Iniciar sessão ou registar-se
    • m.
    • 13 agosto 2011

# 1

boa noite,

iniciei uma remodelação total no meu apartamento há cerca de um mês. Infelizmente não estou satisfeita com a empresa que as está a levar a cabo. Já paguei a adjudicação do projecto assim como 10% do valor da obra. porém quero entregar o resto da obra a outra empresa e não pagar mais nada a esta. No orçamento (não assinado) refere que as condições de pagamento são 100% adjudicação. gostaria que alguém me ajudasse a entender se posso deixar esta empresa sem prejuízo e o que significa o 100% de adjudicação?

m.
  1.  # 2

paguei a adjudicação do projecto

O que é que quer dizer com isto de "pagar" a adjudicação do projecto?
    Se não está satisfeita com a empresa a quem adjudicou a obra dê-lhes conta das suas razões. Se forem razoáveis e não forem atendidas suponho que terá motivo para prescindir dos serviços dessa empresa. Deve contudo chegar a um acordo no que se refere ao pagamento do trabalho realizado. Se esse trabalho ainda não corresponde ao montante de 10% do custo total da obra será prematuro anunciar a sua intenção... Espere.
    Seja como for é uma situação muito desagradável.
    Desejo-lhe a melhor sorte para a sua obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.
  2.  # 3

Colocado por: m.as condições de pagamento são 100% adjudicação

Assim, sem mais detalhes, isso parece querer dizer que tem de pagar a totalidade do orçamento ANTES de começarem as obras.
    Só leu isso agora ?

quero entregar o resto da obra a outra empresa e não pagar mais nada a esta

1. Tem a noção de que, no final, irá pagar mais do que o que estava previsto no orçamento desta empresa?

2. Não pode dizer, assim de caras, que "não vai pagar mais nada a esta". Se o trabalho estiver 90% executado e você só tiver pago 10%, é óbvio que, de uma maneira ou de outra, terá de pagar o valor em falta.
    ATENÇÃO porque se você não tiver um excelente argumento para "correr" com essa empresa da obra, e fizer tudo bem feitinho (i.e., com aconselhamento jurídico), poderá ter de pagar A TOTALIDADE do orçamento a essa empresa, independentemente de os trabalhos estarem ou não feitos (ver na legislação: "lucros cessantes e danos emergentes"), e com juros.
    • m.
    • 13 agosto 2011

# 4

Bom dia,

Receio que não me tenha expressado correctamente. Quando a minha obra foi orçamentada as condições de pagamento seriam as seguintes:

10% valor da obra - adjudicação projecto (realização de 3D, escolha de materias etc.) - PAGO
    20% inicio da obra - PAGO
    30% em data a combinar - neste caso será dia 25 deste mês
    30% em data a combinar - dia 26 Setembro
    10% - no final da obra.

Esta semana saberei que percentagem de obra já foi realizada pois pedi uma vistoria a uma entidade externa. Se tiver sido só os 20%(quantia já paga) terei de pagar mais alguma coisa à empresa em causa? É que continuar a obra com eles não é uma hipótese.

m.
  3.  # 5

Colocado por: m.terei de pagar mais alguma coisa à empresa em causa? É que continuar a obra com eles não é uma hipótese.

Depende das razões que a levam a querer rescindir o contrato.
    Quais são elas?
    Em que é que a empresa não está a cumprir a parte dela?
    • m.
    • 13 agosto 2011

# 6

Com o andar da obra têm surgido alguns problemas com pilares e outras coisas que roubaram espaço de arrumação ao mobiliário que irá ser construído por eles. No orçamento o mobiliário teria umas certas dimensões e foi orçamentado com essas medidas e agora que é mais pequeno porque surgiram pilares e vigas que impedem que seja como inicialmente estava pensado o construtor não quer orçamentar novamente o mobiliário com as medidas reais alegando que também não colocou certas coisa no orçamento que vai gastar. Ou seja, se tira de um lado acrescenta outras coisas ao orçamento. Acho que é uma questão de transparência e flexibilidade.
    Importa-me saber se legalmente posso não continuar a obra com a empresa em causa.
  4.  # 7

É claro q pode sempre despedir o seu construtor, a questão é saber se isso não lhe vai trazer prejuizo.

Adivinho q as relações inter-pessoais foram à vida no seu caso, certo? Falando por alto, parece-me q se o seu construtor só não quer re-orçamentar a obra, e está a cumprir no resto, talvez possa haver algum espaço para um compromisso amigável. Mas isto sou eu a falar sem saber ao certo o caso em análise
    • m.
    • 14 agosto 2011

# 8

Adivinho q as relações inter-pessoais foram à vida no seu caso, certo?

Exactamente. Ao início parecia uma pessoa super prestável mas agora parece que está a fazer tudo por favor. Receio que ou abandone a obra depois da libertação da próxima tranche ou realize a obra sem rigor.
    Julgo que se o despedir terei de pagar aquilo que o construtor iria lucrar com a obra. Estou certa?
  5.  # 9

Está errada, pode quebrar contrato em qq altura. O problema é q vai talvez perder dinheiro, mas , sim, qdo as relações azedam o melhor é cada qual ir para seu lado
  6.  # 10

Colocado por: m.Com o andar da obra têm surgido alguns problemas com pilares e outras coisas que roubaram espaço de arrumação ao mobiliário que irá ser construído por eles.
    Mau...
    O projecto (da estrutura / pilares) é da empresa que está a construir?
    São os pilares que foram construídos maiores que previsto, ou os pilares não foram devidamente tidos em conta no projecto de arquitectura?
    Por outras palavras: foi um erro deles ou... foi um erro deles ? :-)
    Como parece não haver 2 hipóteses (FOI um erro deles), você não tem de ser prejudicada.

Se você acha que está a ser prejudicada e se já "falou" com o construtor sem qualquer resultado, passe à fase seguinte:

Envie-lhe uma CARTA REGISTADA com aviso de recepção informando-o que, uma vez que - por erro da empresa - as dimensões do mobiliário não irão ficar de acordo com o previsto, e como isso vai prejudicar as suas expectativas,
    a) exige saber como é que a empresa a vai ressarcir deste seu prejuízo;
    ou/e
    b) exige que se suspenda o fornecimento do mobiliário até ser reavaliado o seu interesse e novo valor;
    ou/e
    c) exige que seja corrigido o orçamento;
    e
    d) que a resposta a esta carta seja feita por escrito e no prazo máximo de uma semana.

Julgo que se o despedir terei de pagar aquilo que o construtor iria lucrar com a obra. Estou certa?
    Ao contrário do colega Paramonte, penso que TERÁ de pagar os tais «lucros cessantes» mas só se o construtor conseguir provar - EM TRIBUNAL - que você não tinha qualquer razão ao rescindir o contrato.
    Portanto, não rescinda o contrato sem contactar um Advogado primeiro (para fazer tudo como deve ser).

Vá-nos mantendo ao corrente, e conte-nos em quanto foi avaliado o trabalho já executado.
    • m.
    • 14 agosto 2011

# 11

São os pilares que foram construídos maiores que previsto, ou os pilares não foram devidamente tidos em conta no projecto de arquitectura?

Os pilares não foram tidos em conta aquando a realização do projecto porque nunca houve um levamento dessa informação e com o andar da obra os pilares foram aparecendo e o projecto terá de sofrer alterações. Confrontei o construtor com este facto que me respondeu que são coisas que acontecem. Agora quer que fique com armários mais pequenos e uma sala mais pequena sem reclamar pois já me disse em tom de ameaça que se orçamentar novamente o mobiliário irá acrescentar mais encargos ao orçamento. Encargos esses que não calculo o que sejam (estou à espera).

Na próxima semana terei de pagar mais 30% e estou muito receosa de o fazer.

Assim que souber em quanto foi avaliado o trabalho realizado darei notícias.
  7.  # 12

O erro foi, portanto, do projectista, no levantamento.
    Não tiveram devidamente em conta o existente (isto é, não consultaram os projectos antigos).
    Imperdoável!
    Colocado por: m. ...já me disse em tom de ameaça
    Mas, diga-nos: a diferença é assiiiiim tão grande?
    Ou estamos a falar de menos 5cm num armário com 1,60m?
  8.  # 13

Colocado por: m.alegando que também não colocou certas coisa no orçamento que vai gastar

com essa afirmação é meio caminho andado para lhe dar razão...eu se ouvisse isso prescindia logo do trabalho desse empreiteiro
    depende do contrato assinado em todo o caso em geral, paga até onde a obra foi levada.
    • m.
    • 15 agosto 2011

# 14

Mas, diga-nos: a diferença é assiiiiim tão grande?

Infelizmente estamos a falar de um armário que vai perder 0.82 cm e outro que vai perder 0.20 cm. Eu ao início até nem disse nada mas quando sugeri a colocação de um armário com as mesmas medidas na sala para compensar a não existência do outro espaço surge um orçamento de 987,00 euros mais IVA. Depois de não ter aceite este orçamento pedi para reavaliar o orçamento tendo em conta as novas medidas e pronto o resto já sabem. Ameaças de colocação de novos valores no orçamento, má vontade...
  9.  # 15

Colocado por: m.Mas, diga-nos: a diferença é assiiiiim tão grande?

Infelizmente estamos a falar de um armário que vai perder 0.82 cm e outro que vai perder 0.20 cm. Eu ao início até nem disse nada mas quando sugeri a colocação de um armário com as mesmas medidas na sala para compensar a não existência do outro espaço surge um orçamento de 987,00 euros mais IVA. Depois de não ter aceite este orçamento pedi para reavaliar o orçamento tendo em conta as novas medidas e pronto o resto já sabem. Ameaças de colocação de novos valores no orçamento, má vontade...
    Boas, de boa vontade um chuto no cú...Eu ainda era capaz de engolir 20 cm...agora 82 cm é quase 1 metro!!! Hoje em dia já nem "maus profissionais" falham por tanto, parece-me uma falha excessiva, que a não ser compensada, se fosse comigo ficava confundido...será que o contrutor agora virou o dono da obra e faz o que quer???

0.0201 seg. NEW