Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos...

sou mais um ilustre utilizador que ja frequenta o forum á algum tempo mas so hoje decidiu inscrever-se e apresentar-se correctamente.

Em anexo seguem as plantas e alguns 3d daquilo que vai ser a minha casa. podem opinar é claro, no entanto a construção ja vai bem avançada.

Relativamente ao negocio:

Terreno: 401m2
    Moradia: 185m2
    Preço chave na mao (toda a questão burucratica, terreno e construção): EUR 200.000
    Plafonds
    Revestimentos e chao: EUR 15 m2
    Moveis de casa banho: EUR 350/cada
    Loiças sanitarias: EUR 2.000
    Torneiras: EUR 100 / cada
    Recuperador: EUR 1.500
    Cozinha: EUR 5.000 (incluindo pedra)

Como extra pago á parte, e foi contratado por mim piso radiante electrico nos quartos, casas de banho e cozinha: EUR 2.200

de referir tambem que ja aconteceram algumas alterações ao projecto, nomeadatamente a porta dos arrumos foi alterada, e neste momento o acesso é pela cozinha!
  2.  # 2

lover...

se a construção já vai bem avançada pouco há a dizer em relação á arquitectura.

no entanto não resisto em dizer que podia estar melhor, por exemplo ao abrir a porta de entrada suponhamos que a porta da wc ficou aberta e ...sabe-se logo a "marca" da sanita e do bidé. outro "pequeno" pormenor é o carrito que parece que foi esquecido, até para aqueles dias de chuva em que chega com as compras e pela porta principal 1º que chegue á cozinha... ou estando na cozinha a volta para ir a uma lavandaria ao hall principal da casa. Enfim esses e outros mais ( muitos mais) pormenores que a arquitecta podia ter acautelado melhor.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  3.  # 3

Colocado por: marco1lover...

se a construção já vai bem avançada pouco há a dizer em relação á arquitectura.

no entanto não resisto em dizer que podia estar melhor, por exemplo ao abrir a porta de entrada suponhamos que a porta da wc ficou aberta e ...sabe-se logo a "marca" da sanita e do bidé. outro "pequeno" pormenor é o carrito que parece que foi esquecido, até para aqueles dias de chuva em que chega com as compras e pela porta principal 1º que chegue á cozinha... ou estando na cozinha a volta para ir a uma lavandaria ao hall principal da casa. Enfim esses e outros mais ( muitos mais) pormenores que a arquitecta podia ter acautelado melhor.

a questão da porta dos arrumos como disse no primeiro post foi alterado.....o acesso faz-se pela cozinha!
    a garagem nao foi feita por opçao propria....nos 3d nao está espelhado, mas o carro nao ficou esquecido, pois o corredor para os carros está no projecto.
    quanto á casa de banho foi opção minha a porta ser para o hall.....uma vez que a porta estava para a sala!

Agradeço muito os seus comentários, e muito agradecia que me enumerasse os muitos mais pormenores, pois independentemente de aceitar/concordar ou nao, gosto de ouvir os pontos de vista de quem está de fora.... alem de que pode haver coisas que se calhar a arquitecta até se acautelou mas por uma questão de vontade minha nao as fez

Caro Marco com isto so quero dizer que ás vezes fala-se muito mal dos arquitectos sem razao, pois no meu caso concreto ela aconselhou-me algumas coisas as quais eu nao gostava e nao aceitei....outras que aceitei! ou seja ha coisas no projecto que estão feitas contra a vontade da arquitecta...exigencias do cliente! =)
  4.  # 4

fica aqui a planta de implantação.....
  5.  # 5

Podia estar melhor, concordo com tudo o que o marco1 disse e acrescento mais uma coisa, na suite2 quem estiver a dormir vai ficar virado directamente pá porta o que não é la muito agradável.
    Mas tambem agora já não há nada a fazer por isso boa sorte para a construção.
  6.  # 6

Colocado por: scartoPodia estar melhor, concordo com tudo o que o marco1 disse e acrescento mais uma coisa, na suite2 quem estiver a dormir vai ficar virado directamente pá porta o que não é la muito agradável.
    Mas tambem agora já não há nada a fazer por isso boa sorte para a construção.

pois.... mais uma coisa que entretanto foi alterada. a porta da IS na suite2 foi alterada para a outra parede! troucou-se a sanita passou para o lugar da porta e a porta para o lugar da sanita!
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  7.  # 7

lover...

essa suite talvez pudesse ser assim
  8.  # 8

o meu prof de desenho dizia que um bom desenho é-o desde que consiga transmitir a ideia.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  9.  # 9

...isso parece um rabisco feito numa mesa de uma tasca

Pois é melhor imprimir uma cópia, nunca se sabe se daqui por uns anos não vai ser muito procurada (caso em que o Sr. DOGMA até é capaz de virar o bico ao prego e vir a dizer: nunca me enganou, quando vi aquele desenho soube de imediato que aquele era dos bons)
  10.  # 10

no entanto repare na colocação das janelas, foram "buscar" a luz a nascente para incidir sobre o miolo do quarto e a outra no enfiamento dos roupeiros para que se tenha boa luz sobre os mesmos. Não quer dizer que isto seja o ideal, mas pode demonstrar como certas coisas ficam melhor quando são pensadas e não postadas ao acaso.
  11.  # 11

Colocado por: marco1lover...

essa suite talvez pudesse ser assim

Caro Marco

a ideia inicial da arquitecta a qual me agradou imenso era fazer a parede da IS para o quarto toda em vidro.... infelizmente o preço falou mais alto. (so em vidro e respectivas ferragens eram á volta de EUR 3.000, isto para uma parede e porta de correr em vidro)
    Depois ela apresentou uma solução muito identica á sua (so contemplava uma janela) mas nao gostei por causa do roupeiro, entao "sugeri" a actual disposição com a troca da porta pela sanita e vice versa...

tambem é verdade e sou muito sincero neste ponto, a ideia é essa suite um dia vir a ser o quarto da criança (quando existir), pelo que não dei a devida (tanta) atenção a essa suite.
  12.  # 12

Colocado por: loverscoutPreço chave na mao (toda a questão burucratica, terreno e construção): EUR 200.000

Olá loverscout

Podia separar o preço do terreno do preço da construção? Parece que o valor por m2 de construção está dentro do que se discute no fórum.

Boa sorte para o que falta! :)

Cumprimentos.
  13.  # 13

Colocado por: loverscouttambem é verdade e sou muito sincero neste ponto, a ideia é essa suite um dia vir a ser o quarto da criança (quando existir), pelo que não dei a devida (tanta) atenção a essa suite.

O conselho já vai tarde, mas... uma vez que 200 mil euros não são 200 escudos, dê a devida atenção a tudo!, até à despensa!, para depois não se arrepender quando a casa estiver construída... E quando o seu filho nascer, esconda-lhe esse post - ele certamente não apreciará o facto de que o pai não deu a atenção devida ao seu futuro quarto ;-)
  14.  # 14

Colocado por: DOGMA"isso parece um rabisco feito numa mesa de uma pastelaria"

Até aposto que esta segunda frase é mais depreciativa do que a primeira, não é? Afinal o que é uma pastelaria em comparação com uma very typical tasca?

Eu, quando procurar arquitectos, só contrararei os que desenham em casas de chá OU em tascas - não gosto de meias medidas (nem de pastelarias).
  15.  # 15

eheheh, boa

continuando aos poucos a sugerir alguma coisa ao lover..., faz-me confusão a suite principal só "apanhar" sol mesmo só ao fim da tarde.
  16.  # 16

Colocado por: danobrega

Olá loverscout

Podia separar o preço do terreno do preço da construção? Parece que o valor por m2 de construção está dentro do que se discute no fórum.

Boa sorte para o que falta! :)

Cumprimentos.

Claro que posso....
    O terreno foi escriturado por EUR 63.500 e a construção ficou por EUR 136.500. Aqui tenho a referir que por uma questão burucratica da parte do banco em adiantar a primeira tranche para a construção, optou-se por escriturar o terreno, encontrando-se assim um valor "ficticio". quando o negocio foi pensado o construtor pos a minha disposição a escolha do terreno dentro de um leque que ele me apresentou em que nao iria aumentar o custo total do negocio.

A grande vantagem nisto até foi para o construtor que em vez de construir e vender (usar capitais proprios), está a construir o que ja foi vendido usando capitais meus (do banco). ou seja a questao do preço do terreno foi irrelevante....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega, ps casa
  17.  # 17

Colocado por: DOGMAmas isso do vidro já está mais que batido....em alguns hotéis lembraram-se e parece que se copiaram uns aos outros.

originalidade...faz bem e recomenda-se.

concordo plenamente consigo..... mas tambem tem que concordar que a originalidade tem um preço, e quase sempre, nunca ao alcance de todos.

Quanto ao facto da suite1 so apanhar sol directo na janela ao fim da tarde é uma verdade.....mas nao resisti....passo a explicar: as traseiras da casa dão para o quintal do vizinho, pelo que quis evitar ao maximo no primeiro piso ter janelas dos quartos para tras. (tal como ja devem ter percebido) a frente da casa esta virada para lisboa, tendo uma vista desafogada e sem possibilidade de construção á frente da minha casa, nao resisti em virar janela nesse sentido.
  18.  # 18

ok, mas por vezes um simples rasgo janela) mesmo que muito estreito, faz milagres em termos de luz.
  19.  # 19

Colocado por: DOGMAou então:

desculpem lá esqueci-me que sou trolha e os trolhas normalmente não estão habilitados a comentar este tipo de coisas.

está melhor assim??

detesto esse tipo de formalismos.....um trolha para mim é tao importante ou mais quanto o arquitecto (desenhar é facil, construir é mais dificil).....e o mesmo se aplica noutras areas. o varredor de ruas é tao importante ou mais que o presidente de junta. (assinar papeis é facil, andar a chuva e ao sol de vassoura em punho pode ser muito mais dificil)

Cada um tem a sua importancia e o seu saber, e apenas quando todos nós conjugamos o nosso saber e a nossa importancia é que saiem trabalhos bem feitos!

antes que haja mal entendidos eu nao estou nem chateado nem ofendido consigo, no meu ponto de vista todas as pessoas sao importantes e todos os trabalhos sao importantes, assim como todos nós enquanto seres humanos temos uma opiniao, a qual acho que devemos sempre emiti-la! se a aceitam ou nao isso é outra historia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ddgvcpt
  20.  # 20

Colocado por: marco1ok, mas por vezes um simples rasgo janela) mesmo que muito estreito, faz milagres em termos de luz.

tambem concordo....e eu sou uma pessoa que me considero um pouco "maluca" por arquitectura (mas sou bancário) inclusive fui eu que fiz a maquete do meu projecto que dps de a apresentar á arquitecta ficou boquiaberta.....(sim porque hoje em dia sao poucos os arquitectos que sabem fazer sequer uma maquete)

Mas voltando á sua questão como a construção ja vai avançada, ja tive a oportunidade de verificar a questão da lumunusidade dentro de casa. conclusao: estou bastante satisfeito. mas como é verao ainda nao me quero adiantar numa conclusao final!

0.0277 seg. NEW