Colocado por: SideSpin
    Uma outra questão ja agora: A agua de casa (da companhia) é paga por mim. A casa tem tb um furo hertziano. No mês passado a bomba de agua antiga avariou, e com o CONSENTIMENTO DELE adquiri uma bomba de agua nova, respectivo balao de pressao, instalei canos novos, tudo à volta de 900€. Utilizamos agora 90% dessa agua desse furo. Como na casa onde reside tem de pagar agua da companhia, vem (quase) todos os dias! retirar agua para garrafões para regar o quintal dele. Ele pode fazer isso? Usar o meu equipamento na propriedade dele?

Pelo que percebi pelo seu relato, a bomba antiga foi paga pelo seu sogro. Você pagou uma bomba nova porque a antiga avariou, porque você tem usufruído dela. Você não paga renda há 12 anos, nem dá quisquer compensações ao seu sogro por viver numa casa que é dele e que, volta e meia ele o relembra disso mesmo e tira água do furo dele.
    Você procura ajuda aqui no Forum para lhe ficar com a casa à revelia, uma vez que não gosta do feitio dele mas gosta, e muito, da casa dele (até porque é gratis).

Se entendi bem, o conselho que lhe dou é que se entenda com o seu sogro, agradeça-lhe todos os dias pela casa que ele lhe empresta e ajude-o no que ele precisar, não lhe passe a perna, nem queira o que não é seu. Há muita gente que gostava de ter um sogro como o seu e lhe daria o devido valor.
  8.  # 9

Colocado por: LiMatos
    Pelo que percebi pelo seu relato, a bomba antiga foi paga pelo seu sogro. Você pagou uma bomba nova porque a antiga avariou, porque você tem usufruído dela. Você não paga renda há 12 anos, nem dá quisquer compensações ao seu sogro por viver numa casa que é dele e que, volta e meia ele o relembra disso mesmo e tira água do furo dele.
    Você procura ajuda aqui no Forum para lhe ficar com a casa à revelia, uma vez que não gosta do feitio dele mas gosta, e muito, da casa dele (até porque é gratis).

Se entendi bem, o conselho que lhe dou é que se entenda com o seu sogro, agradeça-lhe todos os dias pela casa que ele lhe empresta e ajude-o no que ele precisar, não lhe passe a perna, nem queira o que não é seu. Há muita gente que gostava de ter um sogro como o seu e lhe daria o devido valor.
    Concordam com este comentário:noves fora

clap, clap, clap!
    Concordam com este comentário: smanuelm
  9.  # 10

Está a fazer juizos de valor injustificados...ninguem quer ficar com a casa de ninguem, muito menos à rebelia...e a casa não é gratis a manutenção é feita por mim ha 12 anos, agua, luz, telefone, canalizações, peq obras etc...

Essa subserviência que mostra (agradecer todos os dias, compensações..), adequa-se perfeitamente ao quadro clinico do meu sogro. Tb há muita gente que preza o bem estar e a tranquilidade de um lar.
  10.  # 11

mas o seu sogro que dar-vos a casa?
  11.  # 12

Boas, eu acho que o seu principal problema reside dentro da sua cabeça...é que sem querer faltar-lhe ao respeito parece que você já interiorizou que por lá estar à 12 anos que a casa já é mais sua do que dele...mesmo que troque de casa para escapar ás bocas do seu sogro, não se esqueça de lhe agradecer pelos 12 anos de borla que aí passou...
    Concordam com este comentário: aeglos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aeglos
  12.  # 13

Está a fazer juizos de valor injustificados...ninguem quer ficar com a casa de ninguem, muito menos à rebelia...e a casa não é gratis a manutenção é feita por mim ha 12 anos, agua, luz, telefone, canalizações, peq obras etc....

Posso estar a fazer um juízo incorrecto, mas leia o que escreveu e distancie-se do facto de ser a sua situação. A manutenção também deve ser assegurada por quem usufrui de uma casa, mesmo que seja inquilino e não proprietário. Até era justo fazer obras que valorizassem a casa como forma de retribuição (no meu ponto de vista, claro).

Essa subserviência que mostra (agradecer todos os dias, compensações..), adequa-se perfeitamente ao quadro clinico do meu sogro. Tb há muita gente que preza o bem estar e a tranquilidade de um lar.

O que chama de subserviência não é mais que a humildade e a gratidão que eu teria se o meu sogro me emprestasse uma casa a troco de uns garrafões de água do furo que ele pagou. Você teria mais tranquilidade e qualidade de vida se mostrasse um pouco de gratidão "subserviência" pela generosidade mostrada pelo seu sogro.

Você já pensou que ele pode, deliberadamente, a ter um comportamento mais irritante, para ver se você "sai do ninho e aprende a voar"?
  13.  # 14

Posso estar a fazer um juízo incorrecto, mas leia o que escreveu e distancie-se do facto de ser a sua situação. A manutenção também deve ser assegurada por quem usufrui de uma casa, mesmo que seja inquilino e não proprietário. Até era justo fazer obras que valorizassem a casa como forma de retribuição (no meu ponto de vista, claro).

O que chama de subserviência não é mais que a humildade e a gratidão que eu teria se o meu sogro me emprestasse uma casa a troco de uns garrafões de água do furo que ele pagou. Você teria mais tranquilidade e qualidade de vida se mostrasse um pouco degratidão"subserviência" pela generosidade mostrada pelo seu sogro.

Você já pensou que ele pode, deliberadamente, a ter um comportamento mais irritante, para ver se você "sai do ninho e aprende a voar"?

Mas essas obras tem sido feitas ao longo dos anos quer por ele, quer por mim. Nunca se falou em retribuição, comparticipação de quem quer que fosse. Ainda agora instalei gas natural (com consentimento dele) novas canalizações, retirei um cilindro que arrebentou e substitui por um esquentador, reparei uma fuga numa torneira que me causou 300 eur em agua da companhia. Nunca lhe fui pedir um tostão para toda esta manutenção e esta bem feitoria feita na casa.
  14.  # 15

O que custa a perceber é que você fale no que gastou (os 900€ na bomba, os 300€ na torneira, etc.) como se isso justificasse os 12 anos de usufruto de uma casa que não é sua.
    Depois pergunta às "almas caridosas" do fórum o que pode fazer para ficar com a casa para si.

O que me custa a perceber é como é que você não vive agradecido por poder viver sem pagar habitação, e pergunta a quem tem de pagar habitação(quase todos os que aqui responderam), o que pode fazer para acabar com o desconforto de ter de ouvir o seu sogro a queixar-se de você viver numa casa que é dele.

Há com cada um...
    Concordam com este comentário: aeglos, einstone, LiMatos, rodrigo_gomes29
  15.  # 16

não me leve a mal a insistência na pergunta, mas o seu sogro quer dar-vos a casa?
  16.  # 17

Arrende uma casa, vai ver se lhe sai mais barato.

E já agora, daqui a uns anos, compre uma casa, empreste-a ao seu genro ingrato e aprecie a situação.
  17.  # 18

Colocado por: José Pedro NunesO que custa a perceber é que você fale no que gastou (os 900€ na bomba, os 300€ na torneira, etc.) como se isso justificasse os 12 anos de usufruto de uma casa que não é sua.
    Depois pergunta às "almas caridosas" do fórum o que pode fazer para ficar com a casa para si.

O que me custa a perceber é como é que você não vive agradecido por poder viver sem pagar habitação, e pergunta a quem tem de pagar habitação(quase todos os que aqui responderam), o que pode fazer para acabar com o desconforto de ter de ouvir o seu sogro a queixar-se de você viver numa casa que é dele.

Há com cada um...
    Discordam deste comentário:SideSpin

Pois é. ele há problemas para além do dinheiro e das posses e dos direitos...eu vivo agradecido e sei bem a sorte que tenho em não ter essa despesa, mas daí a aceitar picardias, maus feitios e más educações da parte do "comodante" vai muita diferença.
    Bem sei que sou inquilino sem renda, mas o enxovalho publico/privado constante da parte do comodante sem QUALQUER RAZÂO aparente fere muito mais que qql renda a aplicar. Vc paga renda? tem direitos não tem? Pois são esses direitos que eu pretendia saber aqui neste forum. Lições de moral, humildade e agradecimento já foram todas elas postas em pratica...sem resultado.

Uma vez mais obgd a todos pelos comentários (positivos ou nao..)

Cumps,
    S
  18.  # 19

o uso campeao no meu entendimento trata-se de um "roubo" descarado e autorizado. sabemos de antemão que o terreno/casa em questão nao são nossos, pertencem a alguem, e so porque temos o usufruto durante 25 anos entendemos que o bem passa a ser nosso por direito! esta é mais uma das muitas leis sem nexo nem sentido e que favorece o "xico espertismo"

no entanto no seu caso, voce sabe que a casa não é sua, concordou em viver na mesma sob as condiçoes do seu sogro, e agora pura e simplesmente quer-lhe tirar a casa..... porque é que se lembrou do uso campeao? se é seu interesse ficar com a casa, porque é que nao faz uma proposta de compra ao seu sogro? eu entendo-o.... gastar euros, quando pode sair de borla!

Desculpe mas perante tudo o que ja disse e explicou sobre as suas motivações, nao entendo a sua atitude, que me parece mais uma atitude de egoismo puro e oportunista. se sente mal com as bocas tem bom remedio.... compre uma casa e nao esta sujeito ás bocas! o que diz a sua esposa disso tudo? concorda consigo? afinal ela é filha e legitima herdeira e nao voce....

é incrivel até onde chega o egoismo das pessoas. PS: faço-lhe um pequeno exercicio matematico, se voce pagasse renda de casa e em termos medios vou-lhe fazer a conta a 500 eur mensais, durante 12 anos sao 144 meses logo 144*500= 72.000 eur....... ja viu o dinheiro que voce poupou durante esse tempo? e mesmo assim nao estando satisfeito ainda quer o imovel em seu nome de borla?

nao entendo.....eu no seu caso vivia era caladinho e sossegadinho, e ainda ajudava o meu sogro a levar os garrafoes de agua pa horta dele......
    Concordam com este comentário: rodrigo_gomes29
    •  
      FD
    • 11 agosto 2011 editado

# 20

Colocou-se numa posição desconfortável.
    Tanto com o seu sogro como aqui.
    Com o seu sogro porque permitiu que ele faça o que faz, ao mudar-se para a casa dele.
    Aqui, porque começou por dar o título "usucapião" à pergunta "que direitos tenho"... isso não é lá muito abonatório para o seu carácter.

A solução, se não quer aturar o sogro? Sair dessa casa, tão simples quanto isso.
    Agora, sol na eira e chuva no nabal é que não dá para ter...

Eu, por acaso, até entendo a sua situação - familiares que se arvoram de forma a conseguir a dita submissão, já vi acontecer - mas, não concordo de todo com o rumo que estava a tentar levar.
    Está descontente? Mude-se.
    Concordam com este comentário: aeglos, einstone, LiMatos, noves fora

0.0248 seg. NEW