Iniciar sessão ou registar-se
    • su*
    • 13 agosto 2011 editado

# 1

Gostava que alguém me esclarece-se em relação à quota-parte de um imóvel.
    Quando se fala de quota-parte, tem de ser obrigatoriamente repartido por mais que uma pessoa ou pode ser a percentagem que já pagou ao banco do empréstimo que pediu inicialmente para comprar a casa ? sendo no segundo caso, habitação própria. se a quota parte não tiver nada a ver com o pagar ao banco será de 100 % ?

Obrigada *
  1.  # 2

Colocado por: su*Gostava que alguém me esclarece-se em relação à quota-parte de um imóvel.

Em que contexto ?

Geralmente refere-se à quota (percentagem) da propriedade. Isto é, quando a propriedade do imóvel pertence a várias pessoas.

Se só existir UM proprietário, não se costuma dizer que uma pessoa "possui uma quota de 100% do imóvel". Diz-se que "é proprietário" e pronto.
    • su*
    • 13 agosto 2011

# 3

Sim, mas para pedir bolsa para a universidade, é um item de resposta obrigatória. e sim só é um proprietário.
    o facto de estar a pagar o emprestimo ao banco não altera a quota parte, do género se já pagou x anos tem x % ?
  2.  # 4

Colocado por: su*Sim, mas para pedir bolsa para a universidade, é um item de resposta obrigatória. e sim só é um proprietário.
    o facto de estar a pagar o emprestimo ao banco não altera a quota parte, do género se já pagou x anos tem x % ?

Perguntaram-lhe se tinha empréstimo bancário, ou se era proprietário/a de um imóvel ?
    Perguntaram-lhe que percentagem do empréstimo está pago, ou que percentagem do imóvel lhe pertence ?

É que são coisas diferentes!

O Registo do imóvel (na Conservatória do Registo Predial) está exclusivamente em seu nome? Então a sua quota-parte é de 100%.
    Se tiver um empréstimo hipotecário, isso não altera a sua quota-parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: su*
    • su*
    • 13 agosto 2011

# 5

Perguntaram-lhe se tinha empréstimo bancário, ou se era proprietário/a de um imóvel ?
    Perguntaram-lhe que percentagem do empréstimo está pago, ou que percentagem do imóvel lhe pertence ?

perguntaram se era proprietário de um imóvel, e penso que a quota parte se refira a que percentagem me pertence pertence, até porque aparece depois de pedir o valor patrimonial do imóvel.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  3.  # 6

Gostaria que alguem me explicasse o que é quota-parte de um imovel (%)? E como é que posso saber a percentagem da quota-parte?
    É que o meu imovel não está totalmente liquidado no banco, isso tem alguma relação com a quota-parte?

Obrigada
  4.  # 7

A quota parte diz respeito a divisão entre quem comprou o imovel.
    Se o comprou sozinha então teria de ser 100% seu.
    Contudo, se o comprou a meias com alguém, seria 50% cada.

Cada "sócio" na compra da casa tem uma quota parte igual (supostamente) à proporção capital que investiu.
    Mas atenção, quem investe não é o banco mas sim quem comprou . O banco apenas empresta!

Um imóvel é sempre pertença de quem o compra e não do banco.
    O que o banco tem é uma hipoteca (e consequente "reserva de propriedade") em que pode executar a hipoteca para (tentar) reaver o dinheiro que emprestou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia20
  5.  # 8

Neste caso, a casa é dos meus pais (são casados em comunhao de adquiridos, não sei se tem a ver), quanto é que é a quota? É 100% ou 50%?
  6.  # 9

Colocado por: Sofia20Neste caso, a casa é dos meus pais (são casados em comunhao de adquiridos, não sei se tem a ver), quanto é que é a quota? É 100% ou 50%?
    Ó Sofia... :-)
    Se a casa é 100% dos seus pais, a quota é da mesma cor que o cavalo branco de Napoleão.
  7.  # 10

Luís, acho que desta vez deixou passar um detalhe. ;)
    A resposta não é formalmente correcta.

Para a Sofia a casa é 100% dos pais, mas isso não é necessariamente verdade.
    Sendo comunhão de adquiridos depende de quando a casa foi adquirida e por quem.
    A casa pode ser 100% de um deles se a comprou antes do casamento ou 50% de cada.

Se a razão da questão diz respeito ao que acontece em caso do divorcio então
    Se a casa foi adquirida por um antes do casamento é 100% desse,mesmo que ambos tenham pago o empréstimo
    Se foi adquirida depois do casamento é 50% de cada mesmo se apenas um a tenha pago.

Edit:
    Se a razão da questão é puramente a quota parte, esta pode estar registada na conservatória em nome de um dos seus pais (100%) ou em nome dos dois (50% cada). Mas se estiver em nome de um dos seus pais, penso que na mesma se foi comprada depois do casamento é na prática considerada como 50% de cada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia20
  8.  # 11

Mas se os pais são casados, é irrelevante o que pertence a cada um, pois a Sofia aparece como dependente no IRS do casal (supondo que se trata de pedir bolsa).
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Piafinho
  9.  # 12

Ok já entendi o que é a quota-parte. Muito obrigada pelas informações :)
    (É sim para a candidatura da bolsa de estudo).

0.0168 seg. NEW